Olá, estudante! Esta videoaula de EDUCAÇÃO FÍSICA – para 3ª Série – Eja foi veiculada na TV no dia 11/05/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NESTA VIDEOAULA DE HOJE, IREMOS CONHECER ALGUMAS DANÇAS BRASILEIRAS QUE SÃO TRADICIONAIS EM NOSSA CULTURA, QUE MARCAM NOSSA DIVERSIDADE DE EXPRESSÃO CORPORAL E IDENTIDADE ARTÍSTICA.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA DANÇAS BRASILEIRAS
NA VIDEOAULA ACIMA, APRENDEMOS QUE AS DANÇAS BRASILEIRAS SÃO EXPRESSÕES DE ARTE E CORPORALIDADE DO NOSSO POVO. ENTENDEMOS QUE SUAS ORIGENS POSSUEM RAÍZES INDÍGENAS, AFRICANAS E EUROPÉIAS, E QUE ESSA DIVERSIDADE REFLETE NA MISCIGENAÇÃO DE NOSSO PAÍS E MARCA NOSSA CULTURA CORPORAL, QUE É TÃO RICA E PLURAL.
ATIVIDADE 1
VOCÊ JÁ APRENDEU OS PASSOS BÁSICOS DA DANÇA JONGO COM A PROFESSORA SARA, AGORA ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E APRECIE APRESENTAÇÕES DESSA MODALIDADE DA DANÇA:
QUE TAL AGORA VOCÊ DANÇAR JONGO? BASEIE EM TUDO QUE APRENDEU NESSA AULA E SE DÊ A OPORTUNIDADE DE SENTIR O PRAZER DE DANÇAR. DIVIRTA-SE!
ATIVIDADE 2
AS DANÇAS BRASILEIRAS TRAZEM A HISTÓRIA DO PAÍS E SÃO RECHEADAS DE ENCONTROS DE CULTURAS E MISCIGENAÇÃO. SOBRE ISSO, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E REFLITA COM SEUS FAMILIARES E AMIGOS, SOBRE A RELAÇÃO DO PROCESSO HISTÓRICO DO BRASIL COM OS DIFERENTES CORPOS QUE SE APRESENTAM NA DANÇA. POSTERIORMENTE, ESCREVA EM SEU CADERNO, AS CONCLUSÕES QUE CHEGARAM.
Referências | BARRETO, DÉBORA. DANÇA…: ENSINO, SENTIDOS E POSSIBILIDADES NA ESCOLA. 3° ED – CAMPINAS, SP, AUTORES ASSOCIADOS, 2008. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0321)VIVENCIAR E FRUIR DIFERENTES MODALIDADES DE DANÇAS. (EAJAEF0322)VIVENCIAR E COMBINAR OS DIFERENTES ELEMENTOS DA DANÇA. |
Arte | (EAJAAR0228) INVESTIGAR E COMPREENDER ASPECTOS ESTRUTURAIS, DINÂMICOS E EXPRESSIVOS PRESENTES EM DIFERENTES DANÇAS, EXPLORANDO DIFERENTES MATRIZES ESTÉTICAS E CULTURAIS, RESPEITANDO E PARTINDO DA DIVERSIDADE DE CORPOS E ELEMENTOS ESTÉTICOS. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0244) PRODUZIR TEXTOS ESCRITOS DE FORMA ESPONTÂNEA, CONSIDERANDO A SITUAÇÃO COMUNICATIVA E A VARIEDADE LINGUÍSTICA. |