Olá, estdante! Esta videoaula de EDUCAÇÃO FÍSICA – para 3ª Série – Eja foi veiculada na TV no dia 22/06/2021 (Terça-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.
NESTA VIDEOAULA DE HOJE, VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE A CAPOEIRA, COMPREENDER SUAS RELAÇÕES HISTÓRICAS E SOCIAIS, E TAMBÉM VIVENCIAR MOVIMENTOS BÁSICOS DESTA LUTA.
ASSISTA À VIDEOAULA ABAIXO COM A TEMÁTICA CAPOEIRA
NA VIDEOAULA ACIMA, COMPREENDEMOS QUE A CAPOEIRA É UMA MANIFESTAÇÃO CULTURAL FORMADA POR DANÇA, JOGO E LUTA. ENTENDEMOS QUE ESTA PRÁTICA CORPORAL FOI CRIADA PELOS AFRICANOS QUE FORAM TRAZIDOS AO BRASIL PARA O TRABALHO ESCRAVO. PONTUAMOS QUE HOJE A CAPOEIRA É HOJE UM SÍMBOLO DA IDENTIDADE BRASILEIRA E DA RESISTÊNCIA ARTÍSTICA CULTURAL DE NOSSAS RAÍZES AFRICANAS.
ATIVIDADE 1
OBSERVE A IMAGEM ABAIXO, ANALISE A SUA RELAÇÃO COM A CAPOEIRA NO BRASIL E ESCREVA, EM SEU CADERNO, AS SUAS CONCLUSÕES.
ATIVIDADE 2
VAMOS LER UM TRECHO DO POEMA DE CASTRO ALVES (1847-1871), POETA BRASILEIRO CONSIDERADO “O POETA DOS ESCRAVOS”:
AGORA RESPONDA:
- QUAL FATO ESTÁ SENDO NARRADO?
- QUANDO ELE OCORREU?
- ONDE ACONTECEU?
- O QUE VOCÊ SENTIU AO LER O POEMA?
- O QUE SIGNIFICA TORRÃO?
ATIVIDADE 3
AGORA É HORA DE PRATICAR! VIVENCIE OS MOVIMENTOS ENSINADOS NA VIDEOAULA DA PROFESSORA SARA, EM UM LUGAR SEM OBSTÁCULOS NA SUA CASA. USE ROUPAS CONFORTÁVEIS, RESPEITE OS LIMITES DO SEU CORPO E DIVIRTA-SE.
Referências | BRASIL. DOSSIÊ – INVENTÁRIO PARA REGISTRO E SALVAGUARDA DA CAPOEIRA COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL. Brasília, 2007. Disponível em:http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Dossi%C3%AA_capoeira.pdf JANNUZZI, L. “Nas voltas que o mundo deu, nas voltas que o mundo dá” Capoeira: Dança, Luta, Jogo, Arte ou Educação Física? Monografia – Centro Regional Universitário de E. S. do Pinhal – Curso de Educação Física. Espírito Santo do Pinhal, SP – 2007. |
Professor, essa aula segue a Matriz Estruturante para a Eaja 2021. Foi elaborada no ano de 2020, com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19 e segue as orientações de flexibilização curricular para o biênio 2020/2021 (Ofício Circular 149/2020 Dirped).
Componentes Curriculares | Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento |
Educação Física | (EAJAEF0326)CONHECER E VIVENCIAR AS LUTAS DE MATRIZES INDÍGENA E AFRICANA. (EAJAEF0328)REFLETIR SOBRE AS RELAÇÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS A PARTIR DA LUTA. (EAJAEF0329)DIALOGAR SOBRE AS QUESTÕES GERACIONAIS, DE SAÚDE, DE PRECONCEITOS, DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO, DE GÊNERO E VIOLÊNCIA PRESENTES NA LUTA. |
História | (EAJAHI0210) DIFERENCIAR AS FONTES HISTÓRICAS E SUA IMPORTÂNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA COMPREENSÃO E ESCRITA DA HISTÓRIA |
Língua Portuguesa | (EAJALP0253) IDENTIFICAR OS ELEMENTOS DA NARRATIVA. |