ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GINÁSTICA
A ginástica é uma prática corporal que surgiu da necessidade humana de se mover para sobreviver e, ao longo do tempo, evoluiu para diferentes finalidades, incluindo treinamento militar, saúde, lazer e competição. Desde os tempos pré-históricos até os dias atuais, essa prática tem acompanhado as transformações da sociedade.
Na Pré-história, os movimentos naturais do corpo, como correr, saltar, escalar, nadar, lançar objetos, lutar e rastejar, eram essenciais para a sobrevivência. O ser humano dependia dessas habilidades para caçar, se proteger de predadores e buscar abrigo. Além de garantir sua subsistência, esses movimentos foram fundamentais para sua adaptação ao ambiente e evolução.
Na Grécia Antiga, a ginástica ganhou um novo significado. Além de fortalecer os guerreiros para as batalhas, ela era valorizada como forma de atingir padrões estéticos e aproximar os praticantes dos deuses, dando origem aos Jogos Olímpicos.
Na Idade Média, na Europa, a ginástica perdeu importância e até foi proibida em algumas regiões, especialmente pela Igreja, que priorizava a vida espiritual. Apenas os militares continuaram praticando para se manterem fortes, e os artistas de circo usavam movimentos corporais para entreter a sociedade.
Na Idade Moderna, com o avanço da ciência e o surgimento de novos ideais, a ginástica voltou a ser valorizada. Em um contexto de formação de países democráticos e o crescimento do sentimento nacionalista, cuidar do corpo passou a ser considerado importante não apenas para a saúde individual, mas também para fortalecer as nações e melhorar a produtividade. Surgiram métodos ginásticos, inicialmente aplicados no treinamento militar e, posteriormente, incorporados ao currículo escolar, promovendo hábitos saudáveis e o desenvolvimento físico. Esse período também foi marcado pela Revolução Industrial, que trouxe novas demandas de trabalho e, consequentemente, a necessidade de se adaptar fisicamente a novos estilos de vida.
O Renascimento, ainda no início da Idade Moderna, impulsionou o desenvolvimento da ciência e a valorização do corpo humano. A ginástica foi novamente considerada uma prática essencial para o equilíbrio físico e mental, alinhada aos ideais de perfeição e harmonia.
Hoje, a ginástica se apresenta em diversas modalidades, tanto competitivas quanto não competitivas. Entre as modalidades competitivas estão a ginástica olímpica, acrobática, aeróbica, de trampolim e artística. Já as práticas não competitivas incluem musculação, crossfit, pilates, ginástica funcional e yoga, que são muito populares por seus benefícios à saúde, bem-estar e qualidade de vida.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE AS MODALIDADES DE GINÁSTICA COMPETITIVA
RESPONDA ÀS QUESTÕES
QUESTÃO 1
O que motivou o surgimento da ginástica na Pré-história foi
(A) o treinamento de soldados para guerra.
(B) a preocupação com a aparência física.
(C) a busca pela sobrevivência.
(D) a participação em competições olímpicas.
QUESTÃO 2
Sobre a percepção da ginástica na Antiguidade, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) Na Grécia Antiga, a ginástica era valorizada por fortalecer os guerreiros para as batalhas.
( ) Na Grécia Antiga, a ginástica era praticada exclusivamente para melhorar a saúde dos idosos.
( ) Na Grécia Antiga, a ginástica era apreciada e praticada como forma de atingir padrões estéticos.
( ) Na Europa, a ginástica foi valorizada e usada por artistas de circo para entreter o público.
QUESTÃO 3
Durante a Idade Média, a ginástica perdeu importância devido
(A) à ascensão do Renascimento.
(B) à influência da Igreja.
(C) à Revolução Industrial.
(D) ao surgimento das Olimpíadas.
QUESTÃO 4
A ginástica na Idade Moderna
(A) foi completamente abandonada.
(B) voltou a ser valorizada.
(C) se tornou restrita ao uso militar.
(D) começou a ser usada somente como lazer.
QUESTÃO 5
Atualmente, a ginástica abrange uma ampla variedade de modalidades, tanto no âmbito competitivo quanto no não competitivo. Um exemplo de modalidade competitiva é a
(A) ginástica funcional.
(B) ginástica artística.
(C) yoga.
(D) pilates.
QUESTÃO 6
Uma das modalidades de ginástica da atualidade é a Ginástica Artística. Ela é uma das mais conhecidas nos Jogos Olímpicos. Com provas masculinas e femininas, ela já garantiu diversas medalhas para o Brasil. Confira a tabela a seguir, que reúne os nomes de todos os ginastas brasileiros medalhistas olímpicos, indicando em quais edições dos Jogos eles conquistaram suas medalhas e quantas foram obtidas:

Agora responda:
a) Qual ginasta brasileiro acumula o maior número de medalhas olímpicas?
b) Quais ginastas brasileiros conquistaram medalhas em diferentes edições dos Jogos Olímpicos?
c) Em qual edição dos Jogos Olímpicos o Brasil obteve o maior número de medalhas na ginástica?
QUESTÃO 7
Desde a Pré-História até os dias de hoje, a ginástica evoluiu junto com a sociedade, adquirindo diversas funções e significados ao longo do tempo. Com base nessa evolução, elabore uma linha do tempo destacando os principais períodos históricos e descrevendo como a ginástica era praticada em cada um deles.

Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Matemática |
Conteúdos/Objetos do Conhecimento | Educação Física: história da ginástica. Matemática: leitura e interpretação de tabelas. |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0314) Reconhecer e analisar a ginástica nas suas origens e evolução histórica estabelecendo relações com a sociedade atual. (EJAMA0325) Ler e interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e gráficos. |
Referências | OLIVEIRA, N. R. C.; LOURDES, O. F. C. Ginástica Geral na Escola: uma proposta metodológica. Pensar a Prática, v. 17, n. 2, p. 221-230, 2004. SOARES, C. L. Educação Física: raízes europeias e Brasil. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2004. |