Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 4ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Capoeira
Segundo o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional), a capoeira é uma expressão genuína da cultura brasileira.
Essa forma de luta que precisou ser disfarçada de dança e jogo para despistar os “senhores de engenho”, tem suas origens nas raízes africanas. A capoeira foi criada nas senzalas a partir de elementos de lutas e outras práticas corporais trazidas pelos povos escravizados da África.
A luta é composta por movimentos acrobáticos, giros com os pés, saltos e um movimento peculiar chamado de ginga, onde o lutador se movimenta de um lado para o outro se preparando para atacar ou se defender do oponente. Ela acontece dentro de uma roda, onde os próximos lutadores batem palmas, tocam instrumentos e cantam canções sobre a história e tradições africanas enquanto aguardam a vez para lutar/jogar com o outro.
A capoeira foi muito utilizada como instrumento de libertação da escravidão e por isso foi por muito tempo uma prática proibida. Oficialmente, sua criminalização ocorreu em 1890, mas com base no primeiro registro encontrado sobre a capoeira – uma notícia sobre um homem solto após ter sido acusado de capoeiragem em 1789 – podemos afirmar que a proibição e repressão contra a prática já ocorria antes mesmo da criminalização.
Ao longo de tantos anos, a prática da capoeira foi se diversificando, sendo possível identificarmos ao menos 3 vertentes para a sua prática:
1- a prática da capoeira como instrumento abolição e de luta contra a escravidão;
2- a prática de capoeira enquanto elemento cultural, onde se buscou valorizar a sua história e diferentes aspectos musicais e rituais;
3- a prática da capoeira como atividade física e prática esportiva (esportivização da capoeira), de luta e ou de ginástica.
Atualmente, a capoeira possui 2 estilos: a angola, mais tradicional e lenta; e a regional, mais voltada para o combate e competitiva. Ambas reconhecidas como importantes elementos da nossa cultura, onde podemos aprender além da ginga, golpes e histórias, princípios como respeito, controle das emoções e dedicação.
Questão 1
A capoeira, hoje em dia, é considerada uma
(A) prática do exterior que se adaptou à nossa cultura.
(B) uma prática proibida, pois causa desordem social.
(C) luta sem golpes efetivos, pois é apenas uma dança.
(D) expressão genuína da cultura brasileira.
Questão 2
Ao longo da história brasileira, a prática de capoeira foi se diversificando. Assim, podemos identificar 3 vertentes dessa prática: como atividade física; como forma de valorizar nossa cultura e
(A) como forma de impor mais repressão.
(B) como instrumento de libertação da escravidão.
(C) como forma de aceitação das injustiças.
(D) como instrumento de opressão.
Questão 3
Quando surgiu, a capoeira não podia ser praticada livremente nas fazendas com escravizados. Foi preciso disfarçar essa forma de luta como dança e jogo. Por que, no tempo da escravidão, a capoeira precisou ser disfarçada de dança?
Questão 4
Quais são os dois estilos de capoeira existentes no Brasil?
Autoria: | Luciano Alves de Oliveira |
Formação: | Educação Física |
Componente curricular: | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento: | (EJAEF0427) Vivenciar as lutas do contexto nacional valorizando a diversidade cultural. (EJAEF0428) Identificar os valores, normas, objetivos e fundamentos presentes nas lutas nacionais. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/DossieCapoeiraWeb.pdf |