Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 2ª SÉRIE da Eja.
NA AULA DE HOJE IREMOS CONHECER A DANÇA POPULAR SIRIRI.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA DANÇA POPULAR BRASILEIRA – SIRIRI
NA VIDEOAULA DE HOJE CONHECEMOS UMA DANÇA POPULAR BRASILEIRA CHAMADA SIRIRI. COMPREENDEMOS QUE ELA FAZ PARTE DAS DANÇAS DO CENTRO- OESTE BRASILEIRO, SOBRETUDO DE CUIABÁ, CAPITAL DO ESTADO DO MATO GROSSO. ESTÁ PRESENTE HÁ MAIS DE 200 ANOS NESTA REGIÃO.
IDENTIFICAMOS QUE SEUS ELEMENTOS TÊM ORIGENS NAS BRINCADEIRAS INDÍGENAS, AFRICANAS, PORTUGUESAS E ESPANHOLAS. SUAS COREOGRAFIAS SÃO COMPOSTAS POR DESLOCAMENTOS, GIROS E PALMAS, QUE PODEM ACONTECER EM RODA E FILAS, E EM PARES. A MÚSICA QUE ACOMPANHA REMETE A VIDA RIBEIRINHA E TRADIÇÕES RELIGIOSAS, GERALMENTE ALEGRES, TENDO COMO INSTRUMENTOS PRINCIPAIS A VIOLA E O GANZÁ.
ATIVIDADE 1
VAMOS CONHECER MAIS DO SIRIRI? ASSISTA O VÍDEO ABAIXO, DO GRUPO FLOR RIBEIRINHA DO MATO GROSSO, E ATENTE-SE PARA OS ASPECTOS CULTURAIS, HISTÓRICOS E MOVIMENTOS CORPORAIS.
ATIVIDADE 2
NO VÍDEO DA ATIVIDADE ANTERIOR, VIMOS ALGUNS MOVIMENTOS PRÓPRIOS DO SIRIRI. VAMOS TENTAR REALIZÁ-LOS? SE NECESSÁRIO, VEJA O VÍDEO NOVAMENTE. RESERVE UM ESPAÇO EM SUA CASA LIVRE DE OBSTÁCULO, VISTA ROUPAS CONFORTÁVEIS, USE TÊNIS OU FIQUE DESCALÇO, RESPEITE OS LIMITES DO SEU CORPO E HIDRATE-SE. BOA PRÁTICA!
ATIVIDADE 3
LEIA A SITUAÇÃO-PROBLEMA ABAIXO E RESPONDA EM SEU CADERNO:
CARLOS, UM DANÇARINO INICIANTE DE SIRIRI, CONSEGUE DANÇAR TRÊS COREOGRAFIAS POR AULA, E ELE FAZ AULA DUAS VEZES NA SEMANA. QUANTAS COREOGRAFIAS ELE DANÇA DURANTE A SEMANA? E SE CARLOS ADICIONASSE MAIS UMA AULA EM SUA ROTINA, QUANTAS COREOGRAFIAS ELE DANÇARIA AO LONGO DA SEMANA?
ATÉ A PRÓXIMA AULA! TCHAU!
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componente Curricular | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0220) COMPREENDER E VIVENCIAR DIFERENTES MODALIDADES DE DANÇAS DO CONTEXTO REGIONAL E NACIONAL. |
Matemática | (EAJAMA0208) RESOLVER E ELABORAR PROBLEMAS DE MULTIPLICAÇÃO (POR 2, 3, 4, 5 E 10) COM OS SIGNIFICADOS DE ADIÇÃO DE PARCELAS E ELEMENTOS APRESENTADOS EM DISPOSIÇÃO RETANGULAR. |