Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada a educandos da 4ª Série
da Eja.
NA AULA DE HOJE IREMOS CONHECER UMA DANÇA POPULAR BRASILEIRA TÍPICA DA NOSSA REGIÃO, A CATIRA. VAMOS EXPERIMENTAR SEU PASSO BÁSICO E COMPREENDER UM POUCO DAS SUAS RELAÇÕES COM NOSSA CULTURA.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA DANÇA BRASILEIRA: CATIRA
NA VÍDEOAULA ACIMA, COMPREENDEMOS QUE A CATIRA SURGIU DA MISTURA DE COSTUMES E HÁBITOS DOS JESUÍTAS COM OS INDÍGENAS, NO PERÍODO COLONIAL DO BRASIL. HÁ TAMBÉM PESQUISADORES QUE INCLUEM ELEMENTOS DE MATRIZES AFRICANAS E ESPANHOLAS NA CONSTITUIÇÃO DA CATIRA.
PERCEBEMOS QUE A CATIRA SE TORNOU TRADICIONAL EM NOSSO ESTADO DEVIDO À INFLUÊNCIA MINEIRA E PAULISTA ATRAVÉS DOS BANDEIRANTES, QUE CHEGARAM POR AQUI TRAZENDO A CULTURA CAIPIRA.
IDENTIFICAMOS QUE A CATIRA TAMBÉM POSSUI OUTRO NOME “CATERETÊ”, QUE É UM TERMO DE ORIGEM TUPI. ENTENDEMOS QUE A CATIRA PODE SER DANÇADA DE DUAS FORMAS: RECORTADA E MODA DE VIOLA, QUE SE VINCULAM DIRETAMENTE À SUA MÚSICA, E QUE SEUS PASSOS CARACTERÍSTICOS SÃO AS BATIDAS DOS PÉS NO CHÃO E AS PALMAS MARCADAS.
ATIVIDADE 1
ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E APRECIE UMA APRESENTAÇÃO DE CATIRA DO GRUPO “OS FAVORITOS DA CATIRA”. ATENTE-SE AOS MOVIMENTOS CORPORAIS, OS TRAJES, ACESSÓRIOS, MUSICALIDADE E O CANTO.
ATIVIDADE 2
CHEGOU O MOMENTO DE PRATICARMOS A CATIRA. VAMOS VIVENCIAR ELEMENTOS BÁSICOS PARA CORPORALIZARMOS ESSA DANÇA. RESERVE UM ESPAÇO LIVRE DE OBSTÁCULOS EM SUA CASA, CALCE UM SAPATO CONFORTÁVEL OU, CASO TENHA BOTA OU BOTINA, FIQUE À VONTADE PARA USAR E EXPLORE OS MOVIMENTOS JUNTAMENTE COM A PROFESSORA SARA.
ATIVIDADE 3
VAMOS APRENDER UM POUCO DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DA CATIRA? LEIA UM TRECHO DO TEXTO ABAIXO, EXTRAÍDO DO LIVRO CARTILHA DO FOLCLORE BRASILEIRO DE BARIANI ORTÊNCIO:
AGORA RESPONDA EM SEU CADERNO:
- A CATIRA É DANÇADA POR QUEM?
- O QUE CARACTERIZA A CATIRA?
- COMO É CHAMADA A CATIRA EM SÃO PAULO?
- BARIANI ORTÊNCIO ESCREVEU EM 1996: “DANÇADA SÓ POR HOMENS”. ESSE CENÁRIO CATIREIRO ERA EXCLUSIVAMENTE MASCULINO POIS ACREDITA-SE QUE OS GRUPOS TROPEIROS APROVEITAVAM SEUS MOMENTOS DE LAZER DANÇANDO CATIRA. MAS HOJE PODEMOS VER MULHERES CATIREIRAS PARTICIPANDO ATIVAMENTE DESTA MANIFESTAÇÃO CULTURAL. DIALOGUE COM SEUS FAMILIARES SOBRE ESSA QUESTÃO, SE CONCORDAM COM A PRESENÇA FEMININA NA CATIRA e EXPONHAM SUAS JUSTIFICATIVAS.
BONS ESTUDOS! ATÉ A PRÓXIMA! TCHAU!
Referencial Bibliográfico | ORTENCIO, Waldomiro Bariani, 1923. Cartilha do folclore. Goiânia: Ed. UCG,1996. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0421) PRATICAR DIFERENTES MODALIDADES DE DANÇAS. (EAJAEF0424) DIALOGAR SOBRE AS QUESTÕES GERACIONAIS, DE PRECONCEITOS, DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO, DE GÊNERO E VIOLÊNCIA PRESENTES NA DANÇA. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0419) IDENTIFICAR INFORMAÇÕES EXPLÍCITAS EM TEXTOS. |