Olá! Esta aula de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes da 7ª Série
da Eja.
A capoeira é uma forma de luta brasileira, que surgiu de práticas e rituais que revelam as características dos povos africanos que foram trazidos para o Brasil. A capoeira é um grande exemplo de como, mesmo vivendo em condições terrivelmente desumanas, a história do povo negro é marcada com grandes contribuições para a formação da identidade nacional. Por isso, se faz urgente conhecer essas contribuições para reconhecer o valor desse legado histórico cultural.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA CAPOEIRA
Na videoaula do Professor Luciano, aprendemos que lutas são práticas corporais que desenvolvem técnicas e táticas de ataque e defesa entre dois combatentes. Existem lutas oriundas das mais diferentes regiões do planeta, sendo que as mais conhecidas são, na maioria, de origem oriental. Também temos as lutas que foram criadas aqui no Brasil e que são muito praticadas no mundo todo, como a capoeira.
Entendemos que a capoeira é uma prática corporal rica e diversa. É um misto de dança com luta, e o combate entre os capoeiristas é chamado de jogo. Ela surgiu da união de várias características, práticas e rituais que eram realizados na África, e chegaram até o Brasil através das pessoas escravizadas de diferentes etnias.
Compreendemos que existem dois estilos bem distintos de capoeira. A primeira, mais ligada às tradições e com um jogo com movimentos mais lentos, disfarçando bem o combate entre os capoeiristas, é chamada de Capoeira Angola. O segundo estilo possui um jogo de movimentos rápidos e com combate evidente entre os capoeiristas: a Capoeira Regional. Apesar das diferenças, ambos os estilos, Angola e Regional, são heranças relevantes na formação da nossa cultura corporal, pois simbolizam uma história de luta por liberdade e contra as desigualdades. Hoje, a Roda de Capoeira é um dos símbolos do Brasil mais reconhecidos internacionalmente e é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
ATIVIDADE 1
Leio o trecho do texto ” Capoeira: um ato de resistência” do site politize:
A capoeira faz parte do patrimônio cultural brasileiro e tem suas raízes na cultura africana. Baseado em tudo que aprendeu, escreva um texto em seu caderno sobre a importância dessa conquista para a cultura brasileira.
ATIVIDADE 2
Você já jogou capoeira? Vamos praticar? A capoeira é uma prática corporal empolgante e prazerosa, que envolve todos os grupos musculares do corpo, trabalhando principalmente a força e a flexibilidade. Respeitando os limites do corpo, a capoeira pode ser praticada por todos e oportuniza vários benefícios para a saúde e qualidade de vida. Pratique em um lugar livre de obstáculos em sua casa, use roupas confortáveis, coloque tênis ou fique descalço, respeite os limites do seu corpo e siga as orientações da Professora Sara, que estão no vídeo abaixo. Divirta-se!
Se esse foi seu primeiro contato com a capoeira, siga as orientações da professora Sara e pratique diariamente os movimentos propostos, até se aperfeiçoar nesses fundamentos básicos. Mas, se você já tem experiência com essa prática corporal e conhece os movimentos, inclua na sua rotina de exercícios físicos e desfrute de suas vantagens. O importante é movimentar-se e com responsabilidade. Boa prática!
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0632) Vivenciar e compreender as lutas do contexto nacional e mundial valorizando a diversidade cultural. (EAJAEF0633) Identificar e relacionar os valores, normas, objetivos e fundamentos presentes nas lutas nacionais e mundiais |
Arte | (EAJAAR0717) Identificar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias de diferentes épocas, refletindo sobre os diferentes contextos, redes de interações e entrelaçamento de culturas. |