You are currently viewing EDUCAÇÃO FÍSICA: BOCHA

EDUCAÇÃO FÍSICA: BOCHA

ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.

BOCHA

A BOCHA É UM ESPORTE QUE PODE SER PRATICADO EM TODO O MUNDO, TANTO EM NÍVEIS PROFISSIONAIS QUANTO AMADORES, INDEPENDENTEMENTE DA IDADE, GÊNERO, CLASSE SOCIAL E CONDIÇÃO FÍSICA.

O OBJETIVO DO JOGO É MARCAR PONTOS, O QUE É ALCANÇADO PELOS JOGADORES AO LANÇAR SUAS BOLAS O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DO BOLIM. ELES UTILIZAM ESTRATÉGIAS PARA DESLOCAR AS BOLAS ADVERSÁRIAS E SE APROXIMAR DO PONTO DE REFERÊNCIA.

A BOCHA É UM ESPORTE QUE EXIGE HABILIDADE, PRECISÃO E ESTRATÉGIA DOS JOGADORES, ALÉM DE SER INCLUSIVO E PERMITIR A PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS COM DIFERENTES HABILIDADES E LIMITAÇÕES.

PRATICAR BOCHA TRAZ INÚMEROS BENEFÍCIOS PARA TODAS AS PESSOAS, REFLETINDO DIRETAMENTE NA QUALIDADE DE VIDA.

QUESTÃO 1

O OBJETIVO DA BOCHA É

(A) ACERTAR O MAIOR NÚMERO DE BOLAS NO AR DO ADVERSÁRIO.

(B) FAZER ACROBACIAS COM A BOLA E ACERTAR A BOLA DO ADVERSÁRIO.

(C) MARCAR PONTOS, APROXIMANDO AS BOLAS O MÁXIMO DO BOLIM.

(D) FAZER O MAIOR NÚMERO DE LANÇAMENTOS NO MENOR TEMPO.

QUESTÃO 2

FONTE: Cancha. Paulo R. S. Menezes, Wikimedia. Disponível em: File:Cancha de bocha 002.JPG – Wikimedia Commons.

O LOCAL ONDE É JOGADO BOCHA É CHAMADO DE CANCHA. AS DIMENSÕES DELE É, GERALMENTE, 24 METROS X 4 METROS E É REPRESENTADO POR UMA FIGURA

(A) TRIANGULAR.

(B) CIRCULAR.

(C) RETANGULAR.

(D) QUADRICULAR.

QUESTÃO 3

JOGUE BOCHA TRADICIONAL E PARALÍMPICA. POSTERIORMENTE, REFLITA E ESCREVA SOBRE COMO FOI A EXPERIÊNCIA, SE ENCONTROU ALGUMA DIFICULDADE E QUAIS AS SENSAÇÕES DE TER MOVIMENTOS LIMITADOS AO JOGAR A BOCHA ADAPTADA.

QUESTÃO 4

A DIVERSIDADE HUMANA REFERE-SE ÀS DIFERENÇAS ENTRE OS SERES HUMANOS. BASEADO NESSA AFIRMAÇÃO, QUAL SUA OPINIÃO SOBRE OS ATLETAS PARALÍMPICOS? VOCÊ ACHA QUE A DEFICIÊNCIA DELES É DIVERSIDADE OU INCAPACIDADE? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.


AutoriaJordana Ferreira
FormaçãoEducação Física
Componentes CurricularesEducação Física e Matemática
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento(EJAEF0109) Identificar, apropriar e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas.
(EJAEF0113) Identificar, refletir e dialogar sobre as questões de gênero, preconceitos e
violência, inclusão/exclusão presentes nos esportes.
(EJACI0116) Identificar a diversidade na vivência das relações sociais do cotidiano e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a estas diferenças
ReferênciasAMORIM, A. O. A participação nas aulas de educação física e a prática esportiva na escola podem influenciar a orientação esportiva paralímpica em pessoas com deficiência severa? Um estudo retrospectivo. 2018. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, 2018.
ANTUNES. M. M. O esporte adaptado na escola: reflexões a partir da produção acadêmica nacional. Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. v.9, n.20, 2020.
INTERNATIONAL PARALYMPIC COMMITTEE. Paralympic School Day: Manual. Bonn, 2006.