You are currently viewing Educação Física: Danças e Classes Sociais

Educação Física: Danças e Classes Sociais

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-de-salsa-desenhada-a-mao_21743288.htm#fromView=search&page=1&position=3&uuid=c13ace36-07a8-4632-9a78-70f3c583ab0b

Danças e Classes Sociais

Vivemos em uma sociedade dividida em classes sociais, onde na maioria das vezes os interesses de classe são antagônicos. Essa divisão é fundamentada, principalmente, nas condições econômicas, nível de escolaridade e domínio dos meios de produção.

As pessoas que vivem nas camadas mais ricas da sociedade procuram manter a ordem social e os privilégios de diferentes formas e em todas as esferas do convívio social.

Assim, as classes sociais se diferenciam conforme a moradia, os empregos, a alimentação, os locais de lazer, os locais de turismo… E até pelos esportes praticados e pelos ritmos e danças mais apreciados.

As danças e os ritmos das classes mais ricas e com maior grau de escolaridade são considerados eruditos, como a música clássica, as danças teatrais como o balé e a dança contemporânea, e até danças de salão como o tango e valsa.

Já os ritmos e danças praticados pelas classes média e pobre são chamados de populares, e muitas vezes inapropriados e vulgares, como o funk, o forró, o samba e a lambada.

O curioso é que, apesar desse padrão estabelecido pelas classes dominantes e do uso de toda estrutura de poder para manter a ordem social e o status quo, muitos ritmos que hoje são considerados eruditos surgiram inicialmente no meio popular, da mesma forma, diferentes ritmos populares surgiram da releitura de ritmos eruditos.

As danças de salão são um exemplo perfeito para esse fato. Essas danças surgiram nos salões dos castelos europeus em meio a nobreza e aristocracia, surgiram de movimentos e ritmos inicialmente praticados pelo povo. Depois, esses novos ritmos eruditos acabaram por influenciar a criação de novos ritmos populares de danças de salão.

Questão 1

Em uma sociedade dividida em classes sociais, os interesses de cada classe em relação às outras classes sociais são

(A) sempre os mesmos.

(B) muitas vezes antagônicos.

(C) não existe divisão de classes sociais.

(D) individuais e não coletivos.

Questão 2

As danças mais praticadas pelas classes médias e pobres é chamada de

(A) erudita.

(B) clássica.

(C) popular.

(D) religiosa.

Questão 3

Por que os mais ricos têm tanto interesse em manter a ordem social?

Questão 4

Enquanto classe social trabalhadora, quais seriam os interesses que você defende?

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0627) Problematizar sobre as relações sociais, políticas e econômicas a partir da dança.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022