Esta proposta de atividade de EDUCAÇÃO FÍSICA é destinada aos estudantes do 6ª Período da Educação de Jovens e Adultos – EJA.
Aventura e o Meio Ambiente
As práticas corporais de aventura são um conjunto de atividades realizadas em um ambiente desafiador. Sendo que, esse ambiente desafiador pode ser tanto urbano quanto na natureza.
Tirolesa, arvorismo, escalada, trilha, rapel, corridas de orientação, skate, mountain bike, surfe, parkour e saltos de paraquedas são apenas alguns exemplos de práticas de aventura.
Essas práticas, na maioria das vezes, exigem perícia para superar os obstáculos encontrados, ou provocam fortes emoções, porém devem ser realizadas com o máximo controle dos riscos.
Além da “adrenalina” ao superar os obstáculos e desafios, as práticas corporais de aventura provocam a integração dos seus praticantes com o meio ambiente.
Seja em um ambiente urbano ou na natureza, só é possível realizar as atividades de aventura se aquele ambiente for preservado.
Por essa razão, os aventureiros do asfalto e concreto ou das matas, rios e montanhas, acabam desenvolvendo uma consciência em relação ao ambiente.
Na natureza, as práticas de aventura também proporcionam a contemplação do meio ambiente, o que estimula nos praticantes o sentimento de preservação e conservação.
Atividades como trilhas, arvorismo, descida em corredeiras, rapel em cachoeiras etc. Proporcionam um contato com a natureza que se converte em uma experiência/vivência que será relembrada por muitos anos.
No ambiente urbano, os praticantes de aventura também acabam desenvolvendo o espírito de conservação daquele ambiente, se preocupando, por exemplo, com a poluição, com o abandono e com o vandalismo de um parque ou de uma pista de ciclismo ou skate.
Então, seja na natureza ou em um ambiente urbano, a continuidade das práticas de aventura, tanto para essa geração quanto para as gerações futuras, dependem essencialmente da preservação e conservação do meio ambiente onde cada prática acontece.
Questão 1
As práticas corporais de aventura são diversas atividades onde buscamos, com perícia, superar os desafios de um determinado meio ambiente, que pode ser
(A) virtual ou dentro de uma realidade ampliada.
(B) perigoso, insalubre e contagioso.
(C) urbano ou na natureza.
(D) vazio, distante e aberto.
Questão 2
Para se vivenciar as diferentes práticas corporais de aventura é essencial
(A) a destruição do meio ambiente.
(B) a modificação do meio ambiente.
(C) a conservação do meio ambiente.
(D) o abandono do meio ambiente.
Questão 3
O que são práticas corporais de aventura?
Questão 4
Quais práticas de aventura podemos praticar na cidade?
Autoria | Luciano Alves de Oliveira |
Formação | Educação Física |
Componente curricular | Educação Física |
Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EJAEF0638) Relacionar as práticas corporais de aventura com as questões ambientais, de saúde e lazer. |
Referências | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Coletivo de autores. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez. 1992 Goiânia. Documento Curricular Eja – 2023. Educação Física. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Documento Curricular Para a Rede Municipal de Educação de Goiânia – EJA. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2023 Goiânia. Organização Pedagógica da EJA – 2023. Secretaria Municipal de Educação e Esporte. 2022 |