You are currently viewing Educação Física: DANÇAS NAS DIVERSAS GERAÇÕES

Educação Física: DANÇAS NAS DIVERSAS GERAÇÕES

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  4ª Série da Eja.

NA AULA DE HOJE, IREMOS DIALOGAR SOBRE DANÇA E A QUESTÃO GERACIONAL.

Fonte: pxhere.com

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA DANÇAS NAS DIVERSAS GERAÇÕES

4ª Série – Eaja – Educação Física – Aula 8 – DANÇAS

NA VIDEOAULA DA PROFESSORA SARA, COMPREENDEMOS QUE GERAÇÕES SÃO GRUPOS DE PESSOAS QUE POSSUEM HÁBITOS E COSTUMES PARECIDOS, QUE SÃO PERTENCENTES À UMA DETERMINADA CULTURA E HISTÓRIA. IDENTIFICAMOS QUE A DANÇA FAZ PARTE DA CULTURA DAS GERAÇÕES, E QUE CADA PERÍODO HISTÓRICO, IRÁ APRESENTAR ESTILOS DE DANÇAS MAIS VALORIZADOS DO QUE EM OUTRO.

ENTENDEMOS QUE INÚMERAS GERAÇÕES CONVIVEM JUNTAS, O QUE PODE GERAR CONFLITO E DIVERGÊNCIAS. REFLETIMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE COMPREENDER AS DIFERENÇAS ENTRE AS GERAÇÕES PARA EVITAR E COMBATER PRECONCEITO OU DESCRIMINAÇÃO.

ATIVIDADE 1

AO LONGO DOS ANOS, AS GERAÇÕES PRODUZIRAM DANÇAS QUE REPRESENTAM O REPERTÓRIO CORPORAL E CULTURAL DE DETERMINADO MOMENTO HISTÓRICO. ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, MOSTRANDO UM RECORTE DAS DANÇAS VIVENCIADAS E REPRODUZIDAS PELAS MÍDIAS, ENTRE OS ANOS DE 1920 E 1990. ATENTE-SE PARA OS MOVIMENTOS DO CORPO, ROUPAS E MÚSICAS UTILIZADAS.

Disponível em: Evolução da Dança – YouTube

GOSTOU DO VÍDEO? ALGUMAS DAS DANÇAS MOSTRADAS MARCARAM SUA GERAÇÃO? CHAME SEUS FAMILIARES E DANCE COM ELES ESSAS DANÇAS, ENSINE OS PASSOS BÁSICOS, DIALOGUEM SOBRE O MOMENTO HISTÓRICO QUE OCORREU E EXPLIQUE O MOTIVO DELAS TEREM SIDO SIGNIFICATIVAS.

ATIVIDADE 2

VAMOS AGORA DANÇAR, AO SOM DE UMA MÚSICA BRASILEIRA QUE FEZ MUITO SUCESSO NA GERAÇÃO DOS ANOS DE 1960? O NOME DA MÚSICA É “É PROIBIDO FUMAR”, LANÇADA EM 1964 PELO CONSAGRADO CANTOR ROBERTO CARLOS. ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E SIGA AS ORIENTAÇÕES DA PROFESSORA SARA, QUE CRIOU UMA COREOGRAFIA DE SIMPLES EXECUÇÃO COM ESSA MÚSICA. DIVIRTA-SE!

Disponível em: DANÇA “É PROIBIDO FUMAR” – YouTube

ATIVIDADE 3

GOSTOU DE VIVENCIAR A COREOGRAFIA DA PROFESSORA SARA? A MÚSICA ESCOLHIDA PARA ESTA DANÇA, TROUXE NA SUA LETRA O TEMA FUMO, QUE REFLETE UM HÁBITO QUE SOFREU MUDANÇAS AO LONGO DAS GERAÇÕES. LEIA O TEXTO ABAIXO E OBSERVE COMO ESTAS MODIFICAÇÕES VÊM OCORRENDO.

FONTE: https://www.saudebusiness.com/mercado/hbitos-e-comportamentos-nas-diferentes-geraes-estudo

AGORA RESPONDA EM SEU CADERNO:

  • QUAL É A GERAÇÃO QUE TEM MAIS CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AOS DANOS QUE O CIGARRO PODE CAUSAR À SAÚDE?
  • O TABACO ESTÁ SENDO MAIS OU MENOS CONSUMIDO AO LONGO DOS ANOS?

LEMBRE-SE! INDEPENDENTE DA GERAÇÃO QUE VOCÊ SE ENCONTRA, PARE DE FUMAR O QUANTO ANTES. O FUMO PODE ACARRETAR REAÇÕES ALÉRGICAS, INFARTO, CÂNCERES E REDUZIR SEU TEMPO DE VIDA. MAS SAIBA QUE, SE TRATADOS DEVIDAMENTE E EM TEMPO HÁBIL, ESSES DANOS PODEM SER REVERTIDOS OU AMENIZADOS. PROCURE AJUDA MÉDICA, DANCE REGULARMENTE E/OU PRATIQUE OUTROS EXERCÍCIOS FÍSICOS DIARIAMENTE, POIS ESTAS PRÁTICAS SÃO PODEROSAS ALIADAS CONTRA O FUMO, POIS AMENIZAM A ANSIEDADE, E O PRAZER QUE ESTÁ ASSOCIADO AO HÁBITO DE FUMAR, PODE SER SUBSTITUÍDO PELO DE SE EXERCITAR.

CASO VOCÊ FUME E QUEIRA AUXÍLIO PARA PARAR DE FUMAR, ENTRE EM CONTATO COM A SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE, BUSCANDO INFORMAÇÕES REFERENTES AO PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO:

Secretaria Estadual de Saúde de Goiás
Endereço: Avenida 136 Qd. F44, Lotes 22 a 24, 4º Andar – Edifício César Sebba – Setor Sul / CEP: 74093-250 / Goiânia – GO
Coordenadora: Selma Alves Tavares de Oliveira
Telefones: (62) 3201-7884
E-mail: tabagismo.go@gmail.com / cdantsgo@gmail.com
Horário de atendimento: 8h às 17h


ATÉ A PRÓXIMA AULA! TCHAU!


Referencial Bibliográfico MACHADO, M, M; RODRIGUES, M, E DE C. DIVERSIDADE GERACIONAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. CADERNOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO – PPGE/UFES 59 VITÓRIA, ES. A. 10, V. 19, N. 37, P. 00-00, JAN./JUN. 2013.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0424) DIALOGAR SOBRE AS QUESTÕES GERACIONAIS, DE PRECONCEITOS, DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO, DE GÊNERO E VIOLÊNCIA PRESENTES NA DANÇA.
Língua Portuguesa(EAJALP0418) INFERIR INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS NOS TEXTOS LIDOS.