You are currently viewing Educação Física: Forró no Contexto Escolar

Educação Física: Forró no Contexto Escolar

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

Forró no Contexto Escolar

O forró é uma dança de salão genuinamente brasileira e muito presente na cultura popular. De origem nordestina, o forró é um dos ritmos nacionais que mais se espalhou por todas as regiões do país, sendo amplamente conhecido e praticado em todas elas.

E por ter se espalhado por todas as regiões do Brasil, o forró se tornou também uma das danças mais diversificadas do nosso país, e conforme mudamos de uma região para outra podemos encontrar ritmos mais acelerados como o arrocha e o piseiro, ou ritmos mais moderados como o forró pé-de-serra.

Como dança de salão, o forró é tradicionalmente dançado em pares onde o homem é chamado de cavalheiro e a mulher é chamada de dama, sendo que na dança original os corpos dançam juntos.

Todavia, nada impede que o forró seja dançado de outras formas, principalmente no contexto escolar, onde podemos ter pares com pessoas do mesmo sexo, formas diferentes de tocar o par, distancias maiores entre os corpos que dançam em dupla e até mesmo poderá acontecer situações onde algum estudante dance sozinho(a).

O forró faz parte da cultura popular, ou seja, faz parte da nossa identidade como brasileiros e possui múltiplos significados. O forró pode ser para muitos uma forma de sedução, bem como assumir outros significados bem diferentes, como uma prática lúdica e de lazer; uma forma de melhorar o condicionamento físico; uma atividade anti-estresse ou antidepressiva; pode ser uma possibilidade profissional e até mesmo ter um caráter pedagógico para que possamos, por exemplo, conhecer mais sobre nossa cultura.

Infelizmente, a implantação do forró nas aulas de Educação Física escolar é um desafio enorme e muitas vezes injusto com o professor(a). Pois, grande parte das famílias, principalmente as mais religiosas, assim como o grupo diretivo e até mesmo autoridades na coordenação da rede não estão esclarecidos a respeito do papel da dança na escola, da sua obrigatoriedade e da necessidade de adaptar as técnicas para atender a necessidades e particularidades de todos os estudantes, como os com necessidades especiais, timidez ou até mesmo restrições religiosas.

Questão 1

O forró é uma dança

(A) de salão criada na Europa que chegou ao Brasil com os Portugueses.

(B) genuinamente brasileira e praticada somente como forma de sedução.

(C) criada fora do Brasil, mas que se adaptou bem à nossa cultura.

(D) de salão genuinamente brasileira e que possui diferentes significados.

Questão 2

O forró no contexto escolar

(A) só pode ser praticado da mesma forma que é dançado em festas.

(B) tem os mesmos significados que a prática fora da escola.

(C) é uma prática desaconselhada e por isso deve ser banida das escolas.

(D) possui significados diferentes, assim como formas diferentes de dançar.

Questão 3

As danças, após a implantação da Base Nacional Comum Curricular e do Documento Curricular para Goiás, passou a ser uma prática obrigatória nas escolas. Contudo, assim como as outras práticas corporais (esportes, práticas de aventura, lutas, ginásticas etc) devem ser adaptadas para atender às necessidades dos estudantes. Que adaptações você julga necessárias para a implantação do forró nas aulas de Educação Física no contexto escolar?

Questão 4

Quais significados o forró pode assumir na vida de quem pratica essa dança? Todas as pessoas que dançam forró têm o mesmo objetivo?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0421) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças em suas expressões corporais.
(EJAEF0425) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da dança.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022