You are currently viewing Educação Física: Brigas de Torcida

Educação Física: Brigas de Torcida

Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Fonte: Imagem de Freepik

Brigas de Torcida

Quando o futebol foi criado, assim como outras práticas esportivas, um dos objetivos principais era criar uma prática que, além de divertir, pudesse ensinar novos valores sociais e comportamentos.

Esses novos valores e comportamentos estavam ligados ao novo modo de vida que se estabeleceu no final da Idade Moderna, que tinham como fundamento as transformações provocadas pelas revoluções industrial e francesa, ao mesmo tempo em que esses novos valores se opunham também aos valores e costumes da Idade Média.

Veja o exemplo, na Idade Média não haviam leis como hoje em dia, o que valia era a palavra do rei, que por sua vez mudava de opinião conforme seu querer, e todos conflitos e divergências eram resolvidos com guerras, violência e massacres.

Agora, com os novos valores democráticos, as disputas não devem mais ser resolvidas com violência, mas sim conforme as leis, regras, tratados e acordos.

Da mesma forma, as regras do futebol não aceitam que na disputa pela bola e busca pela vitória, seja utilizada a violência contra o adversário. Atletas, dirigentes e torcedores que usam de violência, acabam sendo punidos ou excluídos do esporte.

Mas, um dos princípios que levaram ao surgimento do esporte: o da não violência para resolver conflitos, é frequentemente desconsiderado por membros de torcidas organizadas.

Para essas pessoas, o futebol dentro do campo já não tem tanto valor, pois sua atenção só está voltada para a agressão aos membros das torcidas rivais.

Tanto que, recentemente, em Goiânia foram presos membros de torcidas organizadas que nem sequer iam aos estádios, e sim, rodam pela cidade a caça de torcedores rivais, que quando eram encontrados eram violentamente surrados até quase a morte.

Esses falsos torcedores, além de presos pela justiça, deveriam também ser banidos do esporte e das próprias torcidas organizadas, que por sua vez deveriam zelar pelos princípios que levaram ao surgimento do esporte.

Questão 1

Além de propor uma prática divertida, competitiva e que faz bem à saúde, o futebol também foi criado com o objetivo de

(A) ensinar a agir com mais violência.

(B) ensinar a agir conforme os valores da Idade Média.

(C) ensinar a vencer a qualquer custo.

(D) ensinar novos valores sociais voltados pra a não-violência.

Questão 2

No futebol, os jogadores ou técnicos que apelam para a violência para alcançar a vitória ou superar os adversários, acabam sendo

(A) parabenizados por suas ações.

(B) promovidos por usarem a força.

(C) declarados vitoriosos de qualquer forma.

(D) excluídos ou expulsos do esporte.

Questão 3

Os torcedores, na maioria das vezes, ajudam a fazer o grande espetáculo que é uma partida de futebol. Os cantos de incentivo ao time, movimentos coletivos e organizados como a “hola”, as cores, cartazes, tudo é uma grande festa. Mas, nem sempre é assim. Como a violência entre os torcedores pode atrapalhar o espetáculo do futebol?

Questão 4

Quais consequências, nas esferas esportiva e criminal, podem acarretar a um torcedor que vai aos estádios com a intenção de brigar com torcedores da equipe adversária?

Autoria:Luciano Alves de Oliveira
Formação:Educação Física
Componente curricular:Educação Física
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento:(EJAEF0609) Compreender e problematizar as características históricoculturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas.
(EJAEF0612) Analisar a presença das diversas violências no esporte, refletindo sobre as relações entre esporte e mídia.
ReferênciasBRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992
Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023
Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022