Olá, estudante! Esta videoaula de EDUCAÇÃO FÍSICA – para 1ª Série – Eja – foi veiculada na TV no dia 21/06/2021 (segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NESTA VIDEOAULA DE HOJE, IREMOS CONHECER MAIS SOBRE O FORRÓ QUE FAZ PARTE DA NOSSA IDENTIDADE BRASILEIRA.
ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA: FORRÓ
NA VIDEOAULA ACIMA, APRENDEMOS QUE O FORRÓ PODE REFERIR-SE AO GÊNERO MUSICAL E TAMBÉM A UMA MODALIDADE DE DANÇA, TÍPICOS DA CULTURA BRASILEIRA. ENTENDEMOS QUE A DANÇA FORRÓ PODE SER PRATICADA POR TODOS E TRAZ INÚMEROS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE.
ATIVIDADE 1
VIVENCIE VÁRIAS VEZES O PASSO BÁSICO DE FORRÓ ENSINADO NA VIDEOAULA PELA PROFESSORA SARA. POSTERIORMENTE, COLOQUE A MÚSICA DE FORRÓ QUE MAIS LHE AGRADA E CHAME SEUS FAMILIARES PARA DANÇAR COM VOCÊ. DIVIRTA-SE.
ATIVIDADE 2
O RITMO MUSICAL FORRÓ É MARCADO POR INSTRUMENTOS COMO SANFONA, TRIÂNGULO E ZABUMBA. SEU COMPASSO É QUATERNÁRIO, OU SEJA, É FORMADO PELO CONJUNTO DE 4 TEMPOS, SENDO O PRIMEIRO TEMPO FORTE, O SEGUNDO FRACO, O TERCEIRO MÉDIO E O ÚLTIMO FRACO. OUÇA A MÚSICA ABAIXO DE DOMINGUINHOS E ESCREVA, EM SEU CADERNO, O NOME DO INSTRUMENTO QUE DÁ INÍCIO AO COMPASSO QUATERNÁRIO DA CANÇÃO.
ATIVIDADE 3
O FORRÓ É DIVIDIDO EM TRÊS CATEGORIAS MARCADAS PELO UNIVERSO RURAL DO HOMEM, URBANIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO DO ESTILO AO MERCADO. PARA SABER MAIS SOBRE ESSAS CATEGORIAS, OBSERVE A FIGURA ABAIXO:
ATIVIDADE 4
APÓS ANALISAR A IMAGEM DA ATIVIDADE ANTERIOR, ESCREVA EM SEU CADERNO, O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE AS TRÊS CATEGORIAS DO GÊNERO MUSICAL FORRÓ.
Referencial Bibliográfico | REBELO, S, M. Mais Definições em Trânsitos. Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, UFBA. 7° Edição, Salvador-BA, 2011. REBELO, S, M. AS CONEXÕES DO FORRÓ COM DIFERENTES REALIDADES NA SUA TRAJETÓRIA. Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. UFBA, Salvador-BA, 2007. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0119) CONHECER A DANÇA NAS SUAS ORIGENS E EVOLUÇÃO HISTÓRICA, ESTABELECENDO RELAÇÕES COM A SOCIEDADE ATUAL. (EAJAEF0120) RECONHECER E VIVENCIAR DIFERENTES MODALIDADES DE DANÇAS DO CONTEXTO REGIONAL E NACIONAL. (EAJAEF0121) EXPERIMENTAR DIFERENTES ELEMENTOS DA DANÇA. |
Arte | (EAJAAR0127) ANALISAR A MÚSICA COMO ÁREA DE CONHECIMENTO, RECONHECENDO SUAS PARTICULARIDADES A PARTIR DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL. |
Geografia | (EAJAGE0112) ELABORAR E INTERPRETAR MAPAS MENTAIS E DESENHOS COM BASE EM TRAJETOS, ESTRADAS E CAMINHOS. |
Língua Portuguesa | (EAJALP0119) CONHECER E APRECIAR OS GÊNEROS POÉTICOS DA CULTURA GOIANA E DE OUTRAS REGIÕES DO BRASIL. |