ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM ARTE/DANÇA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
DANÇAS URBANAS
AS DANÇAS URBANAS COMPREENDEM UM CONJUNTO DE ESTILOS DE DANÇA INFLUENCIADOS PELA CULTURA HIP-HOP OU QUE SE DESENVOLVERAM A PARTIR DELA.
MUITO PRESENTES NA CULTURA BRASILEIRA, ESSAS FORMAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA ENVOLVEM MOVIMENTOS VIGOROSOS, SINCRONIZADOS E HARMONIOSOS, EXECUTADOS EM COREOGRAFIAS COMPLEXAS AO SOM DE MÚSICAS COM BATIDAS MARCANTES.
ALGUNS EXEMPLOS DESSAS DANÇAS INCLUEM HOUSE DANCE, DANCEHALL, BREAKDANCE, JAZZ FUNK, LOCKING, POPPING, FUNK BRASILEIRO, VOGUE E WAACKING.
QUESTÃO 1
ENCONTRE NO CAÇA-PALAVRAS AS PALAVRAS QUE SE REFEREM AO HIP HOP: RAP, MC, BREAK E GRAFITE.
QUESTÃO 2
PODEMOS DEFINIR O GRAFITE COMO
( A ) SINÔNIMO DE PICHAÇÃO E É FEITO COM O INTUITO DE VANDALIZAR E DESVALORIZAR O PATRIMÔNIO PÚBLICO.
( B ) MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA, UM MEIO DE EXPRESSÃO SOCIAL E DE COMUNICAÇÃO ESPECÍFICA, GERALMENTE REALIZADA POR JOVENS.
( C ) UMA FORMA DE MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA, FEITO SOMENTE COM PALAVRAS E EM ESPAÇOS PÚBLICOS E ABERTOS.
( D ) É UMA FORMA DE EXPRESSÃO QUE NADA SE RELACIONA COM AS ARTES, EM ESPECÍFICO, COM AS ARTES VISUAIS.
QUESTÃO 3
COMPLETE O TEXTO COM: URBANAS, HIP HOP, MANIFESTAÇÕES E CULTURA.
AS DANÇAS _____________________________ ENGLOBAM DIVERSOS ESTILOS DE DANÇA ORIGINADOS DA CULTURA ______________________________ OU INFLUENCIADOS POR ELA. SÃO EXPRESSÕES CORPORAIS E _______________________ ARTÍSTICAS AMPLAMENTE PRESENTES NA ___________________ BRASILEIRA.
QUESTÃO 4
UM EXEMPLO DE DANÇA DE RUA É O
( A ) MACULELÊ.
( B ) MARACATU.
( C ) MAXIXE.
( D ) JAZZ FUNK.
QUESTÃO 5
O HIP-HOP EMERGIU NOS SUBÚRBIOS NEGROS DE NOVA IORQUE, COMO FORMA DE REAÇÃO A CONFLITOS SOCIAIS E POLÍTICOS. POR MEIO DO GRAFITE, RAP E PRINCIPALMENTE DA DANÇA, ATRAVÉS DOS CONCURSOS DE BREAK NAS RUAS, ESSAS COMUNIDADES EXPRESSAVAM SUA VOZES. AGORA É COM VOCÊ! REFLITA SOBRE OS MOTIVOS QUE OS JOVENS E ADOLESCENTES SE ENVOLVEM EM BRIGAS NA SUA ESCOLA E COMUNIDADE. POSTERIORMENTE, PLANEJE E ESCREVA, UMA POSSIBILIDADE DE “LUTA” HARMÔNICA ENTRE ELES, ASSIM COMO FOI CONSTRUÍDO PELO MOVIMENTO HIP-HOP, NA DÉCADA DE 60. BOM TRABALHO!
SAIBA MAIS
PARA SABER MAIS SOBRE DANÇAS URBANAS, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Arte/Dança |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0121) Reconhecer e vivenciar diferentes modalidades de danças do contexto regional e nacional. (EJAAD0105) Conhecer e interagir com os diferentes elementos da linguagem artística visual: pintura, gravura, murais, grafite, cinema, fotografia, arte digital, instalações, dentre outros. |
Referências | FREITAS, Vanilto. A cena das danças urbanas em cena: a interface danças urbanas e dança contemporânea. In: ENCONTRO CIENTÍFICO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 5.Anais eletrônicos… Santa Maria, RS, 2015. SOUZA, Roger de. Bboy – indice de movimentos do break dance. Mundodadanca.art.br, 2015. Disponível em: <https://www.mundodadanca.art.br/2015/01/bboy-indice-de-movimentos-do-break->. Acessado em 22/05/2022. |