ESTA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA INTEGRADA COM CIÊNCIAS DA NATUREZA É DESTINADA AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA.
BOCHA
A BOCHA É UM ESPORTE QUE PODE SER PRATICADO EM TODO O MUNDO, TANTO EM NÍVEIS PROFISSIONAIS QUANTO AMADORES, INDEPENDENTEMENTE DA IDADE, GÊNERO, CLASSE SOCIAL E CONDIÇÃO FÍSICA.
O OBJETIVO DO JOGO É MARCAR PONTOS, O QUE É ALCANÇADO PELOS JOGADORES AO LANÇAR SUAS BOLAS O MAIS PRÓXIMO POSSÍVEL DO BOLIM. ELES UTILIZAM ESTRATÉGIAS PARA DESLOCAR AS BOLAS ADVERSÁRIAS E SE APROXIMAR DO PONTO DE REFERÊNCIA.
A BOCHA É UM ESPORTE QUE EXIGE HABILIDADE, PRECISÃO E ESTRATÉGIA DOS JOGADORES, ALÉM DE SER INCLUSIVO E PERMITIR A PARTICIPAÇÃO DE PESSOAS COM DIFERENTES HABILIDADES E LIMITAÇÕES.
PRATICAR BOCHA TRAZ INÚMEROS BENEFÍCIOS PARA TODAS AS PESSOAS, REFLETINDO DIRETAMENTE NA QUALIDADE DE VIDA.
QUESTÃO 1
O OBJETIVO DA BOCHA É
(A) ACERTAR O MAIOR NÚMERO DE BOLAS NO AR DO ADVERSÁRIO.
(B) FAZER ACROBACIAS COM A BOLA E ACERTAR A BOLA DO ADVERSÁRIO.
(C) MARCAR PONTOS, APROXIMANDO AS BOLAS O MÁXIMO DO BOLIM.
(D) FAZER O MAIOR NÚMERO DE LANÇAMENTOS NO MENOR TEMPO.
QUESTÃO 2
O LOCAL ONDE É JOGADO BOCHA É CHAMADO DE CANCHA. AS DIMENSÕES DELE É, GERALMENTE, 24 METROS X 4 METROS E É REPRESENTADO POR UMA FIGURA
(A) TRIANGULAR.
(B) CIRCULAR.
(C) RETANGULAR.
(D) QUADRICULAR.
QUESTÃO 3
JOGUE BOCHA TRADICIONAL E PARALÍMPICA. POSTERIORMENTE, REFLITA E ESCREVA SOBRE COMO FOI A EXPERIÊNCIA, SE ENCONTROU ALGUMA DIFICULDADE E QUAIS AS SENSAÇÕES DE TER MOVIMENTOS LIMITADOS AO JOGAR A BOCHA ADAPTADA.
QUESTÃO 4
A DIVERSIDADE HUMANA REFERE-SE ÀS DIFERENÇAS ENTRE OS SERES HUMANOS. BASEADO NESSA AFIRMAÇÃO, QUAL SUA OPINIÃO SOBRE OS ATLETAS PARALÍMPICOS? VOCÊ ACHA QUE A DEFICIÊNCIA DELES É DIVERSIDADE OU INCAPACIDADE? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
Autoria | Jordana Ferreira |
Formação | Educação Física |
Componentes Curriculares | Educação Física e Matemática |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0109) Identificar, apropriar e analisar as características histórico-culturais, valores, normas, regras, objetivos e fundamentos presentes nas diferentes modalidades esportivas. (EJAEF0113) Identificar, refletir e dialogar sobre as questões de gênero, preconceitos e violência, inclusão/exclusão presentes nos esportes. (EJACI0116) Identificar a diversidade na vivência das relações sociais do cotidiano e a importância da valorização, do acolhimento e do respeito a estas diferenças |
Referências | AMORIM, A. O. A participação nas aulas de educação física e a prática esportiva na escola podem influenciar a orientação esportiva paralímpica em pessoas com deficiência severa? Um estudo retrospectivo. 2018. Monografia (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, 2018. ANTUNES. M. M. O esporte adaptado na escola: reflexões a partir da produção acadêmica nacional. Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. v.9, n.20, 2020. INTERNATIONAL PARALYMPIC COMMITTEE. Paralympic School Day: Manual. Bonn, 2006. |