ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM ARTE/DANÇA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
DANÇA AFRO-BRASILEIRA: JONGO
O JONGO É UMA EXPRESSÃO CULTURAL AFRO-BRASILEIRA QUE ENGLOBA UMA DIVERSIDADE DE ELEMENTOS, SENDO A DANÇA, AO SOM DOS TAMBORES E DA EXPRESSÃO VOCAL, UM DOS PRINCIPAIS DESTAQUES.
ORIGINADO NA REGIÃO AFRICANA DE ANGOLA, O JONGO FOI TRAZIDO PARA O BRASIL DURANTE O PERÍODO COLONIAL, JUNTO COM OS INDIVÍDUOS AFRICANOS ESCRAVIZADOS. ERA UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO, EXPRESSÃO E RESISTÊNCIA, UMA FONTE DE FORÇA DIANTE DAS ADVERSIDADES.
AO LONGO DOS SÉCULOS, O JONGO CONTINUOU A SER PRATICADO NAS COMUNIDADES AFRO-BRASILEIRAS, PRESERVANDO SUAS RAÍZES E EVOLUINDO AO LONGO DO TEMPO. HOJE, ESSA MANIFESTAÇÃO CULTURAL SE ESTABELECEU COMO UMA FORMA DE PROMOVER E VALORIZAR A CULTURA AFRO-BRASILEIRA, MANTENDO VIVA A IDENTIDADE E A MEMÓRIA DOS ANTEPASSADOS.
QUESTÃO 1
O JONGO É UMA FORMA DE MANIFESTAÇÃO CULTURAL AFRO-BRASILEIRA QUE TEM COMO PRINCIPAIS ELEMENTOS A
(A) DANÇA, TAMBOR E PONTO.
(B) CULINÁRIA, DANÇA E CANTO.
(C) GAITA, MÚSICA E DANÇA.
(D) FOTOGRAFIA, DANÇA E RITMO.
QUESTÃO 2
O CONTEXTO HISTÓRICO QUE O JONGO SE DESENVOLVEU NO BRASIL FOI O/A
(A) ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO.
(B) DITADURA MILITAR.
(C) COLONIZAÇÃO PORTUGUESA.
(D) INDEPENDÊNCIA DO PAÍS.
QUESTÃO 3
POR QUE É IMPORTANTE VALORIZAR, PROTEGER E PROMOVER O JONGO NO BRASIL?
QUESTÃO 4
AO LONGO DO TEMPO, O JONGO INFLUENCIOU O DESENVOLVIMENTO DE OUTRAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS E PRÁTICAS CORPORAIS AFRO-BRASILEIRAS. CITE UM EXEMPLO.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0121) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças do contexto regional e nacional. (EJAAD0108) Investigar e compreender aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos presentes em diferentes danças, explorando diferentes matrizes estéticas e culturais, respeitando e partindo da diversidade de corpos e elementos estéticos. |
Referências | IPHAN. Dossiê Jongo no Sudeste. Brasília, DF : Iphan, 2007. Disponível em: PatImDos_jongo_m.pdf (iphan.gov.br). Acesso em 26 de maio de 2023. ALVAREZ, Iana Lopes. “Vai buscar jongueiro aonde está, com o jongo temos que continuar”: um estudo da continuidade no jongo. São Carlos, 2019. Disponível em: dissertacao-Iana versaocorrigida.pdf (ufscar.br). Acesso em 26 de maio de 2023. |