Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Classificação das Lutas
As lutas são práticas corporais centradas no corpo do adversário, com ou sem o uso de armas brancas, e compostas de golpes/ técnicas de ataque e defesa pessoal, bem como também de tradições e valores morais conforme as características da sociedade que criou cada estilo de luta.
Assim como todas as outras práticas corporais, as lutas surgiram de necessidades e interesses construídos historicamente. E os interesses e necessidades que levaram ao surgimento das lutas estão voltados para a autodefesa, a guerra, e a luta por liberdade.
Muitos estilos existem e são praticados desde a antiguidade, sendo que no passado essas práticas aconteciam através de combates reais e, muitas vezes, mortais. Mas, atualmente, a maioria das pessoas praticam alguma forma de luta como forma de atividade física, ou seja, como forma de lazer e como forma de melhorar a saúde e a qualidade de vida. Além disso, existe a esportivização das lutas, ou seja, muitas se tornaram práticas esportivas onde os combates agora acontecem nas competições, com regras que visam proporcionar uma disputa justa e, principalmente, buscam garantir a integridade física dos atletas e o respeito entre os adversários.
Podemos classificar as lutas de várias formas, conforme diferentes critérios. Mas, na educação brasileira, a principal forma de classificarmos as lutas é conforme a distância entre os lutadores. Dessa forma, temos:
a) As lutas Agarradas ou de Curta Distância: são aquelas onde os lutadores aplicam golpes que visam derrubar e imobilizar o adversário, como por exemplo torções, chaves, estrangulamentos e quedas. Como exemplos de lutas agarradas temos o judô, o jiu jitsu, a luta marajoara, o sumô e o aikidô, entre outras.
b) As lutas de Média Distância: são aquelas onde os lutadores desferem golpes contundentes como socos e chutes. Como exemplos de lutas à média distância temos o Karatê, o boxe, o kung fu, a capoeira, Taekwondo e o Muay Thai, entre outras.
c) As lutas a Longa Distância: que são aquelas onde os lutadores utilizam alguma arma branca, como espadas, facas e bastões. Como exemplos podemos citar o Kung Fu e a Esgrima.
Questão 1
As lutas são práticas corporais centradas no corpo do adversário e compostas por técnicas de ataque e defesa pessoal, bem como também
(A) violência gratuita e desrespeito aos adversários.
(B) o uso de armas de fogo modernas e letais.
(C) por tradições e valores conforme cada sociedade.
(D) por movimentos expressivos conforme a música.
Questão 2
Podemos classificar os diferentes tipos de lutas de várias formas e por diferentes critérios. Mas, na educação brasileira o principal critério para classificar as lutas é
(A) o local de origem de cada luta.
(B) a época de origem de cada luta.
(C) a distância entre os lutadores.
(D) conforme a quantidade de praticantes.
Questão 3
As práticas corporais surgiram a partir de necessidades e interesses historicamente construídos. Dessa forma, quais foram os interesses e necessidades que levaram ao surgimento das lutas?
Questão 4
O que é a esportivização das Lutas?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0630) Compreender e ampliar os conhecimentos sobre valores, normas, objetivos e fundamentos presentes nas lutas nacionais e mundiais. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |