You are currently viewing Educação Física: Federação Internacional de Ginástica

Educação Física: Federação Internacional de Ginástica

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Freepik.com

Federação Internacional de Ginástica

Ginásticas são diversas práticas corporais que tem como objetivo desenvolver nosso condicionamento físico, ou desenvolver a conscientização corporal, e também explorar nossas habilidades gímnicas, expressivas e acrobáticas.

Essas práticas surgiram em épocas e lugares diferentes, mas no contexto da nossa história e cultura, reconhecemos a Grécia Antiga como berço da ginástica. Foi, inclusive, naquela época que o próprio termo ginástica foi criado.

Já na Idade Moderna, uma nova prática corporal surgiu: o esporte, que tem como base a competição com regras iguais para todos, reproduzindo assim em sua organização e prática os valores e as características da sociedade moderna capitalista e democrática.

A ginástica também foi envolvida nesse contexto histórico de práticas competitivas, surgindo em 1881 a primeira Federação de Ginástica que passou a regulamentar as 5 formas de ginástica competitivas, ou seja, passou a decidir as regras e organizar as competições de ginástica.

Atualmente, a federação internacional de ginástica regulamenta 6 tipos de ginástica competitivas: rítmica, artística ou olímpica, de trampolim, acrobática, aeróbica e o parkour. Além destas, ainda existe a Ginástica Para Todos, também regulamentada pela federação internacional de ginástica, porém não é uma prática competitiva, e sim, uma ginástica com eventos demonstrativos, sem competição.

De todas as diferentes formas de ginásticas organizadas pela FIG, a ginástica artística é a mais conhecida no Brasil, inclusive com atletas masculinos e femininos de destaque internacional, com diversas medalhas em competições mundiais e nas olimpíadas.

A prática da ginástica pode trazer muitos benefícios para nossa saúde, que vão além do condicionamento físico, e passam pelo controle emocional, pela socialização e o autoconhecimento.

Questão 1

A Federação Internacional de Ginástica regulamenta as 6 formas de ginásticas competitivas, que são

(A) musculação, olímpica, pilates, aeróbica, ergometria e calistenia.

(B) de trampolim, ergometria, crossfit, anaeróbica e pilates.

(C) GPT, pilates, musculação, crossfit e calistenia.

(D) rítmica, olímpica, de trampolim, aeróbica, acrobática e parkour.

Questão 2

As ginásticas são práticas corporais que tem como objetivo

(A) melhorar o condicionamento físico, fortalecer o corpo e explorar as possibilidades acrobáticas do corpo.

(B) desenvolver a conscientização corporal, emagrecer e fortalecer os músculos.

(C) melhorar o condicionamento físico, desenvolver a conscientização corporal e explorar as possibilidades acrobáticas do corpo.

(D) explorar as possibilidades acrobáticas do corpo, emagrecer e fortalecer o corpo.

Questão 3

Que benefícios podemos ter com a prática regular de ginástica?

Questão 4

Existem 7 formas de ginásticas regulamentadas pela federação internacional de ginástica, a rítmica, artística ou olímpica, de trampolim, acrobática, aeróbica, parkour e ginástica para todos. Analisando os padrões de movimentos de cada uma delas e as características da escola, qual dessas diferentes formas de ginástica melhor se adaptaria à escola?

SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre as 7 formas de ginásticas organizadas pela Federação Internacional de Ginástica

7 Formas de Ginástica da FIG

Canal: Educação Física com Professor Luciano. Disponível em: https://youtu.be/Z-dLkZiDNwg
AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0414) Vivenciar os elementos da ginástica com e sem materiais.
(EJAEF0417) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da ginástica.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022