You are currently viewing Educação Física: Esgrima

Educação Física: Esgrima

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de master1305 no Freepik

Esgrima

De forma geral, esgrima é o combate utilizando-se espadas para atacar e defender-se. É a única forma de luta onde não é permitido o contato corporal entre os lutadores, apenas o toque das armas.

Surgiu ainda na Antiguidade como prática de guerra e sobrevivência. Além disso, ainda na antiguidade, a luta com espadas também foi praticada como forma de espetáculo mortal na sociedade romana, através dos gladiadores.

Ao longo da história, a prática da esgrima foi se transformando conforme a própria sociedade e as guerras se transformavam.

Tendo como foco a prática esportiva, podemos dizer que foi a partir da popularização das armas de fogo, por volta do século XVII, que o uso das armas brancas deixou de ser praticado nos combates, e começou a ser vista como uma prática competitiva.

Surgindo, então, na França as primeiras escolas de esgrima, dando início ao desenvolvimento das técnicas e equipamentos mais apropriados para a competição, e não mais para o combate real e mortal.

Na prática da esgrima são utilizadas três tipos de armas: a espada, o sabre e o florete. A espada é maior e mais pesada do que as outras armas. O sabre é mais flexível e por isso permite uma disputa com mais agilidade e velocidade. E o Florete é uma arma mais leve e de menor tamanho, muito utilizada pelos iniciantes.

Existem diferenças entre os pontos do corpo que podem ser tocadas conforme cada arma. Com a espada pode-se tocar qualquer parte do corpo do oponente; com o sabre só são aceitos toques na altura do tronco do oponente; e com o florete são aceitos toques no tronco e cabeça do oponente.

Com o avanço da tecnologia, os equipamentos usados possuem sensores que informam quando a arma toca em alguma parte do corpo do oponente, o que por um lado é positivo, principalmente para a contagem de pontos correta, mas por outro torna os equipamentos ainda mais caros e menos acessíveis a grande parte da população.

Questão 1

A esgrima é hoje um esporte olímpico. Nas competições são utilizadas 3 tipos diferentes de armas, que são

(A) a espada, o machado e a lança

(B) o florete, o bastão e o tacape 

(C) o machado, o tacape e o sabre-de-luz

(D) a espada, o sabre e o florete

Questão 2

A luta utilizando diferentes formas e espadas surgiu aproximadamente a 5 mil anos atrás, no período histórico conhecido como idade do bronze. Durante muitos séculos, as espadas foram utilizadas nas guerras e para a sobrevivência. Elas deixaram de ser utilizadas como armas em combates mortais e passaram a ser utilizadas como prática esportiva quando

(A) os exércitos deixaram de fazer guerras e o mundo encontrou a paz

(B) os governos passaram a resolver todos os conflitos com acordos de paz

(C) não havia mais metal para fabricar mais espadas

(D) as armas de fogo passaram a serem utilizadas no lugar das espadas

Questão 3

Por que podemos afirmar que a esgrima é um esporte elitista?

Questão 4

O que poderia ser feito para que a esgrima se tornasse um esporte mais popular e acessível a todas as classes sociais?


SAIBA MAIS:

Assista ao vídeo do Professor Luciano para você saber mais sobre como são as disputas de esgrima, quem são os atletas brasileiros e como foi a participação deles nas olimpíadas de 2021 (22).

Esgrima Brasil

Canal Educação Física com o Professor Luciano. Disponível em: https://youtu.be/Bo14Tk7gVZE
Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EAJAEF0829) Dialogar e vivenciar lutas do contexto nacional e mundial valorizando a diversidade cultural.
(EAJAEF0835) Valorizar as transformações históricas dos padrões de força, saúde e beleza no contexto das lutas.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022