ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM ARTE/DANÇA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
ELEMENTOS DA DANÇA
A DANÇA É UMA ARTE QUE SE EXPRESSA ATRAVÉS DO MOVIMENTO CORPORAL, ESPAÇO E TEMPO. SENDO CADA UM DESSES ELEMENTOS FUNDAMENTAL PARA A CRIAÇÃO DE UMA COREOGRAFIA E PARA TRANSMITIR A MENSAGEM DESEJADA AO PÚBLICO.
O MOVIMENTO CORPORAL É O ELEMENTO CENTRAL DA DANÇA E CONSISTE NAS POSTURAS ADOTADAS PELO DANÇANTE DURANTE UMA SEQUÊNCIA. É POR MEIO DELE QUE O DANÇANTE CONSEGUE EXPRESSAR SUAS EMOÇÕES E SENTIMENTOS.
O ESPAÇO SE REFERE AO LOCAL FÍSICO ONDE A DANÇA ACONTECE E COMO O DANÇANTE SE MOVIMENTA DENTRO DELE.
JÁ O TEMPO É RESPONSÁVEL POR CRIAR UM RITMO E UMA CADÊNCIA NA COREOGRAFIA. A MÚSICA É INCORPORADA À DANÇA ATRAVÉS DO TEMPO, CRIANDO UMA HARMONIA ENTRE MOVIMENTO E SOM.
QUESTÃO 1
A DANÇA POSSUI TRÊS ELEMENTOS FUNDAMENTAIS, QUE SÃO
(A) MÚSICA, CADÊNCIA E COREOGRAFIA.
(B) ESPAÇO, TEMPO E MOVIMENTO CORPORAL.
(C) MOVIMENTO CORPORAL, MÚSICA E RITMO.
(D) COREOGRAFIA, RITMO E CADÊNCIA.
QUESTÃO 2
O ELEMENTO BASE DA DANÇA É O/A
(A) ESPAÇO.
(B) COREOGRAFIA.
(C) MOVIMENTO CORPORAL.
(D) TEMPO.
QUESTÃO 3
DE QUE FORMA A MÚSICA ESTÁ RELACIONADA A DANÇA?
QUESTÃO 4
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO, ELAS ESTÃO RELACIONADAS AO ELEMENTO ESPAÇO E CADA UMA ESTÁ SENDO EXPLORADA EM UM NÍVEL. IDENTIFIQUE O NÍVEL DE CADA UMA DELAS:
Autoria | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0222) Identificar, vivenciar e combinar os diferentes elementos da dança. (EJAAD0204) Criar, jogar e improvisar movimentos dançados de modo coletivo, buscando ampliar a experiência artística em dança através de propostas temáticas |
Referências | LABAN, Rudolf. Dança educativa moderna. Tradução de Maria da Conceição Parayba Campos. São Paulo: Ícone, 1990. MARQUES, ISABEL. DANÇANDO NA ESCOLA. SÃO PAULO: CORTEZ , 2003. |