ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO TERCEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
CLASSIFICAÇÃO DOS ESPORTES
As práticas corporais organizadas, que envolvem competição e seguem regras estabelecidas, são chamadas de esportes. Eles podem ser praticados de forma individual ou em equipe e são classificados em duas categorias principais com base na lógica interna: esportes sem interação direta com adversários e esportes com interação direta.
Esportes sem interação direta são aqueles em que os competidores não interferem diretamente nas ações uns dos outros. Exemplos desses esportes incluem:
- Esportes de marca: os atletas buscam alcançar resultados medidos em metros, segundos ou quilos, como no atletismo, ciclismo e natação.
- Esportes de precisão: a habilidade principal é acertar alvos, como no tiro com arco, golfe e bocha.
- Esportes técnico-combinatórios: se baseiam na execução de movimentos complexos e estéticos, avaliados por juízes, como a ginástica, o nado sincronizado e a patinação artística.
Por outro lado, esportes com interação direta envolvem a disputa direta entre os competidores, que podem interferir nas ações uns dos outros. Exemplos incluem:
- Esportes de invasão: duas equipes disputam para defender seu campo e invadir o território adversário, como no futebol, basquete e handebol.
- Esportes de rede/parede: o objetivo é lançar uma bola ou objeto sobre uma rede ou contra uma parede, como no vôlei, tênis e squash.
- Esportes de campo e taco: consiste em uma equipe tentar defender seu campo e rebater uma bola enquanto a outra busca recuperá-la, como no beisebol e críquete.
- Esportes de combate: envolvem disputas corpo a corpo ou com o uso de objetos, como no boxe, judô e esgrima.
Essa classificação ajuda a entender as dinâmicas de cada modalidade e as estratégias envolvidas em cada tipo de competição.
QUESTÃO 1
Para que uma prática corporal seja considerada um esporte, ela precisa atender a certas características, entre elas o aspecto
(A) cooperativo.
(B) competitivo.
(C) lúdico.
(D) coletivo.
QUESTÃO 2
Os esportes podem ser classificados com base na lógica interna. A partir disso, foram agrupados sete tipos diferentes de esportes, sendo eles
(A) técnicos, marca, invasão, recreativos, campo e taco, rede/parede e técnico-combinatórios.
(B) marca, invasão, campo e taco, rede/parede, combate, técnico-combinatórios e precisão.
(C) combate, precisão, práticas corporais de aventura, esportes radicais e de alta performance.
(D) lúdicos, resistência, alta performance, cooperativos, competitivos, coletivos e individuais.
QUESTÃO 3
Os esportes de marca são aqueles em que os atletas competem comparando os resultados, como tempos, distâncias ou pesos. Observe as imagens e selecione aquelas que representam esse tipo de esporte:
QUESTÃO 4
Os esportes de invasão são aqueles em que
(A) os jogadores devem lançar uma bola sobre uma rede para o oponente.
(B) as equipes alternam-se em atacar o campo oposto e defender o seu.
(C) o objetivo é acertar ou aproximar de um alvo fixo com precisão.
(D) os atletas executam movimentos estéticos e técnicos para pontuar.
QUESTÃO 5
Esportes de campo e taco têm como objetivo
(A) acertar ou chegar perto de um alvo que pode estar em movimento ou não.
(B) proteger sua base e rebater a bola dificultando a recuperação do adversário.
(C) realizar movimentos estéticos, acrobáticos e técnicos de forma individual.
(D) lançar a bola, coletivamente, por cima de uma rede para marcar pontos.
QUESTÃO 6
Nos esportes de combate, os atletas vencem por meio de
(A) execução de movimentos estéticos.
(B) controle, domínio e posse de bola.
(C) mirar e acertar um alvo fixo.
(D) toques, imobilizações ou nocautes.
QUESTÃO 7
Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, a ginasta Rebeca Andrade foi um dos maiores destaques da equipe brasileira. Ela brilhou ao conquistar quatro medalhas: ouro no solo, duas pratas, no individual geral e no salto, além de um bronze por equipes. Qual o nome do esporte que Rebeca Andrade pratica? Como ele é classificado?
QUESTÃO 7
Vários jogadores de futebol, que é um esporte de invasão, podem sofrer alterações no ritmo cardíaco. Enquanto alguns conseguem continuar jogando, outros são forçados a encerrar suas carreiras mais cedo. Em casos trágicos, houve até mortes em campo, como a de Juan Izquierdo. Por isso, é fundamental ter orientação médica e de professores de Educação Física, tanto para atletas de alto desempenho quanto para quem pratica esportes por lazer e em busca de saúde. Assim, quando realizados de forma segura e adequada, os esportes podem oferecer muitos benefícios ao coração e ao sistema cardiovascular, como
(A) enfraquecer o músculo cardíaco.
(B) melhorar a circulação sanguínea.
(C) aumentar a pressão arterial.
(D) endurecer as artérias coronarianas.
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Ciências da Natureza |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0308) Reconhecer e vivenciar as diferentes modalidades esportivas. (EJACI0318) Reconhecer o coração como um órgão muscular, discutindo sua localização, seu funcionamento e sua função no sistema circulatório. |
Referências | BARROSO, A. L. R.; DARIDO, S. C. Compreensão e avaliação de um modelo de classificação do esporte na educação física escolar: visão de professores. Conexões, Campinas, SP, v. 17, p. e019011, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.20396/conex.v17i0.8654139. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8654139. Acesso em 12 de setembro de 2024. |