ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
BRINQUEDOS
OS BRINQUEDOS SÃO OBJETOS ASSOCIADOS A ATIVIDADES LÚDICAS, COMO JOGOS E BRINCADEIRAS, E INCLUEM UMA VARIEDADE DE ELEMENTOS, COMO BONECAS, CARRINHOS, QUEBRA-CABEÇAS E BOLAS. ALÉM DISSO, MATERIAIS SIMPLES, COMO MEIAS, LATAS, PEDRAS E CORDAS, PODEM SER TRANSFORMADOS EM BRINQUEDOS CRIATIVOS.
OS BRINQUEDOS ANTIGOS SE DESTACAVAM PELA SUA SIMPLICIDADE E FUNCIONALIDADE, ESTIMULANDO A DIVERSÃO ATRAVÉS DA IMAGINAÇÃO. MUITOS BRINQUEDOS MODERNOS TÊM SUAS ORIGENS NOS BRINQUEDOS DO PASSADO E AINDA SÃO VALORIZADOS, ADAPTANDO-SE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS.
INDEPENDENTEMENTE DE SEREM ANTIGOS OU MODERNOS, OS BRINQUEDOS DESEMPENHAM UM PAPEL CRUCIAL NO LAZER, NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EMOCIONAL EM TODAS AS IDADES.
QUESTÃO 1
OS BRINQUEDOS SÃO OBJETOS ASSOCIADOS A
(A) TRABALHO E LAZER.
(B) DECORAÇÃO E MOBÍLIA.
(C) JOGOS E BRINCADEIRAS.
(D) EDUCAÇÃO E VIAGENS.
QUESTÃO 2
É OBJETIVO DOS BRINQUEDOS
(A) PROMOVER A FADIGA E O ESTRESSE.
(B) INIBIR A CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO.
(C) LIMITAR A INTERAÇÃO SOCIAL E DIVERSÃO.
(D) DESENVOLVER HABILIDADES COGNITIVAS.
QUESTÃO 3
LEIA O TRECHO DO POEMA BRINQUEDO DE ESCONDÊ, DE LULU BENENCASE:
AGORA RESPONDA:
A) O POEMA MOSTRA MEMÓRIAS ASSOCIADAS COM JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS E DESTACA UM PREFERIDO. VOCÊ POSSUI ESSE TIPO DE LEMBRANÇAS? CONTE-NOS.
B) O TEXTO É ESCRITO USANDO UMA LINGUAGEM COLOQUIAL, OU SEJA, INFORMAL. NESSA LINGUAGEM, HÁ COMPREENSÃO DO LEITOR? ELA PODE SER CONSIDERADA ERRADA OU CORRETA? POR QUÊ?
QUESTÃO 4
A BOLA É UM DOS BRINQUEDOS MAIS ANTIGOS DO MUNDO. ELA SEMPRE FOI BASTANTE ACESSÍVEL, UMA VEZ QUE PODE SER CONSTRUÍDA UTILIZANDO DIVERSOS TIPOS DE MATERIAIS. COM ELA PODE-SE BRINCAR E JOGAR DIFERENTES JOGOS E BRINCADEIRAS. UM DELES É O JOGO “BOLA NA PAREDE” COM A PARLENDA ABAIXO:
VOCÊ CONHECE OUTRA PARLENDA PARA JOGAR E BRINCAR COM BOLA? QUAL?
QUESTÃO 5
VAMOS CONSTRUIR UM BRINQUEDO QUE FEZ PARTE DA SUA INFÂNCIA? ESSE BRINQUEDO ARTESANAL FARÁ PARTE DO PROJETO “CAIXA DE BRINQUEDOS”, QUE PERMITIRÁ VOCÊ REMEMORAR MOMENTOS ANTIGOS E QUE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE FREQUENTAM SUA ESCOLA, CONHEÇAM ÉPOCAS E PESSOAS DIVERSAS, ATRAVÉS DA MATERIALIDADE DE OBJETOS. PREENCHA A FICHA ABAIXO, POIS ELA FICARÁ EXPOSTA JUNTO COM O SEU BRINQUEDO E SERÃO ETERNIZADOS. BOM TRABALHO!
SAIBA MAIS
VAMOS ASSISTIR A UM DEPOIMENTO SOBRE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DA INFÂNCIA:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componente Curricular | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0101) Reconhecer, vivenciar e ressignificar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas (EJALP0116) Ler com mediação e memória textos vinculados à história e a diversidade cultural de diferentes gêneros. |
Referências | GASPAR da Silva, Vera Lucia. Brinquedos da minha infância: coleção Aldo Nunes catálogo. Florianópolis: Secretaria de Estado da Administração – Diretoria de Gestão Documental, 2008. FORTUNA, T. R. O brincar. Revista Pátio. Educação Infantil. Ano 1, n.3, dez-2003/mar-2004. |