Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 5ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Esportivização
Existem diferentes práticas corporais (danças, jogos e brincadeiras, lutas, ginásticas, práticas de aventura e esportes). Cada uma dessas práticas corporais possuem características e objetivos próprios que as diferenciam uma das outras.
O esporte, que é uma prática corporal moderna (os primeiros esportes surgiram por volta do ano de 1800), competitiva, com regras oficiais elaboradas por uma federação esportiva, composto por movimentos técnicos e ações táticas, é a prática corporal que melhor reproduz os valores da atual sociedade, que tem seus fundamentos nas revoluções industrial (capitalismo) e francesa (democracia).
Por essa razão, outras práticas corporais diferentes dos esportes, ou seja, com outras características, objetivos e origens – muitas vezes passam a ser vivenciadas de forma esportivizada.
A esportivização de uma prática corporal acontece quando passamos a praticar aquela determinada atividade conforme as características e objetivos dos esportes.
É o que acontece, por exemplo, com as danças. Vejamos o caso do break dance, uma dança urbana e de resistência, que surgiu como forma de expressão e protesto contra a violência, o racismo e as injustiças que sofriam os negros norte americanos. Com o passar do tempo, os movimentos foram se tornando cada vez mais acrobáticos e técnicos até que começaram a criar competições de break dance.
Ao ponto que o break dance se tornou modalidade olímpica, com sua estreia marcada para as olimpíadas de 2024 em Paris. Assim, podemos afirmar que o break dance é uma prática esportivizada, ou seja, surgiu como forma de expressão e agora é destacada como uma competição técnica.
A esportivização atinge muitas outras práticas corporais, reproduzindo nelas as características, valores e organização presentes no capitalismo e na democracia.
Esportivizamos danças, práticas de aventura, lutas, várias formas de ginástica e até jogos e brincadeiras. O que por um lado pode parecer positivo por deixar a prática esportivizada mais atrativa e popularizada, mas por outro lado, empobrece e esvazia aquela prática esportivizada, que deixa de ser praticada como forma de expressão, ou lazer, autodefesa etc. Para ser praticada em uma única perspectiva: a competição.
Questão 1
Existem várias práticas corporais, sendo que
(A) todas elas têm as mesmas características e objetivos.
(B) todas deveriam ser praticadas como esporte.
(C) nenhuma delas têm características específicas.
(D) cada uma possui suas próprias características.
Questão 2
Os esportes possuem cinco (5) características. Eles são práticas corporais
(A) modernas, lúdicas, cooperativas, sem regras oficiais e com movimentos expressivos.
(B) com regras oficiais, sem competição, recreativas, com movimentos fortificantes e ações masculinas.
(C) com movimentos técnicos, ações táticas, regras flexíveis, recreativas e ações lúdicas.
(D) modernas, competitivas, com regras oficiais, com movimentos técnicos e ações táticas.
Questão 3
O que é esportivização das práticas corporais?
Questão 4
Por que podemos afirmar que a dança Break Dance é uma prática corporal esportivizada?|
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0511) Analisar e problematizar o fenômeno da esportivização das práticas corporais enquanto uma questão econômica, política e social. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 Confederação Brasileira de Judô. https://cbj.com.br/pt/ |