You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – BRINQUEDOS

EDUCAÇÃO FÍSICA – BRINQUEDOS

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

BRINQUEDOS

OS BRINQUEDOS SÃO OBJETOS ASSOCIADOS A ATIVIDADES LÚDICAS, COMO JOGOS E BRINCADEIRAS, E INCLUEM UMA VARIEDADE DE ELEMENTOS, COMO BONECAS, CARRINHOS, QUEBRA-CABEÇAS E BOLAS. ALÉM DISSO, MATERIAIS SIMPLES, COMO MEIAS, LATAS, PEDRAS E CORDAS, PODEM SER TRANSFORMADOS EM BRINQUEDOS CRIATIVOS.

OS BRINQUEDOS ANTIGOS SE DESTACAVAM PELA SUA SIMPLICIDADE E FUNCIONALIDADE, ESTIMULANDO A DIVERSÃO ATRAVÉS DA IMAGINAÇÃO. MUITOS BRINQUEDOS MODERNOS TÊM SUAS ORIGENS NOS BRINQUEDOS DO PASSADO E AINDA SÃO VALORIZADOS, ADAPTANDO-SE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS.

INDEPENDENTEMENTE DE SEREM ANTIGOS OU MODERNOS, OS BRINQUEDOS DESEMPENHAM UM PAPEL CRUCIAL NO LAZER, NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EMOCIONAL EM TODAS AS IDADES.

QUESTÃO 1

OS BRINQUEDOS SÃO OBJETOS ASSOCIADOS A

(A) TRABALHO E LAZER.

(B) DECORAÇÃO E MOBÍLIA.

(C) JOGOS E BRINCADEIRAS.

(D) EDUCAÇÃO E VIAGENS.

QUESTÃO 2

É OBJETIVO DOS BRINQUEDOS

(A) PROMOVER A FADIGA E O ESTRESSE.

(B) INIBIR A CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO.

(C) LIMITAR A INTERAÇÃO SOCIAL E DIVERSÃO.

(D) DESENVOLVER HABILIDADES COGNITIVAS.

QUESTÃO 3

LEIA O TRECHO DO POEMA BRINQUEDO DE ESCONDÊ, DE LULU BENENCASE:

AGORA RESPONDA:

A) O POEMA MOSTRA MEMÓRIAS ASSOCIADAS COM JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS E DESTACA UM PREFERIDO. VOCÊ POSSUI ESSE TIPO DE LEMBRANÇAS? CONTE-NOS.

B) O TEXTO É ESCRITO USANDO UMA LINGUAGEM COLOQUIAL, OU SEJA, INFORMAL. NESSA LINGUAGEM, HÁ COMPREENSÃO DO LEITOR? ELA PODE SER CONSIDERADA ERRADA OU CORRETA? POR QUÊ?

QUESTÃO 4

A BOLA É UM DOS BRINQUEDOS MAIS ANTIGOS DO MUNDO. ELA SEMPRE FOI BASTANTE ACESSÍVEL, UMA VEZ QUE PODE SER CONSTRUÍDA UTILIZANDO DIVERSOS TIPOS DE MATERIAIS. COM ELA PODE-SE BRINCAR E JOGAR DIFERENTES JOGOS E BRINCADEIRAS. UM DELES É O JOGO “BOLA NA PAREDE” COM A PARLENDA ABAIXO:

VOCÊ CONHECE OUTRA PARLENDA PARA JOGAR E BRINCAR COM BOLA? QUAL?

QUESTÃO 5

VAMOS CONSTRUIR UM BRINQUEDO QUE FEZ PARTE DA SUA INFÂNCIA? ESSE BRINQUEDO ARTESANAL FARÁ PARTE DO PROJETO “CAIXA DE BRINQUEDOS”, QUE PERMITIRÁ VOCÊ REMEMORAR MOMENTOS ANTIGOS E QUE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE FREQUENTAM SUA ESCOLA, CONHEÇAM ÉPOCAS E PESSOAS DIVERSAS, ATRAVÉS DA MATERIALIDADE DE OBJETOS. PREENCHA A FICHA ABAIXO, POIS ELA FICARÁ EXPOSTA JUNTO COM O SEU BRINQUEDO E SERÃO ETERNIZADOS. BOM TRABALHO!


SAIBA MAIS

VAMOS ASSISTIR A UM DEPOIMENTO SOBRE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DA INFÂNCIA:

Canal Mariana Araguaia. Brincadeiras da infância. Disponível em: (386) [Brincadeiras da infância] – YouTube

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componente CurricularEducação Física e Língua Portuguesa
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0101) Reconhecer, vivenciar e ressignificar os diferentes jogos no contexto local,  regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas
(EJALP0116) Ler com mediação e memória textos vinculados à história e a diversidade cultural de diferentes gêneros.
ReferênciasGASPAR da Silva, Vera Lucia. Brinquedos da minha infância: coleção Aldo Nunes catálogo. Florianópolis: Secretaria de Estado da Administração – Diretoria de Gestão Documental, 2008.
FORTUNA, T. R. O brincar. Revista Pátio. Educação Infantil. Ano 1, n.3, dez-2003/mar-2004.