ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM ARTE/DANÇA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
CATIRA
A CATIRA, QUE TAMBÉM É CONHECIDA COMO CATERETÊ É UMA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL QUE PRESERVA AS TRADIÇÕES E A IDENTIDADE DO POVO BRASILEIRO. COMO UMA DAS EXPRESSÕES MAIS ANTIGAS DA CULTURA CAIPIRA, ELA É APRECIADA E CELEBRADA EM FESTAS, EVENTOS FOLCLÓRICOS E APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS EM TODO O PAÍS.
ORIGINADA DO ENCONTRO ENTRE PORTUGUESES E INDÍGENAS, A CATIRA TAMBÉM FOI INFLUENCIADA PELOS POVOS AFRICANOS. ELA É CARACTERIZADA PELA FORMAÇÃO, PRINCIPALMENTE, DE DUAS FILEIRAS DE DANÇARINOS QUE SE MOVEM FRENTE A FRENTE, COMBINANDO BATIDAS DOS PÉS, PALMAS DAS MÃOS E PULOS RITMADOS, AO SOM DA VIOLA CAIPIRA.
ELA REPRESENTA A DIVERSIDADE CULTURAL E A RIQUEZA MUSICAL DO BRASIL, PROPORCIONANDO MOMENTOS DE ALEGRIA, EXPRESSÃO E CONEXÃO COM AS RAÍZES ANCESTRAIS.
EMBORA A CATIRA TENHA SIDO INICIALMENTE PRATICADA APENAS POR HOMENS, AO LONGO DO TEMPO, HOUVE UMA MAIOR ABERTURA PARA A PARTICIPAÇÃO FEMININA, REFLETINDO ASSIM A CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO E EVOLUÇÃO DESSA DANÇA, ACOMPANHANDO AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS E CULTURAIS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA.
QUESTÃO 1
A ORIGEM DA CATIRA É HÍBRIDA. ELA INCORPORA INFLUÊNCIAS DOS
(A) JESUÍTAS, BANDEIRANTES E CAIPIRAS.
(B) INDÍGENAS, EUROPEUS E AFRICANOS.
(C) TROPEIROS, EUROPEUS E AFRICANOS.
(D) ÁRABES, INDIANOS E ITALIANOS.
QUESTÃO 2
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ELEMENTOS E CARACTERÍSTICAS DA CATIRA QUE REVELAM SUA ORIGEM MULTICULTURAL?
QUESTÃO 3
OS INSTRUMENTOS MUSICAIS CARACTERÍSTICOS DA CATIRA SÃO
(A) VIOLÃO E VIOLA CAIPIRA.
(B) SAXOFONE E VIOLA.
(C) CORPO E VIOLA CAIPIRA.
(D) VIOLA E PANDEIRO.
QUESTÃO 4
A DANÇA DA CATIRA É DE FATO RECONHECIDA COMO UMA DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS MAIS ANTIGAS DA CULTURA CAIPIRA. O QUE VOCÊ ENTENDE POR CAIPIRA?
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0221) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças. (EJAAD0205) Investigar e compreender aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos presentes em diferentes danças, explorando diferentes matrizes estéticas e culturais, respeitando e partindo da diversidade étnica, cultural, religiosa, dentre outros. |
Referências | MARRA, Juliana Ribeiro. Catira: performance e tradição na dança caipira. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado Performance Cultural) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. Disponível em: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações: Catira: performance e tradição na dança caipira (ufg.br). Acesso em 06 de junho de 2023. MACHADO, Juliana Alves. A Catira como Instrumento de Sociabilidade e Bem-estar. IV Simpósio Nacional do CieAA, II Simpósio Nacional de História e o I Colóquio Nacional UEG na Escola (Anais), v. 2, n. 1, jan 2013. Disponível em <https://www.anais.ueg.br/index.php/simposiocieaa/article/view/231-240>. Acesso em 06/06/2021. |