ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM LÍNGUA PORTUGUESA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
BOLICHE
O BOLICHE É UM ESPORTE QUE, EMBORA TENHA SIDO PRATICADO EM DIFERENTES FORMAS E LOCAIS AO LONGO DA HISTÓRIA, SUA VERSÃO MODERNA FOI DESENVOLVIDA NO FINAL DO SÉCULO XIX NOS ESTADOS UNIDOS.
ELE CONSISTE EM LANÇAR UMA BOLA POR UMA PISTA EM DIREÇÃO A UM CONJUNTO DE DEZ PINOS, ORGANIZADOS EM UMA FORMAÇÃO TRIANGULAR. O OBJETIVO DO JOGO É ACUMULAR A MAIOR PONTUAÇÃO POSSÍVEL AO LONGO DE 10 FRAMES. A PONTUAÇÃO É CALCULADA DE ACORDO COM O NÚMERO DE PINOS DERRUBADOS EM CADA FRAME, COM PONTOS EXTRAS CONCEDIDOS POR STRIKES E SPARES.
O BOLICHE TAMBÉM TEM SUAS PRÓPRIAS ETIQUETAS E NORMAS DE COMPORTAMENTO PARA TORNAR O JOGO MAIS SEGURO E JUSTO. ALGUMAS DELAS SÃO: OS JOGADORES DEVEM AGUARDAR SUA VEZ DE JOGAR, MANTER A ÁREA LIMPA, USAR CALÇADOS APROPRIADOS E RESPEITAR OS OUTROS JOGADORES E AS EQUIPES ADVERSÁRIAS.
QUESTÃO 1
O BOLICHE POSSUI SUAS PRÓPRIAS ETIQUETAS E NORMAS DE COMPORTAMENTO. ELAS SERVEM PARA TORNAR O JOGO MAIS
(A) FÁCIL E DIVERTIDO.
(B) RÁPIDO E DIFÍCIL.
(C) JUSTO E SEGURO.
(D) LÚDICO E ACIRRADO.
QUESTÃO 2
QUANDO, EM UM LOCAL DE COMPETIÇÃO DE BOLICHE, AS REGRAS E NORMAS DE CONDUTAS SÃO FALADAS NO MICROFONE PELA COMISSÃO ORGANIZADORA, PODE-SE DIZER QUE FOI USADA UMA LINGUAGEM
(A) MISTA.
(B) VERBAL.
(C) NÃO VERBAL.
(D) CORPORAL.
QUESTÃO 3
A PRÁTICA DE BOLICHE TRAZ VÁRIOS BENEFÍCIOS PARA ADULTOS E IDOSOS. MELHORA A SAÚDE EM VÁRIOS ASPECTOS, SENDO ALGUNS DELES: FORTALECIMENTO DOS MÚSCULOS, MELHORA DA COORDENAÇÃO MOTORA E EQUILÍBRIO. LEIA O DEPOIMENTO DE UMA PRATICANTE AMADORA:
AGORA É SUA HORA DE ESCREVER SEU DEPOIMENTO DE COMO FOI JOGAR BOLICHE NA ESCOLA. QUEM SABE VOCÊ NÃO INSPIRA E INCENTIVA OUTRAS PESSOAS?!
QUESTÃO 4
LEIA AS PALAVRAS ABAIXO E IDENTIFIQUE AQUELAS RELACIONADAS AO BOLICHE:
SAIBA MAIS
PARA SABER MAIS SOBRE AS JOGADAS DO BOLICHE, ASSISTA O VÍDEO ABAIXO:
Autor | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Língua Portuguesa |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0108) Reconhecer e vivenciar as diferentes modalidades esportivas. (EJAEF0109) Identificar, apropriar e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas. (EJALP0106) Diferenciar a linguagem verbal e não verbal no texto. |
Referências | CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BOLICHE. Disponível em: CBBOL – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE BOLICHE. Acesso em 11 de maio de 2023. |