You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – BRINCADEIRA ESCRAVOS DE JÓ

EDUCAÇÃO FÍSICA – BRINCADEIRA ESCRAVOS DE JÓ

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM MATEMÁTICA  É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO SEGUNDO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

Fonte: Acervo Pessoal

BRINCADEIRA ESCRAVOS DE JÓ

ESCRAVOS DE JÓ É UMA BRINCADEIRA POPULAR BRASILEIRA CUJA ORIGEM É INCERTA. MUITOS ACREDITAM QUE TENHA SURGIDO NO PERÍODO DA ESCRAVIDÃO NO PAÍS E QUE ERA PRATICADA NO CONTEXTO DAS FUGAS DE AFRICANOS ESCRAVIZADOS.

A BRINCADEIRA É CONDUZIDA PELO RITMO DE UMA CANTIGA, QUE APRESENTA VARIAÇÕES EM SUA LETRA. ESSAS MUDANÇAS PROVAVELMENTE OCORRERAM DEVIDO À TRANSMISSÃO ORAL DA TRADIÇÃO AO LONGO DAS GERAÇÕES E ÀS INFLUÊNCIAS REGIONAIS.

UMA DAS FORMAS MAIS COMUNS DE BRINCAR É USANDO OBJETOS OU MOVIMENTANDO O PRÓPRIO CORPO. OS PARTICIPANTES SENTAM-SE EM CÍRCULO E, AO SOM DA CANTIGA “ESCRAVOS DE JÓ JOGAVAM CAXANGÁ”, PASSAM OS OBJETOS PARA A DIREITA, NO SENTIDO ANTI-HORÁRIO. QUANDO A MÚSICA DIZ “TIRA, PÕE”, MOVEM OS OBJETOS PARA TRÁS E PARA FRENTE. NO TRECHO “GUERREIROS COM GUERREIROS”, RETOMAM O MOVIMENTO NO SENTIDO ANTI-HORÁRIO. A BRINCADEIRA TERMINA COM ” FAZEM ZIG ZIG ZÁ”, ALTERNANDO OS SENTIDOS ANTI-HORÁRIO, HORÁRIO E NOVAMENTE ANTI-HORÁRIO, SEMPRE SEGUINDO A MARCAÇÃO DA MÚSICA.

ESSA BRINCADEIRA AJUDA A DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA, O TRABALHO EM EQUIPE, A INTERAÇÃO SOCIAL E O SENSO DE RITMO. ALÉM DISSO, PERMITE CONHECER, RESGATAR E VALORIZAR A NOSSA CULTURA.

QUESTÃO 1

A DINÂMICA ESCRAVOS DE JÓ É

(A) UMA COMPETIÇÃO DE ESPORTE DE INVASÃO.

(B) UMA DANÇA FOLCLÓRICA BRASILEIRA.

(C) UM JOGO DE TABULEIRO INDÍGENA.

(D) UMA BRINCADEIRA TRADICIONAL BRASILEIRA.

QUESTÃO 2

PREENCHA UMA DAS VERSÕES DA CANTIGA “ESCRAVOS DE JÓ” UTILIZANDO AS PALAVRAS DO QUADRO ABAIXO:

TIRAGUERREIROSZIG-ZIG-ZÁCAXANGÁDEIXA

QUESTÃO 3

GERALMENTE, PARA COMEÇAR A BRINCADEIRA “ESCRAVOS DE JÓ”, OS PARTICIPANTES DESLOCAM AS PEÇAS PARA A DIREITA, SEGUINDO O SENTIDO

(A) HORÁRIO.

(B) ANTI-HORÁRIO.

(C) DIAGONAL.

(D) HORIZONTAL.

QUESTÃO 4

VOCÊ ACHA IMPORTANTE VIVENCIAR E COMPREENDER MELHOR A BRINCADEIRA “ESCRAVOS DE JÓ”? POR QUÊ?


AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0201) Vivenciar e ressignificar os diferentes jogos no contexto local, regional e nacional contemplando os de matrizes indígenas e africanas.
(EJAMA0220) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço.
ReferênciasREVISTA SUPERINTERESSANTE. O que é o “caxangá”, que os escravos de Jó jogavam?. Artur Louback Lopes. Disponível em: O que é o “caxangá”, que os escravos de Jó jogavam? | Super. Acesso em 11 de fevereiro de 2025.
REVISTA SUPERINTERESSANTE. Quem era Jó, por que ele tinha escravos e o que diabo é caxangá?. Anna Virginia Balloussier. Disponível em: Quem era Jó, por que ele tinha escravos e o que d… | Super. Acesso em 11 de fevereiro de 2025.
CIRANDO DO BRASIL. Disponível em: Os Escravos de Jó | cirandandobrasil. Acesso em 11 de fevereiro de 2025.