ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRDA COM ARTE/DANÇA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
DANÇA DE SALÃO
As danças de salão são uma forma de expressão artística e corporal que proporcionam interação e conexão entre os dançarinos. A principal característica dessas danças é a sua execução em pares, em que os parceiros se movem em harmonia, sincronizando seus passos e movimentos ao som da música.
O contexto social é um elemento fundamental nas danças de salão, e é por esse motivo que elas são conhecidas como danças sociais. Essas danças são praticadas em eventos sociais, como festas, bailes e encontros comunitários, onde as pessoas se reúnem para dançar, se divertir e interagir umas com as outras.
A estética das danças de salão desempenha um papel crucial na sua apreciação e impacto. Cada modalidade de dança possui sua estética própria, refletindo as características culturais e históricas de sua origem. A expressão corporal dos dançarinos, o figurino, o cenário, a musicalidade e as técnicas utilizadas são elementos estéticos que contribuem para a beleza visual e emocional das danças.
Entre as modalidades de danças de salão mais conhecidas, destacam-se o tango, originário da Argentina, conhecido por sua sensualidade e expressividade; a valsa, que encanta com seus movimentos suaves e fluídos; o soltinho, uma dança brasileira que permite uma maior liberdade e improvisação dos passos; e o forró, com sua energia contagiante e ritmo característico do nordeste do Brasil.
QUESTÃO 1
A dança de salão é uma expressão artística e corporal que envolve diversas modalidades com características específicas. No entanto, há uma característica comum a todas, que é
(A) ser uma prática individual, realizada por uma única pessoa.
(B) ser exclusivamente praticada por crianças e jovens.
(C) ser dançada em pares, com interação harmônica entre eles.
(D) ser vivenciada somente ao som de música clássica.
QUESTÃO 2
Existem várias modalidades de dança de salão com origens diversas. Uma que é genuinamente brasileira, com raízes no nordeste brasileiro, é a/o
(A) soltinho.
(B) forró.
(C) valsa.
(D) tango.
QUESTÃO 3
A estética da dança desempenha um papel importante na preservação da identidade cultural. Através dos trajes típicos, das coreografias tradicionais e dos elementos visuais que refletem a cultura de determinado grupo ou região, a dança contribui para a preservação e valorização das tradições culturais. Faça um desenho ou pegue uma foto da dança de forró e descreva sua estética considerando a expressão corporal, figurino e cenário. Relacione a estética da foto com a cultura e as tradições do forró.
QUESTÃO 4
Quais são as características que tornam as danças de salão serem sinônimo de danças sociais? Explique como essas características podem impactar positivamente a vida das pessoas.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0321) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças. (EJAAD0311) Analisar e contextualizar as manifestações das danças tradicionais e sociais explorando a percepção do sujeito sobre aspectos sensíveis e estéticos característicos de cada manifestação. |
Referência | BREGOLATO, R. A. Cultura corporal da dança. São Paulo: p. 73, Ícone, 2000. |