Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Doping nos Esportes
Muitas pessoas praticam alguma forma de esporte por lazer ou como forma de cuidar da saúde. Mas, sua prática formal do esporte é voltada para as competições e o alto rendimento.
Nesse contexto, as vitórias e os recordes devem ser conquistados conforme os princípios do Fair Play (Jogo Limpo), ou seja, com uma disputa justa, sem trapaças, obedecendo-se às regras e sem prejudicar o adversário de propósito.
Atualmente, os métodos de treinamento esportivo e os materiais e equipamentos de última geração faz com que o nível das performances dos atletas profissionais seja tão alto que é cada vez mais difícil conquistar novos recordes.
Essa dificuldade imposta pelo alto rendimento e os limites de cada corpo faz com que alguns atletas busquem a vitória a qualquer custo, e passem a fazer uso de doping, ou seja, passam a usar substâncias ou fazem procedimentos proibidos para melhorar artificialmente seus resultados.
O doping é uma forma de trapaça, que fere os princípios éticos e morais do esporte, que têm como fundamento a disputa justa e agir conforme as regras.
Além de ser uma forma de trapaça e de ferir a ética do esporte, o doping também é um grande problema de saúde. Inicialmente, ele até pode potencializar a força e a velocidade dos atletas, mas ele pode causar diversos problemas de saúde conforme a substância e o tempo de uso.
Assim, essa prática pode causar efeitos negativos leves e passageiros como alterações no humor, no apetite, no comportamento sexual e depressão. Mas, também podem causar efeitos mais graves como alterações no fígado, atrofia dos testículos nos homens, engrossar e aumentar a voz e também os pelos da face nas mulheres. E até efeitos ainda piores como câncer, derrame e ataque cardíaco, entre muitos outros problemas.
Questão 1
Muitas pessoas praticam algum tipo de esporte com a intenção de cuidar da saúde e ou como forma de lazer. Mas, a prática formal do esporte é voltada para
(A) explorar as possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo.
(B) o lazer e os cuidados com a saúde.
(C) diversão e para as competições.
(D) as competições e o alto rendimento.
Questão 2
O doping é a utilização de alguma substância ou procedimento proibido com a intenção de melhorar artificialmente os resultados nas competições. Sobre o doping é correto afirmar que
(A) é uma alternativa honesta para melhorar os resultados nas competições.
(B) é uma forma mais inteligente de melhorar o condicionamento físico.
(C) é uma forma de trapaça que pode trazer muitos problemas de saúde.
(D) é uma escolha individual que cada um tem direito.
Questão 3
Que problemas de saúde podem ser desenvolvidos por causa do uso de doping?
Questão 4
Como os valores e a ética propostas pelo esporte através do Fair Play podem ser aplicadas na sua vida cotidiana, seja no trabalho, em casa ou no convívio familiar?
SAIBA MAIS:
Para saber mais sobre o doping nos esportes assista ao vídeo abaixo:
Doping nos Esportes
Agora, participe do Quiz interativo:
Quiz Doping nos Esportes
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0611) Analisar as relações entre esporte e saúde, compreendendo os malefícios e os problemas envolvidos na utilização de drogas/doping |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |