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EDUCAÇÃO FÍSICA – DANÇA AFRO-BRASILEIRA: JONGO

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM ARTE/DANÇA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Roda de Jongo. Mídia Ninja, Flickr. Disponível em: Roda de Jongo – Marcha das Mulheres Negras | 07/03/2015 Ce… | Flickr.

DANÇA AFRO-BRASILEIRA: JONGO

O JONGO É UMA EXPRESSÃO CULTURAL AFRO-BRASILEIRA QUE ENGLOBA UMA DIVERSIDADE DE ELEMENTOS, SENDO A DANÇA, AO SOM DOS TAMBORES E DA EXPRESSÃO VOCAL, UM DOS PRINCIPAIS DESTAQUES.

 ORIGINADO NA REGIÃO AFRICANA DE ANGOLA, O JONGO FOI TRAZIDO PARA O BRASIL DURANTE O PERÍODO COLONIAL, JUNTO COM OS INDIVÍDUOS AFRICANOS ESCRAVIZADOS. ERA UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO, EXPRESSÃO E RESISTÊNCIA, UMA FONTE DE FORÇA DIANTE DAS ADVERSIDADES.

AO LONGO DOS SÉCULOS, O JONGO CONTINUOU A SER PRATICADO NAS COMUNIDADES AFRO-BRASILEIRAS, PRESERVANDO SUAS RAÍZES E EVOLUINDO AO LONGO DO TEMPO. HOJE, ESSA MANIFESTAÇÃO CULTURAL SE ESTABELECEU COMO UMA FORMA DE PROMOVER E VALORIZAR A CULTURA AFRO-BRASILEIRA, MANTENDO VIVA A IDENTIDADE E A MEMÓRIA DOS ANTEPASSADOS.

QUESTÃO 1

O JONGO É UMA FORMA DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL AFRO-BRASILEIRA QUE TEM COMO PRINCIPAIS ELEMENTOS A

(A) DANÇA, TAMBOR E PONTO.

(B) CULINÁRIA, DANÇA E CANTO.

(C) GAITA, MÚSICA E DANÇA.

(D) FOTOGRAFIA, DANÇA E RITMO.

QUESTÃO 2

O CONTEXTO HISTÓRICO QUE O JONGO SE DESENVOLVEU NO BRASIL FOI O/A

(A) ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO.

(B) DITADURA MILITAR.

(C) COLONIZAÇÃO PORTUGUESA.

(D) INDEPENDÊNCIA DO PAÍS.

QUESTÃO 3

POR QUE É IMPORTANTE VALORIZAR, PROTEGER E PROMOVER O JONGO NO BRASIL?

QUESTÃO 4

AO LONGO DO TEMPO, O JONGO INFLUENCIOU O DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E PRÁTICAS CORPORAIS AFRO-BRASILEIRAS. CITE UM EXEMPLO.


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0121) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças do contexto regional e nacional.
(EJAAD0108) Investigar e compreender aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos presentes em diferentes danças, explorando diferentes matrizes estéticas e culturais, respeitando e partindo da diversidade de corpos e elementos estéticos.
ReferênciasIPHAN. Dossiê Jongo no Sudeste. Brasília, DF : Iphan, 2007. Disponível em: PatImDos_jongo_m.pdf (iphan.gov.br). Acesso em 26 de maio de 2023.
ALVAREZ, Iana Lopes. “Vai buscar jongueiro aonde está, com o jongo temos que continuar”: um estudo da continuidade no jongo. São Carlos, 2019. Disponível em: dissertacao-Iana versaocorrigida.pdf (ufscar.br). Acesso em 26 de maio de 2023.