Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Circuito de Aventura
As práticas corporais de aventura são atividades que buscam superar os desafios que o meio ambiente urbano ou na natureza podem proporcionar, buscando sentir a “vertigem” (adrenalina/emoção) que a atividade proporciona com o máximo controle dos riscos.
A prática de aventura só é possível através da integração com o meio ambiente, essa ligação acaba levando esses praticantes a refletir sobre as questões ambientais relacionadas à preservação, conservação e adequação do meio ambiente, pois a continuidade dessas práticas depende do meio ambiente.
Preservar é manter a natureza intocada pelo ser humano. Conservar o meio ambiente é utilizar seus recursos de forma sustentável. Adequar é preparar o meio ambiente, em especial o urbano, para a prática de aventura, como por exemplo a criação de ciclovias e pistas de skate ou parkour.
Podemos praticar aventura na natureza ou no meio ambiente urbano, com práticas como:
Parkour: trata-se de uma prática urbana que procura superar os obstáculos encontrados em calçadas, praças e pistas, através de saltos, rolamentos, transposições e aterrissagens.
Escalada: trata-se de uma atividade originalmente praticada na natureza, mas que foi adaptada também para o meio urbano através de paredões artificiais.
Corrida de Orientação: é uma corrida onde os participantes devem saber se orientar por mapas e bússolas. Além disso, eles precisam superar vários tipos de obstáculos ou desafios pelo trajeto.
Na escola, podemos reunir alguns movimentos/elementos básicos das diferentes práticas de aventura e, assim, montar um circuito de aventura. Contudo, tão importante quanto selecionar as atividades adequadas às características dos estudantes é observar, com rigor, todos os procedimentos e equipamentos de segurança necessários para a prática.
Após a prática do circuito é importante refletirmos sobre o meio ambiente onde praticamos aventura, como podemos preservar, conservar e adequar esse meio ambiente para a continuidade da prática com mais qualidade e segurança.
Questão 1
As Práticas de Aventura são
(A) práticas corporais competitivas e com regras oficiais elaboradas por uma federação esportiva.
(B) práticas corporais que procuram superar os desafios do meio ambiente com o máximo controle dos riscos.
(C) práticas corporais expressivas, com movimentos ritmados e organizados em passos ou coreografias.
(D) práticas corporais lúdicas e com regras flexíveis para garantir a diversão e a inclusão de todos.
Questão 2
As Práticas Corporais de Aventura podem ser praticadas
(A) em espaços pequenos e sem obstáculos.
(B) somente em quadras e campinhos de terra.
(C) apenas através do celular ou videogame.
(D) na natureza e no meio ambiente urbano.
Questão 3
As práticas corporais acontecem na interação do ser humano com o meio ambiente, por esse motivo seus praticantes se preocupam tanto com as questões ambientais, como a preservação, conservação e adequação do meio ambiente, para manter a continuidade de suas práticas. Explique os termos: conservação do meio ambiente; preservação do meio ambiente; e adequação do meio ambiente.
Questão 4
Como podemos adequar nosso meio ambiente urbano para possibilitar a prática de aventura de forma mais segura e com mais qualidade?
SAIBA MAIS:
Assista ao vídeo do Professor Luciano para você aprender mais sobre os circuitos de PCA na escola
Circuito de Aventura na Escola
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EAJAEF0538) Reconhecer o que são práticas corporais de aventura. (EAJAEF0540) Relacionar as práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |