Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 6ª Série
da Eja.
Na aula de hoje iremos conhecer e aprender um pouco mais sobre os jogos eletrônicos.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA E-SPORTS
Na videoaula acima, aprendemos que o termo e-sports surgiu da evolução dos jogos eletrônicos, principalmente após o surgimento de campeonatos nas últimas décadas. Os jogos eletrônicos surgiram do desenvolvimento da tecnologia e de interesses econômicos que vislumbraram, nesse ramo, um comércio de bens e serviços muito promissor. Esse contexto, portanto, reproduz valores e características da sociedade e do mundo do trabalho que cada vez mais depende da tecnologia.
Entendemos que os jogos eletrônicos se destinavam ao entretenimento individual, e só podiam ser jogados por meios de consoles (vídeo games) e máquinas arcades (fliperamas). Na atualidade, os jogos eletrônicos estão presentes nos celulares, tablets e computadores, e de forma conectada, onde você pode jogar com amigos e até com pessoas do mundo inteiro.
Compreendemos que a prática de alguns jogos eletrônicos se tornou tão popular que as próprias empresas desenvolvedoras dos jogos passaram a organizar e patrocinar as competições de e-sports, que já são transmitidas pela internet e canais de tv por assinatura, contando com cada vez com o interesse do público. Até nos canais de tv aberta já é possível encontrar muitas referências sobre os e-sports. Com isso surgiram também as primeiras equipes profissionais para disputar esses campeonatos, ou seja, uma marca ligada a um produto do ramo ou que deseja atingir esse público que gosta de jogos eletrônicos, passa a patrocinar uma equipe de jogadores. Esse patrocínio consiste em subsidiar equipamentos, moradia, salários e gastos com as competições como inscrições e estadias. Em contrapartida os atletas, jogadores de e-sports, devem cumprir horários, regras e atingir índices de produtividade. Pois, quanto mais vitórias a equipe possuir, mais destaque a marca ganha no mercado.
Identificamos que os principais estilos de jogos dos campeonatos de e-sports são: RTS, FPS, MOBA e futebol, sendo que esse último existe a versão FIFA e na versão PES. RTS é uma sigla em inglês que significa “estratégia em tempo real”, e são jogos de batalha onde você precisa gerenciar seus recursos, além de estabelecer as estratégias de ataque e defesa, sendo os principais jogos dos grandes eventos e e-sports o LOL e o DOTA2. Já os jogos FPS são aqueles de “tiro em primeira pessoa”, sendo os principais jogos deste estilo nas competições o CSGO, Free Fire e o Fortnite. Por fim, os jogos do estilo MOBA são derivados dos jogos de “estratégia em tempo real”, mas sem o gerenciamento dos recursos, concentrando-se apenas nas estratégias de ataque e defesa.
Concluímos que mesmo que você não seja um jogador profissional, nem aspire essa profissão, praticar jogos eletrônicos é muito bom e desenvolve habilidades motoras e cognitivas, e pode familiarizá-lo ao avanço das novas tecnologias, o que com certeza é importante para se inserir e manter-se no mercado de trabalho.
ATIVIDADE 1
Marque a alternativa abaixo que mais reflete a ideia central da videoaula e do texto acima:
( ) A crescente prática de jogos eletrônicos levou ao surgimento das competições de e-sports, que são eventos organizados pelas empresas desenvolvedoras dos jogos e disputados por equipes de jogadores profissionais.
( ) A origem dos jogos eletrônicos está ligada ao uso criativo e lúdico das novas tecnologias desenvolvidas a partir das décadas de 1960.
( ) Os jogos eletrônicos ajudam a desenvolver habilidades motoras e cognitivas.
ATIVIDADE 2
Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre os jogos eletrônicos e as competições de e-sports, que tal um pouco de prática? Escolha um jogo, pode ser de estratégia de tempo real, de tiro em primeira pessoa, do estilo MOBA ou futebol, o importante é se familiarizar com o desenvolvimento eletrônico, pois cada vez mais o mundo digital faz parte do mundo do trabalho e das relações sociais na nossa sociedade. Bom jogo e divirta-se!
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0506) Conhecer os aspectos sociais, econômicos e tecnológicos que possibilitaram a criação, difusão e a prática dos jogos eletrônicos. (EAJAEF0507) Conhecer e experimentar os jogos eletrônicos diversos. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0518) Apontar a ideia central e demonstrar compreensão global do texto lido. |