You are currently viewing Educação Física: Danças e Inclusão

Educação Física: Danças e Inclusão

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

Dança e Inclusão

Até algumas décadas atrás, as pessoas com algum tipo de deficiência viviam totalmente à margem da sociedade, excluídas da vida social, do convívio público, do mercado de trabalho e até do processo de escolarização.

Somente por volta do fim do século XIX, as pessoas com algum tipo de deficiência começaram a ser tratadas com uma abordagem científico-inclusiva. Surgindo daí diferentes programas de reabilitação, inclusão, adequação e até inserção na sociedade e no mercado de trabalho.

Nesse processo de inclusão, a dança e outras práticas corporais foram se adaptando para incluir pessoas com algum tipo de deficiência.

E se antes, décadas atrás, as pessoas com algum tipo de deficiência não eram aceitas nem mesmo na platéia de espetáculos de dança, ou nas carteiras de uma sala de aula, pois não havia nem mesmo acessibilidade para essas pessoas nesses locais, hoje em dia, essas pessoas podem não somente ser espectadoras, quanto também podem ser bailarinos e bailarinas de diversas formas de dança, da mais popular à mais eruditas.

Dessa forma, a dança também se tornou parte desse processo de inclusão, reabilitação e capacitação de pessoas com diferentes formas de deficiências, sejam motoras, sensoriais ou cognitivas.

Atualmente, a dança tem sido um importante instrumento de inclusão social, validando a capacidade de pessoas com deficiência e abrindo espaço para que essas  pessoas possam se expressar, se exercitar e viver uma vida social participativa.

É cada vez mais comum encontrarmos apresentações de dança com bailarinos com diferentes formas de deficiência, assim como é cada vez mais comum encontrarmos pessoas com alguma forma de deficiência praticando esportes, frequentando parques e shoppings, indo em festas e dançando etc.

E além da inclusão, a prática de dança pode trazer muitos benefícios para nossa saúde, além é claro de desenvolver nossa autoestima e socializar as pessoas em um ambiente mais saudável.

Questão 1

No processo de inclusão social das pessoas com algum tipo de deficiência física, a dança é

(A) um instrumento de promoção da exclusão social, pois não pode ser adaptada para essas pessoas.

(B) um instrumento de exclusão social, pois valorizam somente o corpo perfeito nas companhias de dança.

(C) uma prática inclusiva de valorização da diversidade e capacidade dessas pessoas.

(D) uma prática inclusiva, desde que a pessoa tenha capacidade motora totalmente preservada.

Questão 2

A reabilitação, adequação e inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência teve início

(A) ainda na antiguidade, quando pararam de tratar pessoas com deficiência como possuídos ou merecedores desse castigo.

(B) na Idade Média, quando grande parte do mundo era governado pela igreja.

(C) nas cerimônias religiosas de curas milagrosas.

(D) com a abordagem científico-inclusiva.

Questão 3

Como a dança pode ser um instrumento de inclusão social?

Questão 4

Quais os benefícios que podemos ter com a prática de dança?

AutoriaLuciano Alves de Oliveira
FormaçãoEducação Física
Componente curricularEducação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0425) Refletir sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da dança.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022