ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

BRINCADEIRA ESCRAVOS DE JÓ
ESCRAVOS DE JÓ É UMA BRINCADEIRA POPULAR BRASILEIRA CUJA ORIGEM É INCERTA. MUITOS ACREDITAM QUE TENHA SURGIDO NO PERÍODO DA ESCRAVIDÃO NO PAÍS E QUE ERA PRATICADA NO CONTEXTO DAS FUGAS DE AFRICANOS ESCRAVIZADOS.
A BRINCADEIRA É CONDUZIDA PELO RITMO DE UMA CANTIGA, QUE APRESENTA VARIAÇÕES EM SUA LETRA. ESSAS MUDANÇAS PROVAVELMENTE OCORRERAM DEVIDO À TRANSMISSÃO ORAL DA TRADIÇÃO AO LONGO DAS GERAÇÕES E ÀS INFLUÊNCIAS REGIONAIS.
UMA DAS FORMAS MAIS COMUNS DE BRINCAR É USANDO OBJETOS OU MOVIMENTANDO O PRÓPRIO CORPO. OS PARTICIPANTES SENTAM-SE EM CÍRCULO E, AO SOM DA CANTIGA “ESCRAVOS DE JÓ JOGAVAM CAXANGÁ”, PASSAM OS OBJETOS PARA A DIREITA, NO SENTIDO ANTI-HORÁRIO. QUANDO A MÚSICA DIZ “TIRA, PÕE”, MOVEM OS OBJETOS PARA TRÁS E PARA FRENTE. NO TRECHO “GUERREIROS COM GUERREIROS”, RETOMAM O MOVIMENTO NO SENTIDO ANTI-HORÁRIO. A BRINCADEIRA TERMINA COM ” FAZEM ZIG ZIG ZÁ”, ALTERNANDO OS SENTIDOS ANTI-HORÁRIO, HORÁRIO E NOVAMENTE ANTI-HORÁRIO, SEMPRE SEGUINDO A MARCAÇÃO DA MÚSICA.
ESSA BRINCADEIRA AJUDA A DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA, O TRABALHO EM EQUIPE, A INTERAÇÃO SOCIAL E O SENSO DE RITMO. ALÉM DISSO, PERMITE CONHECER, RESGATAR E VALORIZAR A NOSSA CULTURA.
QUESTÃO 1
A DINÂMICA ESCRAVOS DE JÓ É
(A) UMA COMPETIÇÃO DE ESPORTE DE INVASÃO.
(B) UMA DANÇA FOLCLÓRICA BRASILEIRA.
(C) UM JOGO DE TABULEIRO INDÍGENA.
(D) UMA BRINCADEIRA TRADICIONAL BRASILEIRA.
QUESTÃO 2
PREENCHA UMA DAS VERSÕES DA CANTIGA “ESCRAVOS DE JÓ” UTILIZANDO AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO:
TIRA | GUERREIROS | ZIG-ZIG-ZÁ | CAXANGÁ | DEIXA |

QUESTÃO 3
GERALMENTE, PARA COMEÇAR A BRINCADEIRA “ESCRAVOS DE JÓ”, OS PARTICIPANTES DESLOCAM AS PEÇAS PARA A DIREITA, SEGUINDO O SENTIDO
(A) HORÁRIO.
(B) ANTI-HORÁRIO.
(C) DIAGONAL.
(D) HORIZONTAL.

QUESTÃO 4
VOCÊ ACHA IMPORTANTE VIVENCIAR E COMPREENDER MELHOR A BRINCADEIRA “ESCRAVOS DE JÓ”? POR QUÊ?
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0201) Vivenciar e ressignificar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas. (EJAMA0220) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço. |
Referências | REVISTA SUPERINTERESSANTE. O que é o “caxangá”, que os escravos de Jó jogavam?. Artur Louback Lopes. Disponível em: O que é o “caxangá”, que os escravos de Jó jogavam? | Super. Acesso em 11 de fevereiro de 2025. REVISTA SUPERINTERESSANTE. Quem era Jó, por que ele tinha escravos e o que diabo é caxangá?. Anna Virginia Balloussier. Disponível em: Quem era Jó, por que ele tinha escravos e o que d… | Super. Acesso em 11 de fevereiro de 2025. CIRANDO DO BRASIL. Disponível em: Os Escravos de Jó | cirandandobrasil. Acesso em 11 de fevereiro de 2025. |