Olá! Esta aula de Educação Física é destinada a educandos da 6ª Série da Eja.
Nesta aula de hoje, vamos reconhecer e dialogar sobre a evolução histórica da dança, estabelecendo relações com a sociedade atual.
Assista a videoaula abaixo com a temática: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS DANÇAS
Na videoaula acima, compreendemos que as danças são uma forma de linguagem não verbal que expressa sentimentos e ideias, e teve origem na pré-história, nas cerimônias religiosas, onde seus gestos e movimentos ritmados representavam ideias e sentimentos relacionados aos ciclos da vida e da natureza. Com o passar do tempo, estas danças que eram praticadas somente nas cerimônias religiosas da antiguidade, passaram a ser praticadas em outros espaços e pelo povo, ganhando assim características populares. Parte dessas danças populares chegaram às classes dominantes da sociedade, ganhando novas características e tornando-se práticas eruditas, ou seja, além de serem praticadas eram também estudados seus gestos, movimentos, significados e conceitos. A dança também evoluiu como dança teatral, ou seja, uma forma de dança na qual se constrói um espetáculo teatral com toda uma narrativa e conceito. Atualmente a dança se tornou uma prática corporal diversificada, destinada a todas idades, gêneros e com inúmeras finalidades e benefícios.
ATIVIDADE 1
Que tal aproveitar o tema desta aula e dançar? Escolha um ritmo que você gosta e dance sozinho ou com seus familiares. Dance sempre que puder, pois é uma ótima opção de lazer, uma forma de sair do sedentarismo e pode trazer inúmeros benefícios para sua saúde.
ATIVIDADE 2
Pontuamos na atividade anterior que a dança pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde, mas você sabe quais? Clique no link abaixo, leia e descubra.
Benefícios da dança para o corpo – Saúde em Pauta – Institucional (unimed.coop.br)
Baseado neste texto, responda em seu caderno:
- O texto aponta benefícios da dança para qual faixa etária?
- Quais benefícios a dança pode trazer pra sua vida e saúde?
- O texto cita pesquisas que defendem a prática da dança somente como prevenção de doenças? Justifique.
ATIVIDADE 3
Você conhece algum projeto social que utiliza a dança como ferramenta de transformação social? Pesquise sobre a existência desses projetos na região que você mora. Quem sabe você passa a ser membro voluntário ou um aluno, ajudando diversas outras pessoas e a si mesmo, através da dança. Permita-se!
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0525) Reconhecer a evolução histórica da dança, estabelecendo relações com a sociedade atual. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0518) Apontar a ideia central e demonstrar compreensão global do texto lido. |