Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Danças Urbanas
As danças são práticas corporais que expressam sentimentos, ideias e até mesmo histórias, através dos movimentos do corpo organizados em passos e ou coreografias e dentro de um ritmo, e têm como pano de fundo o contexto histórico, político e econômico de cada época e sociedade.
Assim, as chamadas danças urbanas são aquelas que expressam sentimentos e ideias que refletem o contexto histórico com as características das grandes cidades pós-modernas, ou seja, que passaram por todo o processo de grande e rápida expansão demográfica, industrialização e crescimento comercial e tem como características a violência, o consumismo, preconceitos, a tecnologia, entre outras.
Nesse cenário urbano, foram desenvolvidas danças que refletem as características desse momento histórico, como as desigualdades sócio econômicas – como dança moderna elitizada e as danças populares, como o funk – a violência e os preconceitos – com danças que também são movimentos de resistência cultura, como o breakdance – e danças que refletem o consumismo – como as modinhas e passinhos que vem e vão nas academias e pistas de danças das cidades.
As danças urbanas são, portanto, um conjunto amplo e diversificado de danças praticadas por diferentes pessoas e grupos sociais que convivem nas cidades, em especial nos grandes centros urbanos. Essas danças são praticadas com diferentes objetivos, como se divertir em festas ou se afirmar culturalmente em um meio social opressor.
Questão 1
As danças urbanas são aquelas que
(A) não possuem nenhuma ligação com o modo de vida urbano.
(B) refletem as tradições rurais da nossa sociedade.
(C) não seguem os padrões de ritmo das danças normais.
(D) refletem as características do modo de vida urbano moderno.
Questão 2
O breakdance é uma forma de dança que surgiu
(A) como forma de protesto contra a opressão e violência do estado.
(B) como forma de diversão alienada.
(C) para reafirmar a supremacia de uma raça ou etnia sobre a outra.
(D) de forma espontânea e sem ligação com o contexto social.
Questão 3
As danças urbanas reproduzem os valores e as características da sociedade atual. Que característica da sociedade atual você consegue identificar em alguma dança urbana que você conhece?
Questão 4
As inúmeras dancinhas e passinhos que são praticados em academias de ginástica e nas pistas de dança refletem uma das características mais marcantes da nossa sociedade que é o consumismo, ou seja, a necessidade de sempre estar consumindo algo novo mesmo que não seja algo relevante ou necessário. Em quais outros aspectos da vida, além da dança, o consumismo pode interferir?
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0623) Reconhecer e vivenciar as diferentes modalidades de danças. (EJAEF0624) Experimentar e ampliar a combinação dos diferentes elementos da dança |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |