ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
ESPORTIVIZAÇÃO DAS LUTAS
A ESPORTIVIZAÇÃO DAS LUTAS É O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE PRÁTICAS CORPORAIS DE COMBATE EM MODALIDADES ESPORTIVAS. ESSA MUDANÇA ENVOLVE A CRIAÇÃO DE REGRAS PADRONIZADAS, CATEGORIAS ESPECÍFICAS E COMPETIÇÕES ORGANIZADAS, PROMOVENDO MAIOR SEGURANÇA E ALINHAMENTO COM AS CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE ATUAL. EXEMPLOS CLAROS DESSE FENÔMENO INCLUEM O JUDÔ, QUE EVOLUIU DE UMA ARTE MARCIAL JAPONESA TRADICIONAL PARA UM ESPORTE OLÍMPICO; O BOXE, QUE PASSOU DE BRIGAS DE RUA PARA UM ESPORTE PROFISSIONAL; E A CAPOEIRA QUE DEIXOU DE SER APENAS UMA FORMA DE RESISTÊNCIA DOS NEGROS ESCRAVIZADOS NO BRASIL PARA SE CONSOLIDAR TAMBÉM COMO MODALIDADE ESPORTIVA.
ENTRE OS ASPECTOS POSITIVOS, A ESPORTIVIZAÇÃO CONTRIBUI PARA A POPULARIZAÇÃO DAS LUTAS, AMPLIANDO O INTERESSE PÚBLICO E DESTACANDO SUAS ORIGENS CULTURAIS NO CENÁRIO GLOBAL. TAMBÉM PROMOVE INCLUSÃO SOCIAL, LEVANDO ESSAS PRÁTICAS A COMUNIDADES VULNERÁVEIS, COMO EM PROJETOS QUE UTILIZAM O JUDÔ OU O MUAY THAI PARA FORTALECER VALORES COMO DISCIPLINA E RESPEITO. ALÉM DISSO, POSSIBILITA A PROFISSIONALIZAÇÃO, GARANTINDO VISIBILIDADE E OPORTUNIDADES PARA OS ATLETAS.
POR OUTRO LADO, ESSE PROCESSO APRESENTA DESAFIOS, COMO O RISCO DE PERDA DE TRADIÇÕES E FILOSOFIAS ORIGINAIS, QUE PODEM SER SUBSTITUÍDAS POR UM FOCO EXCESSIVO NA PERFORMANCE ATLÉTICA. A COMERCIALIZAÇÃO DAS LUTAS TAMBÉM PODE DESVIRTUAR SEUS VALORES ESSENCIAIS, ENQUANTO AS DESIGUALDADES DE ACESSO AO ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO LIMITAM AS OPORTUNIDADES PARA MUITOS.
QUESTÃO 1
A ESPORTIVIZAÇÃO DAS LUTAS REFERE-SE AO PROCESSO DE
(A) PRIORIZAR SOMENTE LUTAS QUE TÊM ORIGEM ORIENTAL.
(B) CONVERTER AS LUTAS OCIDENTAIS EM LUTAS ORIENTAIS.
(C) TRANSFORMAR PRÁTICAS CORPORAIS DE COMBATE EM ESPORTE.
(D) PROIBIR LUTAS QUE NÃO SEGUEM DIRETRIZES INTERNACIONAIS.
QUESTÃO 2
UMA DAS CARACTERÍSTICA DO PROCESSO DE ESPORTIVIZAÇÃO DAS LUTAS É
(A) A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS REGRAS.
(B) A INCLUSÃO DE CATEGORIAS.
(C) FOCO EXCLUSIVO NA AUTODEFESA.
(D) PRESERVAÇÃO DE ASPECTOS ESPIRITUAIS.
QUESTÃO 3
A CAPOEIRA, HOJE RECONHECIDA COMO UMA PRÁTICA ESPORTIVA, TEVE SUA FUNÇÃO INICIAL DIFERENTE. RELACIONE A CAPOEIRA AO SEU PROPÓSITO ORIGINAL ANTES DA ESPORTIVIZAÇÃO:
QUESTÃO 4
LEIA O TEXTO:
A CAPOEIRA PASSOU POR UM PROCESSO DE ESPORTIVIZAÇÃO AO LONGO DO TEMPO. ESSA TRANSFORMAÇÃO TROUXE BENEFÍCIOS, COMO O RECONHECIMENTO DA CAPOEIRA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL E SUA INSERÇÃO EM PROJETOS SOCIAIS, PROMOVENDO INCLUSÃO E OPORTUNIDADES PARA MUITAS PESSOAS. NO ENTANTO, ESSE FENÔMENO TAMBÉM LEVANTOU CRÍTICAS, POIS ALGUNS ACREDITAM QUE ASPECTOS TRADICIONAIS E CULTURAIS DA CAPOEIRA PODEM SER DILUÍDOS EM PROL DA COMPETITIVIDADE E DO MERCADO ESPORTIVO.
A IDEIA CENTRAL DO TEXTO É QUE A
(A) CAPOEIRA FOI CRIADA EXCLUSIVAMENTE PARA COMPETIÇÕES ESPORTIVAS DE NEGROS ESCRAVIZADOS.
(B) ESPORTIVIZAÇÃO DA CAPOEIRA TROUXE APENAS BENEFÍCIOS PARA A PRÁTICA.
(C) ADAPTAÇÃO DA CAPOEIRA AO MODELO ESPORTIVO ENVOLVE TANTO VANTAGENS QUANTO DESAFIOS.
(D) A CAPOEIRA PERDEU COMPLETAMENTE SUA ESSÊNCIA CULTURAL DEVIDO À ESPORTIVIZAÇÃO.
QUESTÃO 5
QUAL É A SUA OPINIÃO SOBRE A ESPORTIVIZAÇÃO DA CAPOEIRA? JUSTIFIQUE
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0228) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da luta. (EJALP0239) Identificar a ideia principal do texto. |
Referências | RIOSI, Gleyson Batista. O processo de esportivização do taekwondo. MAROUN, Kalyla; SOUZA, Weslly Valério de; MOURÃO, Ludmila Nunes. O processo de esportivização da capoeira no cenário contemporâneo. Arquivos em Movimento, v. 11, n. 1, p. 7-18, 2015. |