ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM ARTE/DANÇA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
DANÇA XAXADO
O XAXADO TEVE ORIGEM COMO UMA FORMA DE DANÇA DE GUERRA E ENTRETENIMENTO ENTRE OS CANGACEIROS, ESPECIALMENTE NO BANDO DE LAMPIÃO, NOS ANOS INICIAIS DE 1920, PARA COMBATER O TÉDIO E AS DIFICULDADES. EM POUCO TEMPO, FOI ADOTADO POR TODOS OS BANDOS DE CANGACEIROS DO SERTÃO NORDESTINO.
ORIGINALMENTE, ERA UMA DANÇA DE HOMENS, MAS, COM A ADIÇÃO DE MARIA BONITA, AS MULHERES TAMBÉM COMEÇARAM A PRATICÁ-LA. A DANÇA ERA REALIZADA EM CÍRCULOS OU EM FILA, COM O RITMO MARCADO PELAS BATIDAS DA FOICE OU DO FUZIL NO CHÃO, JÁ QUE INICIALMENTE NÃO EXISTIA INSTRUMENTOS MUSICAIS. OS PASSOS ERAM BEM SINCRONIZADOS E INCLUÍAM SAPATEADOS. O CHEFE DO BANDO INICIAVA OS VERSOS, QUE OS DEMAIS COMPLEMENTAVAM COM O CORO. AS LETRAS DAS MÚSICAS VARIAVAM, CONTENDO INSULTOS AOS INIMIGOS, LAMENTOS PELA MORTE DE COMPANHEIROS OU EXALTAÇÕES DE AVENTURAS E CONQUISTAS.
ATUALMENTE, O XAXADO É CONSIDERADO UMA DANÇA FOLCLÓRICA APRESENTADA GERALMENTE EM EVENTOS CULTURAIS, FESTIVAIS E SHOWS, SEM ASSOCIAÇÃO À GUERRA. É EXECUTADA POR HOMENS E MULHERES EM IGUAIS CONDIÇÕES, SEM DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO. SÃO TOCADOS INSTRUMENTOS COMO SANFONA, ZABUMBA E TRIÂNGULO, O QUE CRIA UM RITMO MAIS MELÓDICO E MUSICAL. AS LETRAS DAS MÚSICAS FALAM SOBRE A CULTURA E A HISTÓRIA NORDESTINA. AS COREOGRAFIAS SÃO MAIS ELABORADAS E ESTILIZADAS.
QUESTÃO 1
LEIA O TÍTULO DA REPORTAGEM:
BASEADO NO TÍTULO DA REPORTAGEM, PODEMOS DIZER QUE O XAXADO SURGIU COMO UMA DANÇA DOS
(A) MINERADORES.
(B) PESCADORES.
(C) CANGACEIROS.
(D) AGRICULTORES.
QUESTÃO 2
AS DANÇAS FREQUENTEMENTE EMERGEM EM RESPOSTA A EVENTOS HISTÓRICOS, SOCIAIS E CULTURAIS, REFLETINDO A NECESSIDADE HUMANA DE EXPRESSÃO, CELEBRAÇÃO E COMUNICAÇÃO. POR EXEMPLO, O XAXADO, É UMA DANÇA QUE SURGIU COMO UMA FORMA DE
(A) PRÁTICA RELIGIOSA.
(B) ESPORTE PARA COMPETIÇÃO.
(C) EXPRESSÃO ESPIRITUAL.
(D) ENTRETENIMENTO.
QUESTÃO 3
PREENCHA A TABELA ABAIXO COM CARACTERÍSTICAS DO XAXADO ORIGINAL E DO ATUAL:
ASPECTO | XAXADO ORIGINAL | XAXADO ATUAL |
CONTEXTO DA PRÁTICA | ||
LETRAS DAS MÚSICAS | ||
ACOMPANHAMENTO MUSICAL |
QUESTÃO 4
É IMPORTANTE PRATICAR O XAXADO NOS DIAS DE HOJE? JUSTIFIQUE.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0221) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças . (EJAAD0205) Investigar e compreender aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos presentes em diferentes danças, explorando diferentes matrizes estéticas e culturais, respeitando e partindo da diversidade étnica, cultural, religiosa, dentre outros. |
Referências | BATISTA, Carlos André Bezerra. Chão de memórias: um relato de experiência com a Cia de Danças Xaxado de Parnamirim RN. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: ChaoMemoriasRelato_Batista_2021.pdf (ufrn.br). Acesso em 24 de junho de 2024. |