Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos educandos da 3ª Série
da Eja.
NA AULA DE HOJE, IREMOS SABER UM POUCO MAIS SOBRE O FREVO, ALÉM DE VIVENCIAR, COMBINAR E EXPERIMENTAR ELEMENTOS DESTA MODALIDADE DE DANÇA.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA DANÇA BRASILEIRA:FREVO
NA VIDEOAULA ACIMA, APRENDEMOS QUE O FREVO FAZ PARTE DA CULTURA CARNAVALESCA DE PERNAMBUCO E É LINGUAGEM DE DANÇA EXPRESSIVA EM TODO BRASIL. ENTENDEMOS QUE ESTA PRÁTICA CORPORAL TEM ORIGENS MUSICAIS EUROPÉIAS, PORÉM SEUS PASSOS DE DANÇA TÊM FORTES INFLUÊNCIAS DA CAPOEIRA, SENDO ASSIM, ESSA MANIFESTAÇÃO CULTURAL QUE SURGIU NO FINAL DO SÉCULO XIX, REFLETE A ENORME MISTURA QUE DÁ IDENTIDADE AO NOSSO PAÍS, SENDO HOJE PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL, DECLARADO PELA UNESCO EM 2012.
ATIVIDADE 1
ASSISTA O VÍDEO ABAIXO E APRECIE UMA APRESENTAÇÃO DE FREVO DO GRUPO DE DANÇA VIÉGAS/RECIFE-PE. ATENTE-SE PARA OS MOVIMENTOS CORPORAIS, O FIGURINO, A MÚSICA E TAMBÉM UM IMPORTANTE ELEMENTO UTILIZADO NA DANÇA, A SOMBRINHA.
ATIVIDADE 2
O QUE VOCÊ ACHOU DOS MOVIMENTOS CORPORAIS DO FREVO? EXIGEM MUITO PREPARO FÍSICO, NÃO É MESMO?! ESTA APRESENTAÇÃO QUE ACABOU DE ASSISTIR É O FREVO PASSISTA, MODALIDADE MAIS CONHECIDA DESTA DANÇA E QUE É PRATICADO COM MOVIMENTOS MAIS ACROBÁTICOS. ALÉM DESTA MODALIDADE, EXISTE MAIS 2 OUTRAS FORMAS DE SE DANÇAR FREVO, VAMOS CONHECÊ-LAS? RESERVE UM ESPAÇO LIVRE DE OBSTÁCULOS EM SUA CASA, COLOQUE UM TÊNIS OU OUTRO SAPATO CONFORTÁVEL E PRATIQUE, JUNTO COM A PROFESSORA SARA, UM PASSO BÁSICO COMUM ÀS TRÊS MODALIDADES DO FREVO. LEMBRE-SE, ESTES MOVIMENTOS DEVEM SER REALIZADOS DE ACORDO COM OS LIMITES E POSSIBILIDADES DO SEU CORPO.
ATIVIDADE 3
QUE TAL AGORA APRENDER UM POUCO MAIS DE PORTUGUÊS ATRAVÉS DO FREVO? CONHECE LITERATURA DE CORDEL?
A LITERATURA DE CORDEL É UM GÊNERO LITERÁRIO DA NOSSA CULTURA POPULAR, COM GRANDE DESTAQUE NO NORDESTE BRASILEIRO. SÃO POESIAS QUE ABORDAM DIVERSOS TEMAS, SENDO IMPRESSAS E DIVULGADAS EM FOLHETOS. ALÉM DISSO, CONTÉM ILUSTRAÇÕES FEITAS COM O PROCESSO DE XILOGRAFIA, QUE É A ARTE DE GRAVAR EM MADEIRA, UMA ESPÉCIE DE CARIMBO. ESSE FORMATO FOI INSPIRADO NOS CORDÉIS LUSITANOS, TRAZIDOS AO BRASIL PELOS COLONIZADORES PORTUGUESES.
VEJA UM TRECHO DE UM POEMA DE CORDEL, DE DAVI TEIXEIRA, SOBRE O FREVO:
AGORA RESPONDA EM SEU CADERNO:
- O QUE VOCÊ COMPREENDE SOBRE O FREVO NÃO SER REFÉM DO CARNAVAL? O QUE SIGNIFICA ESSA MENSAGEM?
- NAS IMAGENS, OS MOVIMENTOS EXECUTADOS PELOS DANÇARINOS SÃO DE QUAL MODALIDADE DO FREVO?
- O CORDEL CITA NOMES DE GRANDES ARTISTAS PERNANBUCANOS REPRESENTANTES DO FREVO. QUEM SÃO?
SAIBA MAIS! ACESSE O LINK E ASSISTA AO VÍDEO QUE CONTA A HISTÓRIA DE UM DOS MAIORES SÍMBOLOS DO CARNAVAL PERNANBUCANO, A SOMBRINHA DO FREVO. LINK: (121) A história da sombrinha de frevo! – YouTube.
Referencial Bibliográfico | BRASIL. INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL – DEPARTAMENTO DO PATRIMÔNIO IMATERIAL. DOSSIÊ IPHAN 14 – FREVO. 2016, DF. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0321) VIVENCIAR E FRUIR DIFERENTES MODALIDADES DE DANÇAS |
Língua Portuguesa | (EAJALP0308) CONHECER E APRECIAR A LITERATURA DE CORDEL E OBSERVAR AS DIVERSAS POSSIBILIDADES DA LINGUAGEM POÉTICA. |