Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 2ª SÉRIE da Eja.
NA AULA DE HOJE IREMOS COMPREENDER E VIVENCIAR O SAMBA ENQUANTO UMA MODALIDADE DE DANÇA.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA DANÇA POPULAR BRASILEIRA: SAMBA
ATIVIDADE 1
VAMOS PRATICAR PASSOS BÁSICOS DO SAMBA? ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E SIGA AS ORIENTAÇÕES DO PROFESSOR. VISTA ROUPAS CONFORTÁVEIS,ESCOLHA UM ESPAÇO LIVRE DE OBSTÁCULOS, USE TÊNIS OU FIQUE DESCALÇO E NÃO SE ESQUEÇA DE HIDRATAR-SE. BOA PRÁTICA!
ATIVIDADE 2
NA LÍNGUA PORTUGUESA TEMOS TIPOS DE LINGUAGENS, DENTRE ELAS A VERBAL E A NÃO VERBAL. A VERBAL É EXPRESSA POR MEIO DE PALAVRAS ESCRITAS OU FALADAS. JÁ A NÃO VERBAL UTILIZA SIGNOS VISUAIS, COMO, POR EXEMPLO, OS GESTOS CORPORAIS, POSTURA, ILUSTRAÇÕES, PLACAS, MÚSICAS, ENTRE OUTROS. COMPREENDENDO ISTO, LEIA UM TRECHO DA PRIMEIRA MÚSICA DE SAMBA REGISTRADA SOB AUTORIA DE ERNESTO JOAQUIM MARIA DOS SANTOS, CONHECIDO COMO DONGA, EM 1916:
AGORA VEJA UMA PINTURA DE UM RENOMADO ARTISTA BRASILEIRO, DI CAVALCANTI. ESTA OBRA SE CHAMA SAMBA DO ANO DE 1928:
AS DUAS OBRAS DEMONSTRADAS ACIMA COMUNICAM MENSAGENS RELACIONADAS AO MESMO ASSUNTO, PORÉM, COM LINGUAGENS DIFERENTES. APONTE QUAL FOI A LINGUAGEM USADA EM CADA UMA E JUSTIFIQUE.
ATÉ A PRÓXIMA AULA! TCHAU!
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0220) COMPREENDER E VIVENCIAR DIFERENTES MODALIDADES DE DANÇAS DO CONTEXTO REGIONAL E NACIONAL. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0204) DIFERENCIAR A LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL NO TEXTO. |