You are currently viewing Educação Física: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GINÁSTICA

Educação Física: EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GINÁSTICA

Olá, estudante! Esta videoaula de Educação Física – para 5ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 28/05/2021 (Sexta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Nesta videoaula de hoje, vamos reconhecer e compreender a origem e evolução histórica da ginástica estabelecendo relações com a sociedade atual.

Fonte: pixabay.com

Assista à videoaula abaixo com a temática EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GINÁSTICA

Eaja – Educação Física – 5ªSérie – Aula3

Na videoaula acima, compreendemos que a ginástica é um produto cultural, ou seja, foi criada para atender a determinadas necessidades e interesses da sociedade.

Entendemos que desde o século VIII a.C. a ginástica passou por vários períodos de valorização e desvalorização até chegar aos dias de hoje, onde se consolidou como um prática corporal diversificada, alinhada às características da pós-modernidade, englobando tecnologias para auxiliar e otimizar os treinos e os resultados, com vários métodos para se atingir diferentes objetivos sejam eles de performance, promoção da saúde, padrões estéticos, socialização e lazer.

ATIVIDADE 1

Vivencie a proposta de ginástica feita na videoaula pelo Professor Luciano. Após essa vivência reflita:

  • Como se sentiu após a prática do exercício físico?
  • Sentiu alguma diferença na disposição, no humor ou na autoestima?

ATIVIDADE 2

A influência da cultura desenvolvida pela sociedade grega da antiguidade alcançou os dias atuais causando impactos na política, na justiça, nas artes, na ginástica e em outras práticas corporais. Os gregos foram os primeiros a criarem exercícios físicos e métodos de treinamento, para eles a prática da ginástica envolvia muito mais do que o fortalecimento do corpo e a padronização estética, era uma forma de homenagear seus deuses, que segundo sua crença habitavam o monte Olimpo. Dessa forma, eles criaram os jogos olímpicos, um encontro em forma de festival entre todas as cidades gregas, inclusive as em guerra. Todos os conflitos e guerras eram paralisados durante esse período de jogos, fazendo desse evento um símbolo de paz e confraternização entre os povos. Para saber mais sobre as Olimpíadas, leia os textos 1 e 2, que estão abaixo, posteriormente responda em seu caderno quais as semelhanças e diferenças que os Jogos Olímpicos da atualidade tem com os jogos originais.

Texto 1:

Fonte: Braick, Patrício Ramos. Estudar história das origens do homem à era digital: manual do professor. 3ª edição. São Paulo: Moderna, 2018.

Texto 2:

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/06/120630_olimpiadas_antigas_atuais_pai


Referencial BibliográficoBrasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Goiás. Documento Curricular para Goiás. cee.go.gov.br, 2021. Disponível em: <https://cee.go.gov.br/wp-content/uploads/2019/08/Documento-Curricular-para-Goi%C3%A1s.pdf> acesso em 15/02/2021.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0516) Reconhecer e compreender a origem e evolução histórica da ginástica estabelecendo relações com a sociedade atual.
História(EAJAHI0531) Analisar e comparar o alcance e impacto das culturas grega e romana na tradição ocidental.