You are currently viewing Educação Física – DANÇAS DE SALÃO

Educação Física – DANÇAS DE SALÃO

Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da  8ª série  da Eja.

Na aula de hoje vamos dialogar sobre as danças de salão e relacioná-las com questões de gênero.

Fonte: commons.wikimedia.org

ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA DANÇAS DE SALÃO

8ª Série – Eaja – Educação Física – Aula 7 – DANÇAS DE SALÃO

Através da videoaula do Professor Luciano, entendemos que as danças de salão referem-se a diversas modalidades de danças executadas por um par de dançarinos. Podem ser praticadas como entretenimento, integração social e para auxiliar na saúde e qualidade de vida. Existem diversas modalidades de danças de salão, algumas foram desenvolvidas no Brasil, como, por exemplo: o forró, o samba de gafieira e o maxixe.

Entendemos que as danças de salão deveriam ser práticas corporais democráticas, devido suas características e possibilidades acessíveis e ampla a todos, independente das limitações dos corpos, idade, gênero e classe social. Porém, infelizmente, não é isso que ocorre, uma vez que é recorrente atitudes preconceituosas e discriminatórias tanto em relação a homens, onde por exemplo, sua masculinidade é questionada, quanto em mulheres, citando caso, onde seu caráter é contestado.

ATIVIDADE 1

O Forró é uma das modalidades da dança de salão e faz parte da nossa cultura brasileira, sobretudo da cultura nordestina. Refere-se ao gênero musical e também à dança, que levam o mesmo nome. A dança Forró possui passos variados que são desenvolvidos seguindo o ritmo musical, que pode ser o pé de serra, universitário e eletrônico. Veja agora como realizar um passo básico do Forró, o famoso “dois pra lá, dois pra cá”, que é a base para os demais movimentos da dança:

Disponível em: Aula de Forró – Passo Básico – YouTube

Achou fácil? Que tal agora experimentar? Chame seus familiares para aprenderem com você e siga as orientações do professor do vídeo. Agora que já aprenderam, coloque os vários estilos musicais do Forró para que vocês dancem em diferentes velocidades e experimentem conduzir e serem conduzidos na dança. Divirtam-se!

ATIVIDADE 2

Baseado em tudo que aprendeu e vivenciou nesta aula, dialogue com seus familiares e responda em seu caderno, se os movimentos que o corpo executa na dança tem gênero. Justifique sua resposta.

ReferênciasSTRACK, Míriam. Dança de salão: cartografia de uma abordagem feminista. Dissertação
(mestrado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, 2017.
COMIS, Verane. Gênero e movimentos dos corpos na dança de salão, Brasília, DF, 2020.
Maya, Isabela. Machismo: você entende mesmo que significa? Politize, gênero. 08 de julho de 2019. Disponível em < Machismo: você entende mesmo o que significa? | Politize!>. Acesso em 06 de setembro de 2021.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componente CurriculareObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0724) Vivenciar e fruir diferentes modalidades de danças.
(EAJAEF0828) Dialogar sobre as questões geracionais, de saúde, de preconceitos, de modismos, de inclusão/exclusão, de gênero e violência presente na dança, propondo compreensão e superação dos mesmos.