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EDUCAÇÃO FÍSICA – DANÇA CACURIÁ

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM ARTE/DANÇA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Dança Cacuriá. Roberto Tietzmann. Disponível em: Cacuriá de Dona Teté | Roberto Tietzmann | Flickr.

DANÇA CACURIÁ

CACURIÁ É UMA DANÇA FOLCLÓRICA TRADICIONAL DO MARANHÃO, QUE SURGIU EM 1975 NO MUNICÍPIO DE GUIMARÃES, CRIADA POR DONA FILOCA E SEU LAURO. NO ENTANTO, FOI AMPLAMENTE POPULARIZADA A PARTIR DE 1986 POR DONA TETÉ.

A EXECUÇÃO DA DANÇA CACURIÁ É COMUMENTE PARTE DO FESTEJO DO DIVINO. ELA É REALIZADA POR HOMENS E MULHERES, COM COREOGRAFIAS AO SOM DE TAMBORES E CANTO, E COM OS PARES SE MOVENDO COM MUITO REBOLADO E SENSUALIDADE.

MANTER VIVA A DANÇA CACURIÁ É ESSENCIAL PARA PRESERVAR AS TRADIÇÕES E COSTUMES DO MARANHÃO. ESSA PRÁTICA CORPORAL NÃO É APENAS UMA FORMA DE ENTRETENIMENTO, MAS UMA PODEROSA EXPRESSÃO DA IDENTIDADE CULTURAL DO POVO MARANHENSE. ELA TRANSMITE AS CRENÇAS, HISTÓRIAS E VIVÊNCIAS DA COMUNIDADE, FORTALECENDO O VÍNCULO ENTRE AS GERAÇÕES E GARANTINDO QUE A RIQUEZA CULTURAL DA REGIÃO CONTINUE A SER CELEBRADA E VALORIZADA.

QUESTÃO 1

CACURIÁ É UMA DANÇA DE ORIGEM MARANHENSE. AS CARACTERÍSTICAS MARCANTES DOS MOVIMENTOS DOS DANÇARINOS SÃO PASSOS

(A) RÁPIDOS E ACROBÁTICOS.

(B) SUAVES E ENGESSADOS.

(C) SENSUAIS E REBOLADOS.

(D) RÍGIDOS E SINCRONIZADOS.

QUESTÃO 2

A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR A DANÇA CACURIÁ PARA OS MARANHENSES É

(A) PROMOVER O TURISMO INTERNACIONAL NO MARANHÃO.

(B) MANTER VIVAS AS TRADIÇÕES E COSTUMES CULTURAIS DA REGIÃO.

(C) COMPETIR EM FESTIVAIS DE DANÇA CONTEMPORÂNEA.

(D) ENSINAR TÉCNICAS DE DANÇA MODERNA NAS ESCOLAS LOCAIS.

QUESTÃO 3

ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS OS ADJETIVOS QUE DESCREVEM A DANÇA CACURIÁ:

ALEGREENVOLVENTESENSUALCONTAGIANTE

QUESTÃO 4

USE AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO PARA COMPLETAR A FRASE:

POPULARIDADEMARANHÃOFESTA DO DIVINODANÇACIDADE

CACURIÁ É UMA _______________________ FOLCLÓRICA DO ________________. ORIGINADA EM 1975 NA ____________ DE GUIMARÃES, FOI CRIADA POR DONA FILOCA E SEU LAURO, GANHANDO AMPLA ___________________________ EM 1986 DEVIDO AOS ESFORÇOS DE DONA TETÉ. TRADICIONALMENTE, É APRESENTADA DURANTE A __________________________________.


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0121) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças do contexto regional e nacional.
(EJAAD0108) Investigar e compreender aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos presentes em diferentes danças, explorando diferentes matrizes estéticas e culturais, respeitando e partindo da diversidade de corpos e elementos estéticos.
ReferênciasCUTRIM, Laiana Lindozo Barros. DIVINO CACURIÁ DE DONA TETÉ: LABORARTE COMO ESPAÇO DE (RE) SIGNIFICAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DO CACURIÁ MARANHENSE. ANAIS DO III SEMINÁRIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA, ENSINO E NARRATIVAS, p. 74-84. 2017.
DELGADO, Ana Luiza de Menezes. “Só precisa rebolar?”: Performance e Dinâmica Cultural no Cacuriá Maranhense. Dissertação de Mestrado em Antropologia. Pernambuco: UFPE  2005.