Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Esporte e Bem-Estar
O mundo do trabalho é essencial tanto para o desenvolvimento individual, quanto de toda a sociedade. Contudo, o excesso de responsabilidades e as pressões do mundo do trabalho provocam o surgimento e aumento do estresse no trabalhador, que associado a má alimentação e o sedentarismo, abrem caminho para o desenvolvimento de distúrbios emocionais e alterações fisiológicas que podem provocar doenças como a obesidade, o diabetes, a hipertensão, a depressão e a ansiedade.
Por outro lado, a prática esportiva voltada para o condicionamento físico, educação e lazer promovem benefícios opostos aos malefícios causados pelo estresse e o sedentarismo típicos do mundo do trabalho.
Através da prática esportiva podemos desenvolver muitos benefícios para nosso corpo e metabolismo, em especial, estimulando e aumentando a produção de proteínas como a miocina e hormônios como a irisina, ou de neurotransmissores como a beta endorfina, a serotonina e a dopamina.
Todas essas substâncias (proteínas, hormônios e neurotransmissores) são estimuladas e produzidas durante a prática esportiva e provocam a sensação de bem-estar no corpo e, por isso, são consideradas antidepressivas.
A sensação de bem-estar é decorrente de muitos fatores, como a alimentação correta e balanceada, os relacionamentos interpessoais, familiares e sociais, a auto estima, o controle do estresse e, claro, da prática esportiva ou de outras atividades físicas.
O bem-estar, é portanto, uma visão mais ampliada de saúde que devemos buscar para nossa vida, onde não importa apenas a ausência de doenças, ou acesso a bens e serviços de saúde de qualidade, mas também é fundamental cuidar dos sentimentos que vivenciamos em relação a nós mesmos e a nossa vida.
Então, podemos concluir que apesar da saúde envolver questões políticas, econômicas e sociais que afetam nossa visão e sentimentos sobre nós mesmos e sobre as nossas vidas, a prática esportiva pode contribuir muito para desenvolvermos um estado de bem-estar.
Questão 1
O mundo do trabalho é essencial para o nosso desenvolvimento pessoal, contudo o excesso de responsabilidades e pressões, associadas a má alimentação e o sedentarismo, podem
(A) curar doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, depressão e ansiedade.
(B) melhorar nossa capacidade produtiva e sensação de bem-estar.
(C) prevenir doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e depressão.
(D) causar doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, depressão e ansiedade.
Questão 2
A prática esportiva voltada para o condicionamento físico, educação e lazer estimula a produção de
(A) substâncias que aumentam o estresse no corpo.
(B) substâncias que trazem a sensação de bem-estar.
(C) gordura localizada em diferentes partes do corpo.
(D) substâncias prejudiciais à nossa saúde.
Questão 3
O que é bem-estar?
Questão 4
Quais fatores podem afetar e/ou determinar o nosso bem-estar?
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0409) Compreender, discutir e apropriar-se dos conhecimentos sobre saúde no contexto esportivo (EJAEF0410) Refletir e dialogar sobre a saúde enquanto uma questão econômica, política e social |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |