ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM HISTÓRIA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
ESPORTE E ECONOMIA
O ESPORTE É UMA IMPORTANTE DIMENSÃO DO CONHECIMENTO CORPORAL, QUE ENVOLVE PRÁTICAS COMPETITIVAS, REGULAMENTADAS E FORMALIZADAS.
ATUALMENTE, A RELAÇÃO ENTRE O ESPORTE E A ECONOMIA ESTÁ CADA VEZ MAIS ESTREITA, TORNANDO-SE UMA DAS MAIORES INDÚSTRIAS DO MUNDO E MOVIMENTANDO BILHÕES DE DÓLARES ANUALMENTE.
ALÉM DE GERAR EMPREGOS E IMPULSIONAR SETORES COMO HOTÉIS, RESTAURANTES, TRANSPORTE, COMÉRCIO E SERVIÇOS, O ESPORTE E OS GRANDES EVENTOS RELACIONADOS A ELE TAMBÉM TÊM UMA INFLUÊNCIA POSITIVA NO SETOR PÚBLICO DE SAÚDE.
PORÉM, É IMPORTANTE RESSALTAR QUE QUANDO OS RECURSOS SÃO MAL GERIDOS, O ESPORTE PODE TER IMPACTOS NEGATIVOS NA SOCIEDADE. PORTANTO, É NECESSÁRIO GARANTIR UMA GESTÃO EFICIENTE E RESPONSÁVEL DOS RECURSOS INVESTIDOS NO ESPORTE, PARA QUE ELE POSSA CUMPRIR SEU PAPEL DE PROMOVER BENEFÍCIOS REAIS E DURADOUROS.
QUESTÃO 1
O ESPORTE É UMA PRÁTICA CORPORAL QUE SE CARACTERIZA POR POSSUIR REGRAS
(A) FIXAS, SER REGULAMENTADO POR UMA ENTIDADE OFICIAL E SER COMPETITIVO.
(B) FLEXÍVEIS, SER REGULAMENTADO SOMENTE PELA FIFA E SER COOPERATIVO.
(C) MALEÁVEIS, NÃO TER VÍNCULO COM ENTIDADES OFICIAIS E SER COMPETITIVO.
(D) FORTES, SER REGULAMENTADO POR UMA ENTIDADE OFICIAL E SER COOPERATIVO.
QUESTÃO 2
O ESPORTE DESEMPENHA DIVERSAS FUNÇÕES NA SOCIEDADE, INCLUINDO A/O
(A) CONSTRUÇÃO DE CORPOS PERFEITOS E SAUDÁVEIS.
(B) DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO.
(C) FORMAÇÃO DE INIMIGOS COM OUTRAS NAÇÕES.
(D) PROMOÇÃO DO ESPÍRITO DE VITÓRIA A QUALQUER CUSTO.
QUESTÃO 3
QUAL É A RELAÇÃO ENTRE ESPORTE E ECONOMIA?
QUESTÃO 4
OS ÍDOLOS DO ESPORTE DESEMPENHAM UM PAPEL FUNDAMENTAL NA ECONOMIA, POIS AJUDAM A AUMENTAR A POPULARIDADE DA MODALIDADE E A GERAR RECEITAS. VOCÊ POSSUI ALGUM ÍDOLO NO ESPORTE? VOCÊ JÁ ADQUIRIU ALGUM PRODUTO RELACIONADO AO ESPORTE PELA INFLUÊNCIA DO SEU ÍDOLO ESPORTIVO? ESCREVA SOBRE O ASSUNTO DIZENDO QUEM É SEU ÍDOLO, O QUE COMPROU E O QUE O PRODUTO REPRESENTA PARA VOCÊ.
Autoria | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e História |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0112) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da lógica do esporte. (EJAHI0115) Selecionar e compreender o significado de objetos e documentos pessoais como fontes de memórias e histórias nos âmbitos pessoal, familiar, escolar e comunitário. |
Referências | DUARTE, O. HISTÓRIA DOS ESPORTES. 6ª ed. São Paulo: Senac, 2016. |