Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Aventura e Qualidade de Vida
O mundo do trabalho urbano criado após a revolução industrial e o desenvolvimento da tecnologia, produziu uma infinidade de bens e serviços que facilitam e moldam nosso modo de vida.
Mas, também possui certas características como a carga horária, as cobranças, metas etc, que acabam provocando o estresse e levam os trabalhadores a um modo de vida sedentário e com péssimos hábitos alimentares.
Estresse, sedentarismo e maus hábitos, como fumar, beber e se alimentar mal, são a porta de entrada de uma infinidade de doenças e problemas de saúde, que podem se agravar e evoluir para doenças que podem levar até mesmo a morte, ou no mínimo provocam uma grande perda na nossa qualidade de vida e autonomia.
Para combater todos esses problemas, existem muitas soluções diferentes. Pode-se fazer uso de medicamentos e uma grande variedade de tratamentos médicos e estéticos, que em muitos casos não levam à solução do problema, causando mais danos à saúde e ao psicológico das pessoas. Principalmente, com o uso de medicamentos sem acompanhamento médico e a realização de procedimentos sem os profissionais devidamente certificados.
Por outro lado, podemos combater o estresse, o sedentarismo e maus hábitos com atividades físicas, como por exemplo, as práticas de aventura.
As práticas de aventura na natureza proporcionam inúmeros benefícios para nossa saúde física e mental. Além de fortalecer nossos músculos e ossos, combatendo o sedentarismo; e além de regular a produção de hormônios que irão combater o estresse; as práticas de aventura na natureza também proporcionam a contemplação da natureza e a integração com o meio ambiente.
Contemplar a natureza, as belezas da nossa fauna e flora, em atividades voltadas para a ludicidade e o lazer, associadas a novos hábitos de vida mais saudáveis podem contribuir muito mais para a nossa qualidade de vida e de forma mais permanente do que o uso de medicamentos e realização de procedimentos estéticos.
Questão 1
Além de todos os avanços tecnológicos, a produção de tantos bens e a diversidade de serviços ofertados, o mundo do trabalho moderno ainda é marcado por
(A) atividades lúdicas e relaxantes em todo expediente.
(B) escravidão, maus tratos e tráfico humano internacional.
(C) estresse, sedentarismo e maus hábitos.
(D) solidão, ausência de metas e descompromisso.
Questão 2
Além de fortalecer o corpo e regular a produção de hormônios e neurotransmissores que produzem no corpo a sensação de bem estar, as atividades físicas realizadas nas práticas de aventura também podem nos proporcionar
(A) estresse, sedentarismo e maus hábitos.
(B) cansaço, fraqueza, ferimentos e mau humor.
(C) o distanciamento com o meio ambiente.
(D) a contemplação e integração com a natureza.
Questão 3
Com o passar dos anos, o que o estresse, o sedentarismo e os maus hábitos podem causar ao nosso corpo?
Questão 4
Por que as práticas de aventura podem contribuir de forma positiva para melhorar nossa qualidade de vida?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0638) Relacionar as práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |