You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA – DANÇAS URBANAS

EDUCAÇÃO FÍSICA – DANÇAS URBANAS

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM ARTE/DANÇA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

DANÇAS URBANAS

AS DANÇAS URBANAS COMPREENDEM UM CONJUNTO DE ESTILOS DE DANÇA INFLUENCIADOS PELA CULTURA HIP-HOP OU QUE SE DESENVOLVERAM A PARTIR DELA.

MUITO PRESENTES NA CULTURA BRASILEIRA, ESSAS FORMAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA ENVOLVEM MOVIMENTOS VIGOROSOS, SINCRONIZADOS E HARMONIOSOS, EXECUTADOS EM COREOGRAFIAS COMPLEXAS AO SOM DE MÚSICAS COM BATIDAS MARCANTES.

ALGUNS EXEMPLOS DESSAS DANÇAS INCLUEM HOUSE DANCE, DANCEHALL, BREAKDANCE, JAZZ FUNK, LOCKING, POPPING, FUNK BRASILEIRO, VOGUE E WAACKING.


QUESTÃO 1

ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS AS PALAVRAS QUE SE REFEREM AO HIP HOP: RAP, MC, BREAK E GRAFITE.

QUESTÃO 2

PODEMOS DEFINIR O GRAFITE COMO

( A ) SINÔNIMO DE PICHAÇÃO E É FEITO COM O INTUITO DE VANDALIZAR E DESVALORIZAR O PATRIMÔNIO PÚBLICO.

( B ) MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA, UM MEIO DE EXPRESSÃO SOCIAL E DE COMUNICAÇÃO ESPECÍFICA, GERALMENTE REALIZADA POR JOVENS.

( C ) UMA FORMA DE MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA, FEITO SOMENTE COM PALAVRAS E EM ESPAÇOS PÚBLICOS E ABERTOS.

( D ) É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE NADA SE RELACIONA COM AS ARTES, EM ESPECÍFICO, COM AS ARTES VISUAIS.

QUESTÃO 3

COMPLETE O TEXTO COM: URBANAS, HIP HOP, MANIFESTAÇÕES E CULTURA.

AS DANÇAS _____________________________ ENGLOBAM DIVERSOS ESTILOS DE DANÇA ORIGINADOS DA CULTURA ______________________________ OU INFLUENCIADOS POR ELA. SÃO EXPRESSÕES CORPORAIS E _______________________ ARTÍSTICAS AMPLAMENTE PRESENTES NA ___________________ BRASILEIRA.

QUESTÃO 4

UM EXEMPLO DE DANÇA DE RUA É O

( A ) MACULELÊ.

( B ) MARACATU.

( C ) MAXIXE.

( D ) JAZZ FUNK.

QUESTÃO 5

O HIP-HOP EMERGIU NOS SUBÚRBIOS NEGROS DE NOVA IORQUE, COMO FORMA DE REAÇÃO A CONFLITOS SOCIAIS E POLÍTICOS. POR MEIO DO GRAFITE, RAP E PRINCIPALMENTE DA DANÇA, ATRAVÉS DOS CONCURSOS DE BREAK NAS RUAS, ESSAS COMUNIDADES EXPRESSAVAM SUA VOZES. AGORA É COM VOCÊ! REFLITA SOBRE OS MOTIVOS QUE OS JOVENS E ADOLESCENTES SE ENVOLVEM EM BRIGAS NA SUA ESCOLA E COMUNIDADE. POSTERIORMENTE, PLANEJE E ESCREVA, UMA POSSIBILIDADE DE “LUTA” HARMÔNICA ENTRE ELES, ASSIM COMO FOI CONSTRUÍDO PELO MOVIMENTO HIP-HOP, NA DÉCADA DE 60. BOM TRABALHO!


SAIBA MAIS

PARA SABER MAIS SOBRE DANÇAS URBANAS, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:

Canal Jordana Martins “Danças urbanas”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ur3OIuEImMo>. Acesso em: 17 Mai 2022.

AutorJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Arte/Dança
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0121) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças do contexto regional e nacional.
(EJAAD0105) Conhecer e interagir com os diferentes elementos da linguagem artística visual: pintura, gravura, murais, grafite, cinema, fotografia, arte digital, instalações, dentre outros.
Referências FREITAS, Vanilto. A cena das danças urbanas em cena: a interface danças urbanas e dança contemporânea. In: ENCONTRO CIENTÍFICO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 5.Anais eletrônicos… Santa Maria, RS, 2015.
SOUZA, Roger de. Bboy – indice de movimentos do break dance. Mundodadanca.art.br, 2015. Disponível em: <https://www.mundodadanca.art.br/2015/01/bboy-indice-de-movimentos-do-break->. Acessado em 22/05/2022.