Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada a educandos da 4ª Série
da Eja.
NA AULA DE HOJE, IREMOS CONHECER UMA DANÇA POPULAR BRASILEIRA, CHAMADA COCO, E PRATICAREMOS UM PASSO BÁSICO DESTA PRÁTICA CORPORAL.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA – DANÇA POPULAR: COCO
NA VIDEOAULA ACIMA, COMPREENDEMOS QUE O COCO É UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL ORIGINADA NO NORDESTE BRASILEIRO, NAS REGIÕES DE PERNAMBUCO, ALAGOAS E PARAÍBA. APRENDEMOS QUE SEU NOME SURGIU DOS CANTOS, QUE OS TRABALHADORES DAS COLHEITAS DE COCO CRIARAM DURANTE O TRABALHO PARA ALIVIAREM A EXTENUANTE JORNADA LABORAL.
ENTENDEMOS QUE O COCO POSSUI MATRIZES AFRICANAS E INDÍGENAS, INTEGRANDO ELEMENTOS CORPORAIS, MUSICAIS E POÉTICOS.
IDENTIFICAMOS TAMBÉM QUE SEU PASSO PRINCIPAL É A PISADA, QUE IREMOS PRATICAR A SEGUIR.
ATIVIDADE 1
VEJA E APRECIE UMA APRESENTAÇÃO DA DANÇA COCO, PELO GRUPO DE DANÇAS POPULARES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ, ORÉ ANACÃ. OBSERVE OS ELEMENTOS DE RITMO MUSICAL E MOVIMENTOS CORPORAIS ESPECÍFICOS DESTA MODALIDADE.
ATIVIDADE 2
GOSTOU DA APRESENTAÇÃO QUE ACABOU DE ASSISTIR NA ATIVIDADE ANTERIOR? PERCEBEU O RITMO E A MARCAÇÃO DOS PASSOS? IDENTIFICOU OS ELEMENTOS MUSICAIS QUE ACOMPANHAM A DANÇA? AGORA CHEGOU O MOMENTO DE VOCÊ APRENDER O PASSO BÁSICO DO COCO, A PISADA. UTILIZE UM ESPAÇO LIVRE NA SUA CASA, USE ROUPAS CONFORTÁVEIS E COLOQUE UM SAPATO CONFORTÁVEL OU PÉS DESCALÇOS PARA EXPERIMENTAR ESSE MOVIMENTO. VEJA O VÍDEO ABAIXO E EXPLORE A PISADA JUNTAMENTE COM A PROFESSORA SARA:
ATIVIDADE 3
COMO FOI VIVENCIAR A PISADA? GOSTOU? TENHO CERTEZA QUE FOI UMA EXPERIÊNCIA INCRÍVEL! AGORA QUE VOCÊ APRENDEU A DANÇAR ESSE PASSO E GOSTOU, QUE TAL DIVULGAR? PARA ISSO, VOCÊ IRÁ CONSTRUIR UM TEXTO INSTRUCIONAL, OU SEJA, ENSINANDO, PASSO A PASSO, COMO EXECUTAR A PISADA. VAMOS LÁ?
- RESERVE FOLHAS DE PAPEL;
- ESCREVA O TÍTULO DO SEU TEXTO, PODE SER O NOME DO PASSO BÁSICO;
- ENUMERE A SEQUÊNCIA DE MOVIMENTOS QUE O CORPO PRECISARÁ FAZER PARA EXECUTAR O PASSO;
- DISTRIBUA O TEXTO PARA AMIGOS E FAMILIARES;
LEMBRE-SE! O TEXTO INSTRUCIONAL PRECISA SER CLARO E OBJETIVO, DE MODO QUE QUALQUER PESSOA QUE O LEIA, CONSIGA ENTENDÊ-LO E EXECUTÁ-LO.
BONS ESTUDOS! ATÉ A PRÓXIMA AULA! TCHAU!
Referencial Bibliográfico | LAGO, ISABELLA VIGGIANO. CULTURA POPULAR EM SALA DE AULA – O ESTUDO GÊNERO COCO. 2011. MONOGRAFIA (LICENCIATURA EM MÚSICA) INSTITUTO VILLA-LOBOS, CENTRO DE LETRAS E ARTES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. AMORIM, NINNO. “A BRICADEIRA DO COCO NO CEARÁ: UM ESTUDO DOS SABERES, DAS PERFORMANCES E DOS RITUAIS”, FORTALEZA-CE, XIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FOLCLORE, SETEMBRO/2007. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0421) PRATICAR DIFERENTES MODALIDADES DE DANÇAS. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0319) PLANEJAR E REDIGIR TEXTOS INSTRUCIONAIS. |