Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 7ª SÉRIE da Eja.
Na aula de hoje vamos refletir sobre os diferentes significados do esporte.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA DIFERENTES SIGNIFICADOS DO ESPORTE
Na videoaula acima, o Professor Luciano pontuou que o Brasil é mundialmente conhecido como o país do futebol, onde esse esporte não é apenas uma paixão nacional, mas também um importante elemento da nossa identidade cultural. Por isso, querer ser um grande jogador ou jogadora é um sonho de muitos jovens e crianças brasileiras, independente da classe social, porém, muitas vezes esse é um desejo difícil e inseguro.
Identificamos que a maioria dos jogadores profissionais no Brasil tem origem em classes sociais mais carentes e menos favorecidas, e que este fato não é coincidência, e sim, uma questão social relacionada à exclusão pela falta de acesso à educação e outras oportunidades profissionais. Como paixão nacional, é normal e esperado que a maioria dos jovens sonhe em ser um jogador ou jogadora de destaque, mas, com o passar dos anos, além da seleção pelas habilidades, são as condições sociais e familiares que vão determinar quem será ou não um atleta profissional. As famílias em condições sociais mais carentes percebem no futebol uma oportunidade, a melhor ou única chance de emergir para uma nova classe social, e assim, ter acesso, conforto e dignidade. Já os jovens de famílias de classes sociais com mais poder econômico e acesso a educação de qualidade, percebem que arriscar os estudos para priorizar os treinos é uma escolha perigosa e incerta. O futebol não é visto como única oportunidade, ao contrário, é visto como forma de entretenimento, atividade de lazer, para cuidar da saúde, ou até mesmo como oportunidade para negócios ligados à indústria, comércio e serviços, mas, geralmente, a profissão atleta não é vista como opção segura.
Observamos que a porcentagem de jovens de origem humilde, que verdadeiramente conseguem ser atletas profissionais, é menor do que 1%, sendo que a maioria acaba retornando ao mercado de trabalho sem conseguir realizar esse sonho e sem qualificação. Além disso, muitos que conseguiram chegar a ser jogadores profissionais e receberam salários que representavam valores 10, 20 ou 50 vezes o salário de um trabalhador comum, acabam retornando à condição de dificuldade financeira. Isso acontece tanto por falta de conhecimento e orientação, quanto por “jogador de futebol” não ser uma profissão segura. Para começar, há a questão da aposentadoria e benefícios sociais, que seguem as mesmas regras de tempo de serviço e contribuição dos demais trabalhadores e, como a carreira de atleta é curta, dificilmente alguém consegue se aposentar como atleta profissional. Existe também uma série de riscos que podem acabar com uma carreira de jogador de uma hora para outra, como por exemplo: não conseguir manter o condicionamento físico e o nível de performance; lesões dentro e fora dos campos; e problemas com empresários, contratos e patrocinadores, em que até mesmo um “cancelamento de internet” por um post equivocado pode levar ao fim de uma carreira de atleta profissional.
Compreendemos que mesmo o futebol é uma paixão nacional e sonho de muitos jovens, mas quando se trata de escolher uma profissão, a educação nunca pode ser deixada de lado, mesmo que a escolha seja ser um jogador de futebol profissional. Afinal, a educação é o melhor caminho, o que percentualmente “mais dá certo” para a efetiva transformação social.
ATIVIDADE 1
O atleta tem direito à aposentadoria? A aposentadoria é um direito de todo trabalhador, mas é necessário cumprir as regras de tempo de serviço e contribuição para conseguir esse benefício. Existem casos especiais previstos em lei que concedem aposentadoria mesmo para quem não tenha cumprido as regras de tempo de serviço e contribuição, como em casos de invalidez ou por ter exercido trabalho insalubre. Como os atletas profissionais não se encaixam em nenhuma das alternativas citadas, foi proposto em 2015 um Projeto de Lei Complementar que propunha a aposentadoria especial para os atletas após 20 anos de contribuição. Em 2019, o projeto foi votado e não teve aprovação. Assim, os jogadores de futebol, bem como os atletas de todos os outros esportes não têm direito a aposentadoria especial. E você, o que acha desta Proposta de Lei? Concorda ou discorda? Acha que deveria existir uma aposentadoria especial para os atletas? Qual sua opinião sobre benefícios trabalhistas para atletas que abandonaram os estudos e outras oportunidades profissionais, para jogarem em clubes pequenos e que não recebem como os jogadores das grandes equipes? Reflita e dialogue sobre essa questão com seus familiares e colegas da escola, e, posteriormente, escreva um pequeno texto com as suas ponderações.
ATIVIDADE 2
O futebol é uma paixão nacional e faz parte da nossa identidade cultural. Conhecer e praticar esse esporte, além de saudável, pode proporcionar momentos de lazer e diversão. Mantenha-se sempre ativo e pratique esportes regularmente. Saiba que não é apenas através da prática que podemos vivenciar o esporte, assistir aos jogos e conhecer diferentes histórias e fatos sobre ele, proporciona maior conhecimento sobre nossa cultura. Então, vamos praticar e apreciar o futebol? Assista aos jogos televisionados e vá ao estádio. Jogue futebol com seus familiares e amigos. Pode ser o jogo adaptado, somente com passes, domínio, finalizações, embaixadinhas e manobras com a bola de futebol. São vivências divertidas que vão tirar você do sedentarismo e auxiliar na sua qualidade de vida. Para auxiliá-lo nas suas vivências lúdicas com o futebol, assista o vídeo abaixo e inspire-se.
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0610) Vivenciar e fruir diferentes modalidades esportivas. (EAJAEF0612) Compreender e relacionar os aspectos sociais, econômicos e políticos com o esporte no contexto atual |
Língua Portuguesa | (EAJALP0747) Discutir sobre propostas de leis e realizar debates. |