Olá, estudante! Esta videoaula de EDUCAÇÃO FÍSICA – para 4ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 11/05/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NESTA VIDEOAULA DE HOJE, IREMOS SABER MAIS SOBRE DANÇA E COMPREENDER SUAS RELAÇÕES SOCIAS.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA DANÇAS
NA VIDEOAULA ACIMA, APRENDEMOS QUE DANÇAR É COLOCAR O CORPO EM MOVIMENTO. POSSIBILITA EXPRESSAR ALEGRIA, EUFORIA, INDIGNAÇÃO E REVOLTA, OU SEJA, PROPÍCIA A TRANSMISSÃO DE EMOÇÕES, SENTIMENTOS E IDEIAS.
ENTENDEMOS QUE TODO CORPO PODE DANÇAR, PORÉM SINALIZAMOS QUE HÁ ALGUMAS BARREIRAS QUE AINDA PRECISAM SER SUPERADAS PARA QUE A DANÇA SEJA EXPERIMENTADA POR TODOS.
ATIVIDADE 1
NA VIDEOAULA DA PROFESSORA SARA MORAES, OBSERVAMOS UMA IMAGEM DE CORPOS QUE SE APRESENTAM NA DANÇA E QUE SÃO DITOS COMO “PERFEITOS”: FORTES, COM TÔNUS MUSCULAR, MAGROS E BRANCOS. SÃO CORPOS QUE REPRESENTAM O PADRÃO ESTÉTICO EM NOSSA SOCIEDADE, OU SEJA, SÃO CORPOS QUE SÃO VALORIZADOS E ALMEJADOS PELA MAIORIA DAS PESSOAS. PORÉM, SABEMOS QUE NOSSO PAÍS É MÚLTIPLO, COM DIFERENÇAS ÉTNICO-RACIAIS PRESENTE EM NOSSA CULTURA, QUE REFLETE DIRETAMENTE EM NOSSOS CORPOS QUE SE APRESENTAM COMO DIVERSOS. SOBRE ISSO, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E REFLITA SOBRE AS DIFERENÇAS ÉTNICO-RACIAIS DO BRASIL, OS DIVERSOS CORPOS AQUI EXISTENTES E QUAL A IMPORTÂNCIA DE VALORIZARMOS A MISTURA CULTURAL QUE HÁ EM NOSSO PAÍS.
ATIVIDADE 2
“DIZER QUE NOSSOS CORPOS SÃO DIVERSOS É TAMBÉM COMPREENDER QUE EM NOSSA SOCIEDADE TEREMOS CORPOS COM E SEM DEFICIÊNCIA, E QUE TODOS POSSUEM IGUAIS DIREITOS E DEVERES. TODOS OS CORPOS PODEM DANÇAR, DE ACORDO COM SUAS NECESSIDADES, POTENCIALIDADES E DESAFIOS PESSOAIS.”VOCÊ CONCORDA COM ESSA AFIRMAÇÃO? CONVERSE COM SEUS FAMILIARES SOBRE O ASSUNTO E ESCREVA, EM SEU CADERNO, QUAL O PAPEL DA DANÇA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.
ATIVIDADE 3
AGORA CHEGOU SEU MOMENTO DE PRATICAR! NÓS JÁ VIMOS QUE É POSSÍVEL PARA QUALQUER CORPO DANÇAR, ENTÃO RESERVE UM TEMPO E ESPAÇO EM SUA CASA, COLOQUE UMA MÚSICA QUE GOSTE E VEJA O VÍDEO ABAIXO QUE TRARÁ UMA SUGESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO SIMPLES, PORÉM INTERESSANTE PARA NOSSA CORPORALIDADE.
Referências | BARRETO, DÉBORA. DANÇA…: ENSINO, SENTIDOS E POSSIBILIDADES NA ESCOLA. 3° ED – CAMPINAS, SP, AUTORES ASSOCIADOS, 2008. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0421)PRATICAR DIFERENTES MODALIDADES DE DANÇAS. (EAJAEF0423)EXPRESSAR AS RELAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS A PARTIR DA DANÇA. (EAJAEF0424) DIALOGAR SOBRE AS QUESTÕES GERACIONAIS, DE PRECONCEITOS, DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO, DE GÊNERO E VIOLÊNCIA PRESENTES NA DANÇA. |
Geografia | (EAJAGE0403) COMPREENDER AS DIFERENÇAS ÉTNICO-RACIAIS E ÉTNICO-CULTURAIS BRASILEIRAS |