You are currently viewing Educação Física: FORRÓ

Educação Física: FORRÓ

Olá, estudante! Esta videoaula de EDUCAÇÃO FÍSICA – para 1ª Série Eja – foi veiculada na TV no dia 21/06/2021 (segunda-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

NESTA VIDEOAULA DE HOJE, IREMOS CONHECER MAIS SOBRE O FORRÓ QUE FAZ PARTE DA NOSSA IDENTIDADE BRASILEIRA.

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA:  FORRÓ

Fonte: Eaja – Educação Física – 1ª Série – Aula 3

NA VIDEOAULA ACIMA, APRENDEMOS QUE O FORRÓ PODE REFERIR-SE AO GÊNERO MUSICAL E TAMBÉM A UMA MODALIDADE DE DANÇA, TÍPICOS DA CULTURA BRASILEIRA. ENTENDEMOS QUE A DANÇA FORRÓ PODE SER PRATICADA POR TODOS E TRAZ INÚMEROS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE.

ATIVIDADE 1

VIVENCIE VÁRIAS VEZES O PASSO BÁSICO DE FORRÓ ENSINADO NA VIDEOAULA PELA PROFESSORA SARA. POSTERIORMENTE, COLOQUE A MÚSICA DE FORRÓ QUE MAIS LHE AGRADA E CHAME SEUS FAMILIARES PARA DANÇAR COM VOCÊ. DIVIRTA-SE.

ATIVIDADE 2

O RITMO MUSICAL FORRÓ É MARCADO POR INSTRUMENTOS COMO SANFONA, TRIÂNGULO E ZABUMBA. SEU COMPASSO É QUATERNÁRIO, OU SEJA, É FORMADO PELO CONJUNTO DE 4 TEMPOS, SENDO O PRIMEIRO TEMPO FORTE, O SEGUNDO FRACO, O TERCEIRO MÉDIO E O ÚLTIMO FRACO. OUÇA A MÚSICA ABAIXO DE DOMINGUINHOS E ESCREVA, EM SEU CADERNO, O NOME DO INSTRUMENTO QUE DÁ INÍCIO AO COMPASSO QUATERNÁRIO DA CANÇÃO.

Fonte: Carece de Explicação – Dominguinhos/ Canal: Marcolino Reis/ Disponível: (12) Carece de Explicação – DOMINGUINHOS – YouTube

ATIVIDADE 3

O FORRÓ É DIVIDIDO EM TRÊS CATEGORIAS MARCADAS PELO UNIVERSO RURAL DO HOMEM, URBANIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO DO ESTILO AO MERCADO. PARA SABER MAIS SOBRE ESSAS CATEGORIAS, OBSERVE A FIGURA ABAIXO:

Fonte: Arquivo pessoal Professora Sara

ATIVIDADE 4

APÓS ANALISAR A IMAGEM DA ATIVIDADE ANTERIOR, ESCREVA EM SEU CADERNO, O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE AS TRÊS CATEGORIAS DO GÊNERO MUSICAL FORRÓ.


Referencial Bibliográfico REBELO, S, M. Mais Definições em Trânsitos. Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, UFBA. 7° Edição, Salvador-BA, 2011. 
REBELO, S, M. AS CONEXÕES DO FORRÓ COM DIFERENTES REALIDADES NA SUA TRAJETÓRIA. Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura. UFBA, Salvador-BA, 2007.

Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).

Componentes CurricularesObjetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento
Educação Física(EAJAEF0119) CONHECER A DANÇA NAS SUAS ORIGENS E EVOLUÇÃO HISTÓRICA, ESTABELECENDO RELAÇÕES COM A SOCIEDADE ATUAL. 
(EAJAEF0120) RECONHECER E VIVENCIAR DIFERENTES MODALIDADES DE DANÇAS DO CONTEXTO REGIONAL E NACIONAL. 
(EAJAEF0121) EXPERIMENTAR DIFERENTES ELEMENTOS DA DANÇA.
Arte(EAJAAR0127) ANALISAR A MÚSICA COMO ÁREA DE CONHECIMENTO, RECONHECENDO SUAS PARTICULARIDADES A PARTIR DO CONTEXTO SOCIOCULTURAL.
Geografia(EAJAGE0112) ELABORAR E INTERPRETAR MAPAS MENTAIS E DESENHOS COM BASE EM TRAJETOS, ESTRADAS E CAMINHOS.
Língua Portuguesa(EAJALP0119) CONHECER E APRECIAR OS GÊNEROS POÉTICOS DA CULTURA GOIANA E DE OUTRAS REGIÕES DO BRASIL.