ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM ARTE/DANÇA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
FLAMENCO
O FLAMENCO É UMA FORMA DE EXPRESSÃO CULTURAL QUE ENVOLVE DANÇA, CANTO E MÚSICA.
RECONHECIDO COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE, TEM SUAS RAÍZES NA ESPANHA, COM INFLUÊNCIAS DE CULTURAS ÁRABES, JUDAICAS E CIGANAS.
FAMOSO GLOBALMENTE PELA SUA EMOÇÃO, BELEZA E DIVERSIDADE, O FLAMENCO ATRAVESSA GERAÇÕES E CONQUISTA ADMIRADORES EM TODO O MUNDO. SUAS DANÇAS SÃO ALTAMENTE EXPRESSIVAS, CARACTERIZADAS POR MOVIMENTOS SINUOSOS DOS BRAÇOS E MÃOS, ACOMPANHADOS PELO USO DE CASTANHOLAS, LEQUES, SAPATEADO E PALMAS.
QUESTÃO 1
O FLAMENCO É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA CARACTERIZADA POR
( ) RACIONALIDADE E FRIEZA.
( ) EXPRESSIVIDADE E BELEZA.
( ) SIMPLICIDADE E MONOTONIA.
( ) INEXPRESSIVIDADE E RIQUEZA.
QUESTÃO 2
SOBRE O FLAMENCO, MARQUE ( V ) PARA AS ALTERNATIVAS VERDADEIRAS E ( F ) PARA AS FALSAS:
( ) É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA QUE COMBINA DANÇA, MÚSICA E CANTO.
( ) TEM SUAS ORIGENS NA FRANÇA COM INFLUÊNCIA DO TANGO DA ARGENTINA.
( ) É UMA EXPRESSÃO ARTÍSTICA EXCLUSIVAMENTE MASCULINA.
( ) TEM SUAS RAÍZES NA ESPANHA, COM INFLUÊNCIAS DE OUTRAS CULTURAS.
QUESTÃO 3
LEIA A FOTOLEGENDA E INDIQUE A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE O FLAMENCO:
( A ) É CONSIDERADO PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL.
( B ) A MÚSICA EXPRESSA SOMENTE SOFRIMENTO.
( C ) A DANÇA EXPRESSA PAIXÃO E SEDUÇÃO.
( D ) DE ORIGEM PORTUGUESA E IRLANDESA.
QUESTÃO 4
DANCE FLAMENCO COM SEUS AMIGOS E FAMILIARES. ENQUANTO ESTIVEREM DANÇANDO, PEÇA PARA QUE ALGUÉM REGISTRE O MOMENTO COM FOTOS. POSTERIORMENTE, ESCOLHA UMA FOTO, CRIE UMA FOTOLEGENDA E ETERNIZE ESSA VIVÊNCIA. BOM TRABALHO!
SAIBA MAIS
PARA SABER UM POUCO MAIS SOBRE MOVIMENTAÇÃO BÁSICA DE BRAÇOS, MÃOS E PÉS DA DANÇA FLAMENCA, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0121) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças do contexto regional e nacional. (EJAAD0102) Resgatar e ampliar a percepção acerca do patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, ressaltando suas influências ao longo da história nas diversas linguagens artísticas. |
Referências | FERREIRA, Tânia. Dança flamenca: expressividade e cotidiano. Ed. Mackenzie, 2007. HALL, Stuart. Da Diaspora: Identidades e mediações culturais. Liv Sovik (org); Trad. Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte. Editora UFMG; Brasilia: Representação da Unesco no Brasil, 2003. |