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Educação Física: FORRÓ

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  7ª Série da Eja.

Na aula de hoje, iremos aprender um pouco mais sobre uma modalidade de dança que surgiu no nordeste brasileiro.


ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA FORRÓ

7ª Série – Eaja – Educação Física – Aula 8 – FORRÓ

Na videoaula do Professor Luciano, aprendemos que as danças são práticas corporais carregadas de significados, que reproduzem, através dos movimentos corporais, valores e características da sociedade, ideias, sentimentos e emoções.

Identificamos que existem diversas modalidades de danças, sendo que várias são de origem brasileira, como o forró, que surgiu no início do século XIX no Estado de Pernambuco, mas se popularizou por todo território nacional a partir do ano de 1949, graças à riquíssima produção de Luiz Gonzaga, cuja importância foi tão expressiva que a data do seu nascimento passou a ser considerado o dia nacional do forró, o dia 13 de dezembro.

Entendemos que o forró é uma modalidade de dança que faz parte da cultura brasileira, sobretudo da nordestina. É dançada em par, possui passos variados que são desenvolvidos seguindo o ritmo musical do estilo pé de serra, universitário ou eletrônico, que é a famosa pisadinha. Pode ser dançado por todas as pessoas, independente da classe social, idade, gênero e raça. É uma ótima opção de lazer e excelente exercício físico para beneficiar a saúde.

ATIVIDADE 1

A miscigenação da população brasileira ocorreu devido ao processo migratório no Brasil. Esse processo consiste na mobilidade espacial da população, podendo ocorrer em escala global, nacional, estadual e municipal. Em escala global, o Brasil recebeu um grande fluxo migratório europeu e asiático, bem como de escravos oriundos da África. Quanto aos movimentos internos brasileiros, os nordestinos são os de grandes e constantes fluxos migratórios. Tal processo iniciou-se nos séculos XVI e XVII, com a migração de nordestinos da Zona da Mata para o sertão, devido ao gado; depois, no século XVII, para Minas Gerais, devido ao ouro; posteriormente veio o ciclo da borracha, onde houve uma grande migração para a Amazônia; já na década de 1950 ocorreu uma grande migração para Goiás, devido à construção de Brasília; e devido à questão econômica, agravada pela questão climática e falta de políticas para amenizar o cenário, essa migração para diversas regiões do Brasil, ocorre até hoje. Graças a esse grande e contínuo deslocamento dos nordestinos pelas inúmeras regiões brasileiras, esse povo influenciou a cultura e os hábitos da população dessas localidades, sendo o forró, um exemplo dessa contribuição cultural. E você, reconhece que seus hábitos culturais receberam e ainda recebem elementos e influências do Nordeste? Converse com os seus familiares e faça uma lista, citando exemplos, da contribuição do povo nordestino na cultura goiana, mais especificadamente, na sua cultura. Indique pratos típicos, práticas corporais, artesanato, música entre outras.

LEMBRE-SE! O povo brasileiro é resultado da miscigenação de vários povos, entre eles estão os indígenas, os portugueses e os africanos. Há também vários imigrantes europeus e asiáticos que vieram para o Brasil, especialmente a partir do século XIX, e que contribuíram para a formação do nosso povo. Vale também ressaltar que a ênfase dada à região Nordeste, nesta atividade, é devido ao tema da aula abordado, porém é importante frisar que o movimento migratório brasileiro ocorreu e ainda ocorre pelas populações das diversas regiões do Brasil, por diferentes fatores, sendo desencadeada por motivos religiosos, culturais, ambientais, políticos e econômicos. Para saber mais sobre o assunto, leia o texto abaixo:

Movimentos migratórios no Brasil – Só Geografia (sogeografia.com.br)

ATIVIDADE 2

Conseguiu identificar muitos hábitos de influência nordestina na sua vida? Por que será que a cultura nordestina ao mesmo tempo que é tão presente na vida dos brasileiros é, por muitas vezes, tão desvalorizada e vista com preconceito e discriminação, onde constantemente, outras regiões do Brasil costumam culpar o Nordeste pelos problemas do país? Dialogue com seus familiares sobre o assunto e escreva em seu caderno suas conclusões.

ATIVIDADE 3

Como foi explicado durante toda a aula, o forró está difundido na maioria dos estados brasileiros e contribuiu diretamente para formação da cultura brasileira. E você, sabe dançar forró? Assista ao vídeo abaixo e veja como aprender a dançar forró em 3 passos:

Disponível em: Aprenda a Dançar Forró em 3 Passos – Academia da Dança – YouTube

Achou fácil? Que tal agora experimentar? Chame seus familiares para aprenderem com você e sigam as orientações do professor do vídeo. Após aprenderem, coloque os vários estilos musicais do Forró para que vocês dancem em diferentes velocidades. Divirtam-se!


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0725) Vivenciar e fruir a combinação dos diferentes elementos constitutivos da dança (ritmos, espaço, gestos)
(EAJAEF0727) Analisar e expressar as relações sociais, políticas e econômicas a partir da dança.
Geografia(EAJAGE0705) Analisar as contribuições do migrante nas estruturas socioculturais brasileiras.