You are currently viewing Educação Física: DIFERENTES SIGNIFICADOS DA DANÇA

Educação Física: DIFERENTES SIGNIFICADOS DA DANÇA

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  8ª Série da Eja.

Na aula de hoje, vamos dialogar sobre os diferentes significados da Dança na sociedade.

Fonte: pixabay

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA DIFERENTES SIGNIFICADOS DA DANÇA

8ª Série – Eaja – Educação Física – Aula 6 – DIFERENTES SIGNIFICADOS DA DANÇA

Na videoaula acima, aprendemos que a Dança é uma forma de linguagem e uma das mais antigas práticas corporais, que evoluiu conforme as características de cada sociedade e pelas diferentes formas como cada um se relaciona com ela, podendo, na atualidade, ter diferentes significados na mesma sociedade.

Entendemos que os diferentes significados da Dança na sociedade atual incluem: expressão cultural, forma de protesto, trabalho, exercício físico, entretenimento, lazer, ferramenta de aprendizagem e mercadoria.

Pontuamos sobre a importância de refletir e debater sobre esses diferentes significados da Dança, para compreendermos melhor a sociedade na qual vivemos e facilitar novas e múltiplas relações com essa prática corporal.

Refletimos sobre o papel da mídia na transformação da Dança em produto de entretenimento, que ocorre, principalmente, através dos balés de programas de palco, concursos entre celebridades, comerciais dos mais variados produtos, shows e clipes musicais. Evidenciamos a necessidade de ficarmos atentos e analisarmos criticamente sobre esse assunto.

ATIVIDADE 1

Hoje, em nossa aula, vamos usar a Dança como forma de lazer e exercício físico para contribuir para sua saúde e qualidade de vida. Você irá dançar livremente na sua casa. Não precisa saber coreografias, arrisque seus passos, dance a sua maneira, no seu estilo e ritmo.

ATIVIDADE 2

Leia o texto abaixo:

Baseado na leitura do texto acima, responda em seu caderno:

  • Você concorda com as afirmações do texto do Professor Luciano? Justifique sua resposta.
  • Quais outras modalidades de dança, assim como o funk, foram antes marginalizadas pela mídia, por serem uma expressão popular, e agora são utilizadas como produto de entretenimento?

ATIVIDADE 3

Baseado em tudo que aprendeu nesta aula, produza uma paródia musical sobre os diferentes significados que a dança pode refletir na sociedade.

Lembre-se! A paródia é a recriação de poemas, músicas, filmes ou peças teatrais. Geralmente usa-se de ironia e humor para dar um novo sentido à obra. Na paródia musical mistura-se a melodia original da música, sua forma e rima com um letra diferente.


Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0726) Debater a influência midiática nas manifestações artísticas e nas danças e como estas refletem significados diferentes na sociedade.
Língua Portuguesa(EAJALP0830) Produzir contos, crônicas, minicontos, entre outros.