ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM ARTE/DANÇA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
DANÇA CANINHA VERDE
A CANINHA VERDE, OU CANA VERDE, É UMA DANÇA POPULAR BRASILEIRA. ORIGINÁRIA DE PORTUGAL, FOI INFLUENCIADA TANTO POR SUAS RAÍZES PORTUGUESAS QUANTO PELO CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR NO BRASIL, TRANSFORMANDO-SE EM UMA DANÇA DIFUNDIDA EM VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS.
NO SUL E SUDESTE DO BRASIL, GERALMENTE, A CANINHA VERDE É UMA DANÇA QUE COMPÕE O FANDANGO, UM BAILE OU FESTA COM VÁRIAS DANÇAS. JÁ NO NORDESTE, ESPECIALMENTE NO CEARÁ, A CANINHA VERDE É UMA DANÇA AUTÔNOMA, MAS QUE ABSORVE CARACTERÍSTICAS DE UMA SÉRIE DE OUTRAS DANÇAS E FESTAS POPULARES LOCAIS, O QUE FAZ COM QUE SEJA ÚNICA.
ISSO, EM SUMA, SINTETIZA A CULTURA BRASILEIRA. FESTEJADA PELA DIVERSIDADE, SOMOS UM PAÍS EM QUE AS MANIFESTAÇÕES TRADICIONAIS NÃO SE ESGOTAM NO TEMPO. PELO CONTRÁRIO, SÃO MANTIDAS VIVAS E ALIMENTADAS PELAS INFLUÊNCIAS DO PASSADO E POSSIBILIDADES DO PRESENTE.
QUESTÃO 1
A CANINHA VERDE SURGIU EM PORTUGAL E, NO BRASIL, SOFREU INFLUÊNCIAS DE UM CICLO AGRÍCOLA. ESSE CICLO REFERE-SE
(A) AO CAFÉ.
(B) À BORRACHA.
(C) À CANA-DE-AÇÚCAR.
(D) AO ALGODÃO.
QUESTÃO 2
A DANÇA CANINHA VERDE É BASTANTE POPULAR EM DIVERSOS ESTADOS BRASILEIROS, ASSUMINDO FORMAS DISTINTAS EM CADA REGIÃO. ESSA VARIEDADE DEMONSTRA QUE A CULTURA BRASILEIRA
(A) É POBRE, UNIFORME E INALTERÁVEL.
(B) NÃO SOFREU INFLUÊNCIA DE OUTROS POVOS.
(C) É BASTANTE RICA, PLURAL E DIVERSA.
(D) É RÍGIDA E SEM RAÍZES HISTÓRICAS.
QUESTÃO 3
IDENTIFIQUE SE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO SOBRE A DANÇA CANINHA VERDE SÃO VERDADEIRAS (V) OU FALSAS (F):
( ) A CANINHA VERDE É UMA DANÇA POPULAR ORIGINÁRIA DE PORTUGAL.
( ) NO BRASIL, A DANÇA CANINHA VERDE SE MANTEVE IGUAL ERA EM PORTUGAL.
( ) EM TODO BRASIL A DANÇA CANINHA VERDE SE MANIFESTA DE FORMA IGUAL.
( ) A DANÇA CANINHA VERDE É UMA DANÇA COM INFLUÊNCIAS AFRO-INDÍGENA.
QUESTÃO 4
NA SUA OPINIÃO, É IMPORTANTE PRESERVAR DANÇAS TRADICIONAIS COMO A CANINHA VERDE? JUSTIFIQUE.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0121) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças do contexto regional e nacional. (EJAAD0108) Investigar e compreender aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos presentes em diferentes danças, explorando diferentes matrizes estéticas e culturais, respeitando e partindo da diversidade de corpos e elementos estéticos. |
Referências | BARROSO, Francisco Leonardo Ramos; SOUZA, Circe Macena. Caninha Verde: a memória de uma brincadeira como prática de ensino. Anais do 6º Congresso Científico Nacional de Pesquisadores em Dança – 2ª Edição Virtual. Salvador: Associação Nacional de Pesquisadores em Dança – Editora ANDA, 2021. p. 2167 2171. MACENA-FILHA, Maria de Lourdes. A Caninha Verde no Ceará: um estudo comparativo tendo como referência esta mesma manifestação em outros estados. Festival de Danças Folclóricas de Blumenau, 2024. Disponível em <https://www.digitalmundomiraira.com.br/Patrimonio/DancasTradicionais/CanaVerde/Mucuripe/ArtigoCanaVerdedoMucuripe.pdf>. Acesso em 24/06/2024. |